Como o Itaú transformou sua área digital capacitando 1200 Product Managers com a Tera

Como transformar a cultura organizacional de uma das instituições financeiras mais importantes do país? Com mais de 90 mil colaboradores em diversas áreas, este era o desafio do Itaú, banco com quase 100 anos de tradição.

Em meio a um mercado cada vez mais volátil e complexo, a instituição buscava a simplificação do comitê executivo e migração para o modelo de comunidades para promover otimizações mais rápidas e interação entre times.

A solução encontrada foi criar um hub de aprendizagem na área de produtos digitais em parceria com a Tera, para formar Product Managers e promover o desenvolvimento contínuo de profissionais da área.

O cenário inicial

O desafio enfrentado pelo Itaú era criar ambientes que permitissem o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, considerando a diversidade de áreas, estágios da carreira e necessidades específicas dos profissionais. 

Para isso, seria necessário desenvolver uma  jornada de aprendizado personalizada, na qual fossem mescladas as principais exigências do universo de produtos, com diferentes formas de aprendizado. Era essencial implementar uma mentalidade de aprendizagem contínua e uma cultura digital de cooperação dentro do time. 

É neste contexto que é criado o Hub Gestão de Produtos Digitais em parceria com a Tera, que passou a servir como suporte ao desenvolvimento das skills dos profissionais de produto do Banco.

“O Itaú não tinha todo o conhecimento necessário para construir esse desafio, então procuramos no mercado parceiros estratégicos como a Tera para desenvolver essa jornada. O processo foi muito rico, pois criamos um grupo multidisciplinar dentro do banco, com pessoas de vários times, da área de pessoas, de negócios e fornecedores que ajudaram a impulsionar nossa estratégia”.

Gabriela Morais, Especialista em aprendizagem e desenvolvimento no Itaú

Diante desse cenário, os esforços iniciais de desenvolvimento do hub focaram em:

  • Criação de mapas de skills, através de ferramentas que mapearam o nível de proficiência de colaboradores na disciplina e puderam trazer sugestões de desenvolvimento customizado a cada nível;

  • Criação de trilhas personalizadas para cada nível

  • Desenho de programas e modelos de formação distintos.

O caminho para a solução

O Itaú escolheu a Tera como parceira estratégica para desenvolver a jornada de aprendizado personalizada devido a sua expertise em gestão de produtos digitais e a capacidade de fornecer uma plataforma on demand - que já contava com uma série de experiências educacionais para diferentes senioridades e formatos de aprendizado. 

Após a implementação do Hub, cerca de 100 pessoas foram capacitadas para democratizar o conhecimento com toda a empresa. 

O formato de organização de comunidades integradas foi bem-sucedido, com mais de 20 mil colaboradores de diferentes especialidades trabalhando juntos em prol do desenvolvimento contínuo. 

Mais de 23 mil profissionais passaram pelo Hub, o que contribuiu para a agilidade do banco e melhorou a gestão de produtos digitais, graças à metodologia exclusiva da Tera, que permitiu que cada pessoa se desenvolvesse de forma autônoma e personalizada, promovendo um ambiente de troca entre profissionais de produto e outras áreas.

“Cursos on demand foram o principal diferencial estratégico da Tera para que pudéssemos alavancar essa jornada na qual ais de 23 mil profissionais passaram pelo Hub Gestão de Produtos Digitais”.

Gabriela Morais, Especialista em aprendizagem e desenvolvimento no Itaú

Legado para o futuro

O ecossistema de aprendizagem criado entre a Tera e o Itaú continua evoluindo, deixando um legado que fortalece ainda mais o ecossistema de aprendizagem e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os colaboradores. 

Conheça a Tera para Empresas e acelere os resultados da sua empresa através das nossas soluções corporativas

Através do Hub de Produtos Digitais, mais de 1.200 Product Managers foram formados, e o banco alcançou uma maior agilidade e conectividade entre os times.

A Tera se mostrou uma parceira estratégica, possibilitando o desenvolvimento de uma visão de lifelong learning nos colaboradores, que agora têm autonomia para se desenvolver no seu próprio ritmo e em diferentes formatos de aprendizado.

O futuro reserva mais inovação e expansão desse ecossistema de aprendizagem, garantindo o sucesso contínuo da transformação digital no Itaú.

Veja a história completa compartilhada por Gabriela Morais, Especialista em aprendizagem e desenvolvimento no Itaú: