cultura data-driven

Por que adotar uma cultura data-driven vai impulsionar seu produto?

Explore os impactos significativos de uma cultura data-driven nos negócios e confira dicas práticas sobre o uso dos dados para o desenvolvimento e crescimento de produtos digitais.

A Cultura de Dados, quando bem implementada em uma empresa, faz com que as decisões tomadas em todos os níveis da instituição possam ser baseadas em dados. 

Sendo assim, um dos fundamentos da cultura data-driven é a democratização dos dados e isso acontece quando todos ou a maior parte da instituição têm acesso aos dados - que devem ser voltados aos propósitos da empresa e comunicados de forma objetiva - fomentando essa cultura de dados.

Para que os dados sejam democratizados, eles precisam estar em algum lugar (como um data lake ou um data warehouse) onde as pessoas da empresa possam ter acesso e estejam capacitadas para operar essas ferramentas. 

Após a capacitação das pessoas e com o acesso e democratização dos dados, as tomadas de decisão baseada em dados podem passar a fazer parte do cotidiano da empresa.

Nesta aula, Henrique Santana, Principal Data Engineer na Dell, divide informações valiosas sobre o que é uma decisão Data-Driven e ensina como implementar a cultura de dados em um negócio. 

Veja como foi:

Destaques do conteúdo:

  • A ideia da cultura data-driven é sobre conseguir analisar dados, por isso, é necessário sempre conectar os dados com o negócio. Ou seja, definir o objetivo, o que será medido, e sempre questionar qual é a métrica.

  • Quando uma empresa decide implementar uma cultura data-driven, e começa pela ferramenta, ao invés de começar pela cultura, provavelmente vai dar errado. 

  • Se a alta liderança não estiver engajada no processo da implementação da cultura data-driven, essa cultura não vai se alastrar. 

  • Todos os departamentos de uma empresa têm a possibilidade de se beneficiar de uma cultura de dados, passando por vendas, marketing, atendimento, até facilities. 

  • Quem está criando a tecnologia precisa ter a responsabilidade de saber quais são os dados que são coletados, tanto em relação à privacidade, como em relação à finalidade. 

  • Dados e diversidade caminham juntos quando falamos de segurança da informação, privacidade e responsabilidade com IA. 

  • Para estar dentro do mundo de dados, você precisa ser uma pessoa cética e curiosa.

Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao tentar implementar uma cultura data-driven e como podem superá-los?

  • Qual o papel da liderança e do comprometimento organizacional na promoção de uma cultura data-driven?

  • Além do desenvolvimento e crescimento de produtos digitais, de que outras maneiras as organizações podem se beneficiar de uma cultura orientada a dados?

  • Quais são os princípios éticos que as empresas devem seguir ao utilizar dados? Para evitar possíveis abusos e até mesmo questões de privacidade. 

  • Além de ferramentas e tecnologia, quais aspectos culturais ou comportamentais são essenciais para o sucesso de uma cultura data-driven? 

Esperamos que esse conteúdo amplie sua visão sobre a cultura data-driven e te ajude a ir mais longe em sua carreira profissional.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!