Cultura de métricas: Estratégias e dicas práticas para alavancar seus produtos digitais

Cultura de métricas: Estratégias e dicas práticas para alavancar seus produtos digitais

Descubra como identificar, avaliar e monitorar as métricas essenciais para impulsionar produtos digitais, considerando o feedback dos usuários, o ciclo de vida do produto e a estratégia de negócios. 

Em um mundo onde a agilidade e a adaptação são imperativos, as métricas emergem como aliadas indispensáveis para os times de produtos, capacitando na tomada de decisões e aprimorando continuamente a experiência do usuário.

Elas não apenas iluminam os avanços, mas também lançam luz sobre áreas de aprimoramento, servindo como alicerce para a evolução constante do produto. 

Nesta aula, Igor Torres, Diretor de Produto e Design na Creditas, compartilha estratégias sobre o uso das métricas para o sucesso de um produto e/ou serviço. 

Veja como foi: 

Destaques do conteúdo:

  • Decidir com base em empatia ou intuição sobre o pensamento do usuário carrega o risco de viés cognitivo, enquanto o uso de personas pode resultar em uma definição fixa e inflexível.

  • O produto e o cliente estão em constante evolução: os dados são essenciais para interpretar o contexto de maneira precisa e em tempo real.

  • Para alcançar métricas relevantes, é crucial identificar a questão-raiz que desejamos responder.

  • O dado, a forma mais básica de informação, é geralmente representado por números ou valores. A medida traz clareza ao grupo de dados ao agrupá-los por relação e fornecer algum contexto. A informação contextualiza o dado, atribuindo significado e compreensão. A métrica, por sua vez, conta a história completa, respondendo à questão-raiz.

  • "Métricas de vaidade" referem-se à organização de informações que se originam de dados, mas carecem de contexto, não possuindo parâmetros para determinar se são positivas ou negativas, e não têm um objetivo final.

  • Uma métrica eficaz é comparativa, fácil de entender e expressa uma razão. Ela narra uma história utilizando dados, medidas e informações.

  • Pesquisas qualitativas são mais ricas, porém exigem mais esforço para interpretação.

  • Antes de utilizar métricas, é fundamental considerar a pergunta que se está tentando responder.

Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Qual caminho para entregar um ROI para fazer a comparação quando o temos são poucas métricas e indicadores e mais dados qualitativos?

  • Entre o cenário b2b e cenário b2c, a aderência das métricas pode variar. Quais são as métricas de produto melhor aderentes ao cenário b2b?

  • Como engajar stakeholders no uso de métricas de produto, considerando a diversidade de públicos e interesses dentro de uma organização?

Esperamos que esse conteúdo amplie sua visão sobre uso das métricas aplicadas em produtos digitais e te ajude a ir mais longe em em sua carreira profissional.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!