Que time formar para ser protagonista na Economia Digital? #Inside Out


Empresas vêm descobrindo que habilidades e mindset serão necessários para o trabalho no futuro. Confira os principais insights do Inside Out: Profissões do futuro, Estruturas Ágeis e Transição Digital.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Medium da Tera.

Daniel Peralles (Sage) e Grazi Mendes (Thoughtworks) falam sobre futuro do trabalho na Tera

Daniel Peralles (Sage) e Grazi Mendes (Thoughtworks)

No dia 28 de agosto, aconteceu, no Cubo, o evento Inside Out: Profissões do futuro, Estruturas Ágeis e Transição Digital.

O evento foi uma parceria entre a Tera e o WeWork, convidando profissionais da área de Talentos e Pessoas de empresas como Itau, Natura, Quinto Andar, Bayer, Ambev, Cielo, Mercado Livre, entre muitas outras.

Profissionais se reúnem para falar sobre futuro do trabalho

Cada uma dessas empresas vive um momento diferente na jornada de digitalização de processos e preparação de seus times para lidar com as mudanças constantes da Economia Digital.

Apesar dos diferentes momentos, ficou clara a convergência de desafios já sentidos pelos profissionais que tentam atrair, reter e desenvolver times ágeis — buscando pessoas com iniciativa, responsabilidade e preparados para se adaptar a todo momento.

Profissionais falam sobre futuro do trabalho

Discussões sobre como atrair, reter e desenvolver talentos — evento Inside Out | ago/2019

Trouxemos aqui duas lições que marcaram as mesas de conversa e geraram reflexões profundas sobre como serão as novas relações de trabalho:

Squads: é preciso ser ágil em meio à complexidade

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes” - Klaus Schwab

Estamos vivendo uma grande transição na maneira como nos relacionamos com o trabalho, em direção a um futuro em que humanos e máquinas estabelecerão novos tipos de parceria. O modelo hierárquico em que as decisões são tomadas de cima para baixo se descola da realidade do mundo a cada dia.

Empresas inspiradoras contratam pessoas inspiradoras. Pessoas inspiradoras buscam empresas inspiradoras. A grande mágica das scale-ups de sucesso acontece quando todos se encontram e o resultado é o tão esperado crescimento exponencial. Crescer envolve contratar pessoas e formar equipes coesas, preparadas e comprometidas com os resultados.

Uma boa maneira de espiar como será o futuro das organizações é olhar como empresas nativas digitais se organizam, quais competências seus profissionais possuem e como elas tomam decisões.

A natureza do mundo digital é a mudança contínua, onde um produto chega ao mercado sem valer nada e vai ganhando valor conforme um time criativo e multidisciplinar compreende o que precisa fazer para resolver os problemas que identificam. As organizações mais bem sucedidas do nosso tempo entendem claramente o papel de cada profissional neste novo modelo de produção e distribuição de valor.

Em geral, esse novo tipo de organização está relacionado ao conceito de squads.

Squad Multidisciplinar para resolver problemas complexos de forma ágil e experimental

O relatório The Business Value of Design, publicado pela McKinsey, mostra em uma série de dados como isso se dá na prática — mostrando que empresas que colocam o design no centro do negócio faturam duas vezes mais.

Mas chegar nesse lugar não é uma tarefa simples. Daniel Peralles contou um pouco da sua experiência na Sage: o principal desafio na modernização dos produtos está justamente no processo de dar vazão às competências digitais do time dentro e fora de casa, gerando valor e comunicando esse valor para alavancar a transição digital. Depois de entender as competências necessárias no time e encontrar as pessoas que possuem essas competências, é preciso ter um plano de como alinhar as ideias e criar rituais de gestão que mantenham esses profissionais motivados.

No ebook Times Digitais de Alta Performance, trazemos um panorama de como perseguir o aumento de valor para o negócio a partir da formação e gestão de times digitais.

É mais difícil inovar sem diversidade

A gente se conforta na homogeneidade, mas a gente aprende é na diversidade” — Grazi Mendes

Trabalho é sobre conforto ou aprendizado?

A Grazi Mendes compartilhou sua experiência na Thoughtworks com programas de inclusão e diversidade, trazendo uma importante visão sobre as habilidades e perfis que vão além de competências técnicas para gerar valor ao negócio.

Criar processos seletivos mais justos e inclusivos é um exercício constante e permanente de empatia — e é somente através dessa projeção que conseguimos criar valor, entendendo valor como o que é importante e faz sentido não apenas sob a ótica financeira. Diferentes backgrounds e visões de mundo alavancam a capacidade de entender usuários e inovar.

Mas o trabalho de endereçar um aumento de diversidade não pára na contratação: opressões sistêmicas como racismo e machismo, que se dão em várias camadas da sociedade, dificultam não apenas o acesso das pessoas às oportunidades mas também seu desenvolvimento profissional.

Precisamos reconhecer que boa parte do que se fala sobre diversidade, hoje, se mantém em uma camada estética, não é inclusão real, somos carentes de lideranças e mindsets realmente inclusivos.” — Grazi Mendes

Na ThoughtWorks Brasil, eleita como a grande empresa mais amada pelos seus colaboradores, ações de diversidade se organizam em várias iniciativas, como o grupo de discussão sobre justiça de gênero, a campanha Todas as Mulheres na Tecnologia, o programa Enegrecer a Tecnologia, treinamentos internos e programas de desenvolvimento de liderança.

Para ajudar mais empresas e pessoas a entender como lidar com os vários aspectos da diversidade no trabalho e reforçar um mindset inclusivo, a ThoughtWorks disponibilizou um material bem simples, informativo e direto: a Cartilha de Diversidade.


Este foi apenas o primeiro de uma série de eventos que nascem de uma parceria entre a Tera e o WeWork para juntar profissionais de várias áreas do mercado e discutir maneiras de evoluir nossa maneira de trabalhar e interagir dentro das empresas.

Para acompanhar os próximos, siga nossa publicação aqui no Medium ou assine nossa newsletter.

Leandro Herrera, Kaique Soares, Grazi Mendes, Claudio Yamaguchi, Aline Ferraz, Daniel Peralles, Thamires Aiello e Bruno Johnson — evento Inside Out | ago/2019