Carreiras Digitais e Desenvolvimento Profissional | Tera Blog

Como usar um mapa de calor no site e entender seus visitantes

Escrito por Aline Bernardes | 30 Jul

Use o mapa de calor para compreender o comportamento das pessoas que visitam o seu site. Saiba mais!

Photo by Joshua Mayo on Unsplash

O mapa de calor (heatmap, em inglês) é uma ferramenta para Marketing Digital que ajuda a compreender o comportamento das pessoas que acessam as suas páginas.

Ao criar um site ou blog, você pensa em uma estratégia completa, onde todo canto da página importa, não é? Mas nem sempre todos os recursos incluídos trarão os resultados que você espera. 

Entretanto, analisando o mapa de calor, você terá uma visão completa e detalhada sobre o que está dando certo e o que precisa ser otimizado para que as pessoas não só acessem o seu site, mas sigam a jornada planejada.

Saiba mais sobre essa importante ferramenta e descubra como começar a usá-la!

O que é um mapa de calor?

Mapa de calor é uma tecnologia que mostra como está sendo a interação de visitantes com o seu site por meio de uma representação gráfica das atividades.

O relatório é apresentado em uma escala de cores, do vermelho ao azul, em que as cores quentes representam os locais com maior atividade; e as mais frias, os com menos interações. 

Fonte da imagem: Norman Nielsen Group

O objetivo de um mapa de calor é sempre acompanhar o comportamento de visitantes, no entanto, existem tipos diferentes conforme a informação que será analisada. 

  • click maps: mapeia as áreas com mais cliques, como CTAs, banners, links;

  • scroll maps: analisa a rolagem, ou seja, até onde as pessoas seguem nos seus conteúdos; 

  • hover maps: mensura o movimento do cursor pela página, considerando que geralmente há o mouse acompanha a interação dos usuários com o conteúdo;

  • recording maps: versão mais avançada, que grava a navegação dos usuários pela página.

Analisar o mapa de calor ajuda a entender como as pessoas estão se comportando no seu site e, a partir disso, otimizar a estratégia para melhorar a experiência dos usuários, reduzir a taxa de rejeição, aumentar as conversões e ter resultados cada vez melhores com os conteúdos.

No entanto, é importante focar nesse tipo de análise quando o seu site já tiver um número significativo de visitas, pois assim terá uma quantidade maior de dados para analisar e uma visão mais fidedigna do comportamento de quem visita as suas páginas.

Como fazer e usar um mapa de calor no site?

Quer começar a analisar as interações de quem visita o seu site, avaliar se os botões para conversão estão atrativos o suficiente; se o tamanho dos conteúdos está adequado e se os seus textos estão realmente interessantes?

Confira como usar o mapa de calor na sua estratégia!

Procure uma ferramenta de heatmap

Fazer um mapa de calor no site não é uma tarefa muito difícil, basta recorrer a uma ferramenta automatizada e criada especificamente para essa análise de interação.

Listamos algumas opções para você conhecer e descobrir a ideal para o seu negócio.

Hotjar

Hotjar é uma das ferramentas mais famosas para a análise de mapas de calor e pode ser usada no plano gratuito ou nas versões pagas, principalmente se for necessário usar mais recursos.

Além de ter acesso ao recurso de heatmap, ao usar o Hotjar você pode solicitar feedback específico das pessoas que visitam o seu site, para entender comportamentos inesperados ou outras situações além do que é possível analisar no mapa de calor, por exemplo.

Mouse flow

O Mouse Flow é outra ferramenta interessante, que permite a análise de cliques, movimento do mouse, rolagem e também a gravação anônima das atividades de cada visitante. 

Além disso, é possível fazer testes A/B e filtrar apenas as sessões para ver pontos específicos, como erros e problemas de compatibilidade.

Outro recurso disponível é o acompanhamento da passagem entre páginas para entender, por exemplo, qual processo da conversão precisa ser otimizado.

Essa ferramenta também pode ser usada gratuitamente ou nas versões pagas. Há também a possibilidade de testar por 14 dias sem custo.

Heatmap

Na Heatmap, as atualizações são contínuas, e você consegue acompanhar o que está acontecendo no seu site em tempo real. Esse recurso é vantajoso principalmente para quem publica conteúdos com uma frequência mais alta e tem um número alto de visitas.

Em um menu lateral interativo na própria página, é possível acompanhar como as pessoas estão interagindo e observar o que está atraindo mais atenção.

A empresa oferece o plano básico gratuito; um plano com início gratuito e valores específicos para incluir e ajustar recursos conforme a necessidade; e o plano Premium, pago mensalmente.

Clicktale

O mapa de calor também pode ser feito pela Clicktale, solução que integra a empresa Contentsquare. 

A proposta da ferramenta é contar a história do comportamento dos usuários e, para isso, oferece uma análise detalhada, ideal para sites maiores e com números mais altos de visitas mensais.

Fonte da imagem: Contentsquare

Cadastre seu site

Após escolher a ferramenta ideal para a sua estratégia, é o momento de cadastrar o seu site para iniciar as análises.

Como a maioria das opções tem versões gratuitas ou permite um teste sem custos por alguns dias, você pode explorar os recursos de cada uma para se familiarizar com o mapa de calor e identificar a que atende às suas necessidades.

Depois, é só deixar a ferramenta agir e se preparar para analisar os dados.

Analise os dados

Esse é o momento não só de verificar as cores e os locais com maior interação, mas também de identificar o que está motivando cada comportamento.

Nos locais vermelhos, o que está atraindo a atenção? Verifique o formato do conteúdo e o tipo de interação oferecida para a audiência para compreender o que funciona.

Já nos locais frios, marcados principalmente pelo azul, é importante observar se as pessoas não interagem porque não há uma chamada, banner, link ou conteúdo atrativo, ou se o que está na região não está despertando o interesse.

Implemente melhorias

Ao fazer a análise detalhada, você entenderá o que está dando certo e o que precisa ser otimizado. Use essas informações para implementar melhorias e observar se haverá alguma alteração no mapa de calor do site.

Esse é o momento de testar possibilidades para entender se, com as mudanças, o heatmap do site ficará mais quente e com uma distribuição equilibrada de calor por toda a página.

Estas são algumas melhorias possíveis:

  • incluir pontos de conversão;

  • melhorar os conteúdos, deixando-os mais atrativos e/ou ajustando o tamanho para oferecer uma experiência melhor;

  • otimizar a escaneabilidade da página para facilitar a visualização das informações;

  • incluir formatos diferentes de conteúdo, como vídeos, imagens etc.

Existem muitas opções, no entanto, apenas você e a sua equipe poderão definir o que é necessário com base na análise anterior e no conhecimento sobre o negócio, o objetivo do site e o comportamento do público-alvo.

Reavalie os resultados

Após implementar as mudanças e testar uma nova configuração no site, é fundamental reavaliar os resultados para entender se houve algum impacto no mapa de calor e se foi positivo ou negativo.

Se necessário, faça novas alterações e continue acompanhando os resultados para entregar sempre a melhor experiência possível para as pessoas que visitam o seu site.

Esse processo deve ser retomado regularmente, pois assim você poderá identificar novas tendências no comportamento de visitantes e fazer ajustes ao identificar algo que possa ser melhorado para garantir que o público siga a jornada desejada.

....

Para trabalhar com Marketing Digital, é fundamental saber lidar com dados, então, por que não contar com uma ajuda na coleta e análise dessas preciosas informações, não é?

Usar ferramentas como o mapa de calor ajuda a otimizar o trabalho, monitorar os resultados e fortalecer uma cultura data driven na sua equipe. 

E para criar estratégias cada vez melhores, que tal continuar aprendendo sobre Marketing, carreiras digitais e as principais tendências no mercado de trabalho? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos na sua caixa de entrada!