Design Gráfico, UI Design e Web Design : qual a diferença?


Entenda as características e diferenças de 3 dos campos principais no Design: Design Gráfico, UI Design e Web Design. Descubra qual carreira é a mais interessante para você e as habilidades exigidas.

Photo by Krisztian Tabori on  Unsplash

 
Esta tradução foi publicada originalmente no Medium da Tera.

Se você tem formação (ou interesse) em Design Gráfico ou Digital, você provavelmente sabe quais são as principais vantagens de ser um(a) profissional dessa área. Rotina flexível, oportunidade de trabalhar em casa ou remotamente em qualquer lugar do mundo, salários que permitem dizer adeus às refeições baseadas em miojo de uma vez por todas — aposto que você está se perguntando onde pode se inscrever para se tornar designer, certo? (Certo). Sim, são muitas vantagens.

Entretanto, é importante lembrar que a grande maioria das pessoas não percebe que o Design é realmente uma parte vital da tecnologia. Uma parte que é muito, muito poderosa.

Para que você possa acompanhar o conteúdo, saiba que vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que fazem Designers Gráficos?
  • O que fazem Designers de Interface da Pessoa Usuária (ou UI Designers)?
  • O que fazem Designers Visuais ou Web Designers?

Acompanhe a leitura para esclarecer de uma vez por todas as diferenças entre Design Gráfico, UI Design e Web Design! Começando por…

O que fazem Designers Gráficos?

“Design gráfico: tipografia, cor, imagens e uso de espaço”.

Designers Gráficos provavelmente têm um dos cargos mais conhecidos no mundo do Design e da tecnologia. Mas você pode definir o que essas pessoas realmente fazem no dia a dia?

Tradicionalmente, Designers Gráficos trabalham mais diretamente com o design de impressão e entregas (itens como pôsteres, folhetos, convites e cartões de visita).

À medida que a mídia impressa começou a transicionar para o mundo digital, o campo do design gráfico teve que se adaptar, o que significa que Designers Gráficos de hoje são qualificados para criar ativos digitais (logotipos, ícones) para sites e aplicativos.

Por esse motivo, a linha entre Designer Gráfico e Web Designer ficou turva nos últimos anos, e design gráfico acabou servindo como um termo genérico para outras funções de design. Pense assim: Web Designers conhecem e usam o design gráfico, mas Designers Gráficos nem sempre podem ser Web Designers.

Designers Gráficos têm uma profunda compreensão dos fundamentos do Design. Isso inclui coisas como teoria das cores e tipografia. Eles e elas também precisam saber como criar ativos de marca (como logotipos) e garantir que estes sejam consistentes em todos os aspectos de designs de uma marca.

Designers Gráficos fazem a maior parte de seu trabalho em programas de software como Photoshop, Illustrator e InDesign (três produtos da Adobe). Os usuários de Mac também podem usar o Sketch, apenas para Mac, como uma alternativa de software de design ao Photoshop.

Uma habilidade que Designers Gráficos não precisam necessariamente ter é a de programação. O trabalho de programação para projetos digitais geralmente é atribuído a desenvolvedores front-end. Mas é claro que, como os campos de design gráfico e desenvolvimento têm se cruzado cada vez mais, é super recomendado que Designers Gráficos (e especialmente Web Designers) tenham habilidades ou noções básicas de HTML e CSS (isso pode ser um bônus bem legal para o currículo!).

Se você tem experiência com design gráfico de impressão, mas se sente intimidado(a) pela perspectiva de fazer a transição para o trabalho de design digital, não se sinta assim! Sim, é verdade que você precisará se familiarizar com algumas novas ferramentas e uma nova terminologia, mas as principais habilidades de design permanecem as mesmas, independentemente da mídia usada.

Fato curioso: o salário base médio de um(a) designer gráfico nos EUA: US$52.589, por ano.*

*Todos os dados de salário deste artigo foram extraídos de dados médios de pagamento base da Glassdoor.

O que Designers de Interface da Pessoa Usuária (ou UI Designers) fazem?

“UI Design: cor, tipografia, imagens, ícones e outros elementos de Design”.

Designers de Interface do Usuário (UI) são profissionais de design responsáveis ​​pela “aparência” de sites, aplicativos ou outros produtos digitais.

Elas executam tarefas de design, como selecionar cores, emparelhar tipos de letra e definir layouts de páginas da web ou de menu de aplicativos. Tudo isso serve para criar uma experiência de design esteticamente agradável e facilmente navegável pelas pessoas usuárias.

UI trabalham exclusivamente em projetos digitais (e não fundalmentalmente na parte de impressão, como Designers Gráficos). Devido ao seu foco digital, precisam ter um entendimento muito profundo da experiência da pessoa usuária.

Como os(as) UI criam layouts de sites e aplicativos da web, é importante incluir fortes habilidades de wireframing em um kit de ferramentas de design de interface do usuário. Também devem ser proficientes em HTML e CSS para que possam entender como seus designs funcionarão em sites e aplicativos reais.

Pelo mesmo motivo, também ajuda se a profissional tiver um entendimento básico de JavaScript (ou melhor ainda — se souber escrever códigos em JavaScript).

Assim como Designers Gráficos, UI precisam ter uma forte compreensão dos fundamentos gerais de design, como teoria das cores e tipografia. Também passam muito tempo trabalhando com ferramentas como Photoshop, Illustrator e InDesign.

Fato curioso: o salário base médio de Designer de Interface do Usuário: U$86.833 por ano.

O que fazem Designers Visuais (e/ou Web Designers)?

“Visual Design: smartphones, páginas web, livros”.

Primeiro, a diferença entre Web Designer e Visual Designer

Designers Visuais são as pessoas solucionadoras de problemas do mundo do design. Em vez de apenas dar vida às marcas, elas desempenham um papel fundamental na definição do que se passa no estilo e na voz únicos de uma marca. Além de criar belos designs, essas pessoas sabem explicar os conceitos de design e as decisões por trás de seu trabalho.

Web Designers são um subconjunto de Designers Visuais, focado exclusivamente no trabalho de design de sites.

Designers Visuais fazem uma tonelada de coisas diferentes no seu cotidiano. Essa profissional é um pouco híbrida entre Designer Gráfico e Designer de Interface do Usuário, mas com uma camada extra de habilidades na mistura.

Designers Visuais precisam entender a experiência da pessoa usuária, a interface do usuário e o design da web. Ao mesmo tempo — enquanto não precisam saber programar — Web Designers, em particular, recebem pontos bônus se tiverem pelo menos habilidades básicas de programação.

Profissionais Designers Visuais raramente trabalham em produtos impressos, mas precisam de um forte entendimento de design gráfico, design de identidade e marca. Também precisam ter habilidades visuais e de mensagens visuais excepcionais.

Designers da Web trabalham principalmente com layouts e produtos da web, incluindo ícones, infográficos, logotipos e apresentações. Também precisam estar familiarizados com o software padrão do setor (novamente, Adobe e Sketch, por exemplo), além de precisarem de habilidades de wireframing como UIs.

Por fim, Web Designers precisam estar cientes de como desenvolvedores front-end funcionam e as linguagens que usam. Enquanto Web Designers não precisam saber programar (mesmo se estiver trabalhando exclusivamente em Web Design), pelo menos precisa saber como se comunicar com quem o faz e como criar designs que levem em conta o que é possível via codificação.

Fato curioso: o salário base médio de Designer Visual: U$77.413 por ano.

Então, qual é o melhor para você?

Os trabalhos tradicionais de design gráfico, mesmo que ainda estejam por aí, estão diminuindo. O fato é que, se você não possui habilidades na web hoje, será cada vez mais difícil encontrar um trabalho bem remunerado. Praticamente todas as marcas agora têm presença na web e muitas já são mais fortes no online do que no impresso. Por isso, saber como projetar para a web oferece uma posição muito mais forte para você no mercado de trabalho.

Se tiver interesse em programar (a vertente “mais técnica” do design), o UI pode ser uma ótima opção. Algumas Designers de Interface do Usuário programam regularmente como parte de seu trabalho (embora nem todos(as) o façam).

Enquanto isso, o web design é ótimo para quem deseja uma carreira de design mais abrangente (com pouca ou nenhuma programação necessária). No entanto, mesmo se você não programar nada, ainda terá qualificação necessária para mergulhar totalmente no design digital, trabalhando em sites e aplicativos da web.


Como você pôde ver, as áreas de Design Gráfico, UI Design e Web Design são excelentes pontos de entrada no mundo da tecnologia. É um fato que quem faz por onde e se mantém atualizado na área tem grande chance de sucesso profissional. Salários altos, ótimo equilíbrio entre trabalho/vida pessoal e flexibilidade máxima contribuem para que esses pessoas sejam, em sua maioria, realmente realizadas.

Quer saber mais sobre carreiras digitais? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos periodicamente!