A evolução do papel do Product Manager e seu impacto na arquitetura de produtos digitais escaláveis

Descubra o que está por trás das soluções escaláveis, explorando suas complexidades, principais desafios e boas práticas para garantir qualidade e sucesso à arquitetura de produtos digitais.

A arquitetura de produtos digitais é um conceito essencial para o desenvolvimento de soluções escaláveis e bem-sucedidas, buscando harmonizar componentes, tecnologias e visões estratégicas em um sistema coeso e confiável.

À medida que o cenário digital avançou, o papel do Product Manager também passou por uma série de transformações significativas, expandindo a sua responsabilidade para além da gestão do produto e incorporando uma perspectiva mais abrangente e estratégica do negócio. Não se trata apenas de atender às necessidades dos usuários; é essencial agregar a visão de outros times e pensar a escalabilidade da solução.

Para compreender a trajetória de desenvolvimento do papel do Product Manager ao longo do tempo e seu impacto fundamental na arquitetura de produtos digitais, convidamos o expert André Nunes, Head de Produtos na Iguatemi 365, para compartilhar seus insights sobre os principais desafios e melhores práticas na concepção de uma arquitetura de produtos sólida, capaz de fornecer resultados tangíveis e sustentar a escalabilidade do negócio.

Veja como foi: 

Destaques do conteúdo

  • A arquitetura de produtos digitais engloba a integração dos componentes de uma solução digital, estabelecendo padrões para um sistema coeso, confiável e alinhado às demandas de negócios.

  • No âmbito da arquitetura de produtos digitais, o papel do Product Manager (PM) desempenha um papel essencial para garantir o sucesso da estratégia, desenvolvimento e entrega do produto. O PM atua como elo vital entre as visões estratégicas da empresa, as necessidades dos clientes e as capacidades da equipe de desenvolvimento.

  • Neste contexto, o papel do Product Manager passa por uma transformação em um mercado dinâmico e em constante evolução. Questionamentos sobre o possível declínio desse papel surgem, porém, o que de fato ocorre é uma adaptação para uma abordagem mais centrada no design, uma perspectiva compartilhada por Brian Chesky, co-fundador do Airbnb.

  • Com equipes de design mais autônomas, espera-se que os Product Managers ampliem sua visão além de suas equipes e assumam um enfoque mais estratégico, incorporando aspectos de negócios e do Product Marketing Manager.

  • No desenvolvimento da arquitetura de produtos digitais, o papel do Product Manager é vital para conectar os pontos e forjar uma visão estratégica que alinhe a direção e os esforços das equipes de produtos.

  • Os principais frameworks utilizados para assegurar que a estratégia alcance resultados são:

    • Objetivos SMART;

    • OKRs (Objectives and Key Results);

    • BSC (Balanced Scorecard).

  • O Roadmap do produto é um elemento que delineia os objetivos estratégicos da empresa e traça como o produto pode evoluir para atingir essas metas.

  • Atenção: É importante notar que é comum diversas partes interessadas desejarem influenciar o roadmap e o backlog, levando a um ciclo interminável de criação de funcionalidades a qualquer custo. É crucial evitar essa armadilha. Com muitas demandas, o desafio reside em gerenciar de maneira eficaz o backlog de priorização.

“No final das contas, seu trabalho é minimizar o output [funcionalidades] e maximizar o resultado e o impacto.”.

Jeff Patton, autor de User Story Mapping 

  • Em um contexto onde há muitos pedidos e pouco tempo, profissionais de produto frequentemente se deparam com débitos técnicos. Os débitos técnicos são inevitáveis, portanto, é essencial tratá-los como itens relevantes no backlog, mesmo que não sejam prioridade.

  • Uma abordagem interessante para abordar débitos técnicos é alocar consistentemente esforços da equipe de desenvolvimento para resolver problemas de engenharia em um modelo 80/20. Isso significa dedicar 80% do tempo e energia para criar novas soluções e funcionalidades, e 20% para a manutenção do que já foi desenvolvido e a revisão de ajustes pendentes.

  • Em meio a todas essas responsabilidades, surge a questão da proficiência em tecnologia por parte dos Product Managers. Esses profissionais devem ter um conhecimento suficiente para gerenciar backlogs de forma eficaz, entregando valor e mantendo uma comunicação fluida com os diversos stakeholders, a fim de maximizar as entregas.

  • Por exemplo: uma das responsabilidades da arquitetura de produtos digitais é considerar as camadas tecnológicas que compõem a solução:

    • Frontend - camada de apresentação para o cliente;

    • Backend - camada lógica que processa dados recebidos da camada de apresentação

    • Database - Camada de dados, responsável pelo armazenamento e consistência dos dados

  • Para criar roadmaps sólidos e, consequentemente, uma arquitetura de produtos eficiente, é crucial ter uma compreensão abrangente das disciplinas de tecnologia, incluindo desenvolvimento e analise de dados.


    Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Qual o papel da pesquisa de mercado e da análise da concorrência na elaboração de um roadmap de produto digital?

  • O roadmap pode ser alterado ou ele deve ser imutável? Um roadmap que muda constantemente é um problema de visão estratégica mal definida?

  • Débitos técnicos surgem devido a um planejamento ruim do time de produto ou a uma falta de visão objetiva do Product Manager?

  • Existe um passo a passo para se especializar na área de arquitetura de produtos?

Através de abordagem integrada, a arquitetura de produtos digitais se fortalece, garantindo a criação de produtos de sucesso que atendem tanto aos objetivos da empresa quanto às expectativas dos usuários. E, nesse contexto, o Product Manager desempenha um papel crucial na definição de direções claras, priorização eficaz e coordenação de equipes multidisciplinares. 

Esperamos que esse conteúdo amplie sua visão sobre o papel  desempenhado pelo Product Manager na arquitetura de produtos digitais e que os aprendizados compartilhados te ajudem a ir mais longe em em sua carreira profissional.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!