UX & Product Management: qual é a diferença?

Entenda como cada função performa na equipe e porque elas devem trabalhar juntas. Descubra como entregar produtos digitais incríveis unindo UX e Product Management.

 

Photo by Patrick Perkins on Unsplash.
Traduzido e adaptado do artigo "UX & product management: What’s the difference?", publicado originalmente por Justinmind no blog UX Planet.
Esta tradução foi publicada originalmente no Medium da Tera.


Tanto User Experience (UX, inglês para Experiência de Usuários) quanto Product Management (PM, inglês para Gestão de Produto) desempenham papéis importantes no desenvolvimento de produtos para o mercado.

Mesmo que esses papéis não sejam intercambiáveis — neste artigo você vai ver que UX não é a mesma coisa que gestão de produto — há uma certa sobreposição. O fato é que ciclos de vida de produtos digitais bem-sucedidos precisam que ambos trabalhem em sintonia para criar e entregar esses produtos.

Vamos dar uma olhada nas diferenças entre UX e PM, e também mostrar como e por que os dois têm que estar alinhados para melhorar o fluxo de trabalho do seu produto.

Qual é a diferença entre UX e Product Management?

Segundo afirma Stef Ivanov, quando você divide o desenvolvimento do seu produto em duas partes, essas partes são experiência de usuário e gestão de produto.

Estes dois processos são bem diferentes: UX lida com o usuário, enquanto a gestão de produto lida com a parte dos negócios.

Mas vamos um pouco mais fundo.

O que é experiência de usuários?

De acordo com os especialistas da Nielsen Norman Group, o UX engloba todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e produtos.

Mesmo havendo muitos papéis diferentes dentro do domínio da experiência de usuários, todos os profissionais de UX contribuem para criar produtos que ofereçam experiências relevantes para usuários.

O processo de trabalho da experiência de usuários

A experiência de usuários afeta todos os aspectos do produto que está sendo construído, e um(a) UX designer participa em todo o ciclo de vida dos produtos. Essencialmente, um(a) UX designer cria a experiência do começo ao fim para cada produto.

A equipe de UX Design começa conduzindo a pesquisa de usuários, na forma de estudos de usabilidade. Esses testes, tendo ou não moderação, visam validar as hipóteses do design especificadas nos requerimentos definidos no kick-off do projeto. Esses estudos vão ajudar a identificar o público-alvo e a criar personas que irão representar seus usuários, para validar as decisões de design ao longo do ciclo de vida do produto.

Depois, eles irão desenhar a jornada de usuário e começar a rascunhar a interface do do produto (por exemplo, um website ou um aplicativo para celular). A partir daí, a equipe irá criar wireframes de baixa fidelidade e eventualmente protótipos de alta fidelidade, com ferramentas como Justinmind, para visualizar a interface e compartilhar suas ideias com o restante da equipe.

A equipe de UX vai testar os protótipos com os usuários para coletar feedback e otimizar os designs em torno deste feedback. O design será constantemente trabalhado mesmo após a entrega do produto, para garantir que ele seja sempre user-friendly.

Habilidades e responsabilidades de um UX designer

UX designers precisam ter uma compreensão aprofundada do usuário final e bastante experiência com as ferramentas de design e prototipagem, como Sketch, Adobe XD e Justinmind.

Ter a compreensão do processo de desenvolvimento e algum conhecimento das linguagens front-end de programação, como CSS e HTML, vai facilitar o trabalho em equipe com os desenvolvedores.

UX vs gestão de produto: O que é product management?

Product management — ou Gestão de Produto — está para a organização como o UX está para a execução. Gestores de produtos digitais são responsáveis pela entrega bem-sucedida de produtos digitais de alta qualidade, focando no êxito do produto em todo o seu ciclo de vida. Seu papel envolve guiar equipes transdisciplinares na criação destes produtos, fornecendo um conhecimento aprofundado e tomando decisões estratégicas.

Segundo o Aha!, tais profissionais geralmente irão analisar o mercado e as condições de concorrência, esboçando uma visão única do produto que entrega valor baseado nas demandas dos consumidores. O seu papel abrange muitas atividades e oferece suporte em muitas áreas diferentes (por exemplo, pesquisa, design, desenvolvimento, lançamento e expansão).

O processo de trabalho da gestão de produtos

Durante a pesquisa de mercado e de concorrência, a gestão de produtos define uma visão de produto e os objetivos do projeto — é daí que vêm as hipóteses da equipe de UX design.

A liderança vai definir o que a equipe de produtos vai entregar e a linha do tempo para a implementação do produto. Geralmente, irão criar um roadmap do produto, que ajuda o time a visualizar a linha do tempo, priorizar as funcionalidades e rastrear o progresso do projeto de forma eficiente.

Ao longo do projeto, oferecem aconselhamento para os diferentes papeis e lidera o design, o desenvolvimento, as vendas, o marketing e as equipes de suporte. É sua responsabilidade manter todos a par do progresso do projeto — daí a importância do roadmap do produto.

Habilidades e responsabilidades da gestão de produto

Profissionais de gestão de produtos digitais precisam de amplo conhecimento e experiência em definir estratégias de entrada de produto e marketing de produto na entrega. O Aha! descreve o gestor de produto como:

um observador, profeta, estrategista, contador, alinhador, condutor e quem conserta as coisas.

Lembre-se de que, por fim, a gestão de produtos é responsável pelo sucesso do produto e é por isso que eles precisam dominar tantas áreas diferentes.

O que a gestão de produtos e o UX têm em comum?

Até aqui nós abordamos as diferenças entre experiência de usuário e gestão de produto. Agora vamos ver onde se alinham.

Um equívoco comum é que UX design e gestão de produtos não tem nada em comum. Isso simplesmente não é verdade.

Photo by NordWood Themes on  Unsplash

Gestores de sucesso descrevem o problema que o usuário está experimentando e identifica por que resolver este problema vai ser algo bom para o negócio.

Apesar do seu foco ser o lado da viabilidade do negócio, essas pessoas precisam entender profundamente os usuários.

De forma parecida, UX designers resolvem os problemas descritos pelo gestor ou gestora e encontram uma solução, baseados no conhecimento especialista (e na pesquisa) que tem de usuários e suas necessidades, bem como das metas da empresa.

A Interaction Design Foundation sugere que a razão pela qual esses dois papéis entram em choque é porque, na verdade, eles deveriam ser desempenhados pelas mesmas pessoas. Um gestor ou gestora deveria defender e implantar UX para garantir que os produtos são sempre entregues com os consumidores em mente.

E lembre-se, não é incomum que profissionais de UX se tornem profissionais de gestão de produtos. Na verdade, há muitas habilidades que auxiliam nessa transição, como conhecimento do usuário e princípios de ferramentas de design e de mercado.

Como profissionais de UX e de Gestão de Produto deveriam trabalhar juntos?

A Apple é um grande exemplo de gestão de produto e experiência de usuário convergindo para criar produtos amados pelas pessoas — e que mantêm o negócio funcionando.

Photo by Toa Heftiba on  Unsplash

Então como você atinge o nível Apple de colaboração entre UX e gestão de produtos?

O primeiro passo para uma colaboração de sucesso é a definição de cada papel. Não há nada pior que começar com o pé errado, ou pisar no calo de alguém porque não ficou claro quem faz o que desde o princípio. Isso é particularmente importante porque quando estamos falando de UX e Produto, em que há áreas que se sobrepõem (como fazer uma pesquisa de mercado antecipada e durante a fase de prototipagem).

Conheça os pontos fortes da equipe. Profissionais de gestão de produtos deveriam definir o ‘por que’ e permitir que o UX execute o ‘como’.

Há muitas histórias de terror onde lideranças de produto deixam o poder subir à cabeça, mas não tem que ser tão difícil fazer o trabalho.

A melhor forma de evitar a prepotência é garantir que a gestão de produto defina a estratégia e a designer crie funcionalidades que se alinhem a essa estratégia.

No kick-off do projeto, gestores e designers deveriam repassar juntos o backlog do produto para ver quais itens devem ser incluídos na sprint e quais devem cair para o final da lista.

Somado a isso, gestores e gestoras de produto e UX designers devem sempre se comunicar!

Conclusão

Como nos lembra a Game + UX Designer Dakota Reese Brown, UX e gestão de produto devem trabalhar juntos no ciclo de vida do produto para entregar uma solução que atenda as necessidades do negócio e as expectativas de usuários.

Grandes lideranças de produtos sabem que a experiência de usuários é uma parte necessária no sucesso de um produto, e que a síndrome do Bloco do Eu Sozinho não é uma abordagem eficiente para entregar produtos para o mercado.

Profissionais de UX inteligentes permitem que os gestores de produtos deem uma mão na definição das funcionalidades, deixando que eles se concentrem naquilo que eles fazem de melhor: o design de grandes produtos digitais.

Fazer com que a gestão de produtos e o UX design colaborem faz sentido.

Como diz a Experience Design Leader Sarah Deane: “É entendendo os diferentes papéis, suas intersecções, valores e responsabilidades que você cria um grande produto”.