Desvendando a arte da comunicação eficaz: estratégias e insights para aplicar no mercado digital

Estratégias e dicas práticas para uma comunicação eficiente com stakeholders

De acordo com estudo do PMI Institute, divulgado em 2019, 64% dos problemas em empresas brasileiras derivam de falhas de comunicação. Fique por dentro das estratégias e dicas que vão impulsionar a sua habilidade de se comunicar!

Em meio às complexas engrenagens das empresas, a comunicação eficaz assume papel central que conecta todos os elementos de um negócio. Além de orientar os projetos e tarefas, a comunicação eficaz estimula a colaboração, engaja colaboradores e nutre um ambiente harmonioso. 

Além de impulsionar a tomada de decisões e a resolução de problemas, a comunicação assertiva dá vida a uma cultura organizacional sólida e inspiradora.

Nesse contexto, mergulhamos na arte da comunicação, explorando estratégias desde a interpretação de perfis até a priorização de stakeholders com a expert Thays Bueno, Head de Produtos na Raízen, que compartilha dicas e aborda as experiência das empresas por onde passou, incluindo Google, Amazon e Apple.

Confira as dicas da expert para interagir com pessoas e conduzir projetos em um mundo em constante evolução.

Veja como foi: 

Destaques do conteúdo

  • A comunicação eficaz dentro das empresas é essencial para coordenar atividades, colaborar de maneira eficiente e promover um ambiente harmonioso. Ela facilita a tomada de decisões, a resolução de problemas e a criação de uma cultura organizacional sólida. Além disso, a comunicação adequada motiva os colaboradores, promove o engajamento, facilita o feedback construtivo e impulsiona a inovação.

  • Um aspecto indispensável para uma comunicação eficaz é o reconhecimento do perfil comportamental das pessoas com as quais interagimos. Ao ler o ambiente e interpretar micro expressões, reações e respostas, conseguimos estabelecer relacionamentos mais consistentes com os stakeholders. Esse processo de análise comportamental é parte integrante do método chamado Profiling.

  • Para aqueles que são novos na empresa, é aconselhável buscar informações com colegas mais experientes sobre como a audiência trabalha e quais são seus perfis. Essa abordagem permite adaptar o conteúdo e o discurso ao estilo de cada receptor.

  • A matriz RACI, abreviação de Responsável, Autoridade, Consultado e Informado, é uma ferramenta valiosa para definir as responsabilidades com clareza.

  • Diferentes abordagens de negociação, como competição, evasão, colaboração, acomodação e conciliação, são os mais comuns em contextos empresariais. Além disso, existem perfis de negociadores, como assertivo, persuasivo, detalhista e estável.

  • O PMI Institute relata que 64% dos problemas de comunicação em empresas brasileiras são atribuídos à falta de comunicação. A ausência de comunicação resulta em conflitos, atrasos e compreensão inadequada do escopo e das necessidades dos clientes.

  • A ferramenta do mapa de stakeholders auxilia os PMs a entender com quem é necessário se comunicar, classificando stakeholders primários (envolvidos diretamente no projeto), secundários (participação indireta) e terciários (impactados pela solução).

  • Ao conduzir um projeto, é essencial:

  1. Definir metas etapa a etapa.

  2. Engajar as pessoas apropriadas para cada contexto.

  3. Fazer anotações detalhadas.

  4. Fazer acompanhamentos regulares.

  • Falar um segundo idioma, especialmente o inglês, torna-se cada vez mais importante em um mundo globalizado.

  • Entendimento sobre negócio e como se comunicar através de dados e métricas continua sendo importante para uma boa comunicação com stakeholders.

“As pessoas mais importantes do time são aquelas que estão sempre entregando resultados e para isso conseguem aprender rápido”.
Cris Junqueira, Cofundadora e CEO do Nubank

  • Investir em autoconhecimento por meio de técnicas como meditação, terapia e coaching contribui para melhores relacionamentos interpessoais e, consequentemente, melhores relações com stakeholders. 

Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Faz sentido priorizar a Matriz RACI antes ou depois de avaliarmos as necessidades do negócio? Até que ponto o negócio influencia a delimitação desses papéis?

  • Como medir a eficácia da estratégia de comunicação para diferentes stakeholders?

  • Qual o nível de detalhamento necessário em um alinhamento e como superar inseguranças na comunicação?

  • Como proceder em casos de conflito de interesses entre pares que afetam o desenvolvimento do produto?

Convidamos você a aplicar essas lições valiosas em sua própria jornada, enriquecendo assim a maneira como se comunica em um mercado digital cada vez mais interconectado.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!