20 ferramentas de Marketing Digital para você começar a aprender

Confira as ferramentas de Marketing Digital que vão otimizar o seu trabalho e melhorar os resultados!


Quem não gostaria de fazer o seu trabalho de maneira organizada, com mais qualidade e, melhor ainda, com base em dados? É exatamente para isso que as ferramentas de Marketing Digital existem! 

Os negócios têm investido cada vez mais em suas estratégias online e, se você quer descobrir como trabalhar com Marketing Digital, é importante conhecer os recursos que podem fazer toda a diferença nos resultados.

Neste conteúdo, vamos apresentar 13 ferramentas de Marketing que facilitam — e muito — a vida de quem precisa planejar, criar conteúdo, acompanhar desempenho e mensurar resultados. 

Ufa! É muita coisa, né? Mas com essas ferramentas de automação, SEO, design e gestão a sua rotina vai ficar muito mais organizada!

Continue a leitura e veja como incorporar cada uma dessas ferramentas no seu trabalho!

1. Google Analytics

O Google Analytics é o queridinho de muitas, para não dizer de todas, as pessoas que trabalham com Marketing Digital.

Com essa ferramenta, você consegue acompanhar o tráfego do seu site e ter acesso a dados atualizados sobre as visitas e o comportamento dos usuários: 

  • de onde vêm (mídia paga, orgânico, redes sociais etc.);

  • número total de visitantes;

  • quanto tempo ficam na sua página;

  • taxa de cliques;

  • taxa de rejeição, entre outros.

A ferramenta é gratuita e pode ser usada não apenas em sites, mas também em aplicativos e e-commerces. Você pode criar dashboards específicos e monitorar as ações por meio de relatórios completos.

Se precisar comprovar se o seu plano de Marketing está tendo os resultados esperados, o Google Analytics é uma excelente fonte de informação. 

E quem é que não precisa fazer isso no mundo do Marketing Digital, não é? 

Em uma área que depende de tantos testes, nada melhor do que uma ferramenta que reúne e entrega os dados que precisamos para entender o que está dando certo e o que precisa ser otimizado.

demonstração google analyticsFonte da imagem: Suporte Google

2. Google Search Console

O Search Console é mais uma ferramenta gratuita do Google importantíssima para quem quer trabalhar com Marketing Digital.

A plataforma mostra como o seu site está ranqueando nas buscas, aponta os principais erros e como consertá-los para melhorar o desempenho.

Você consegue monitorar o total de cliques e impressões das páginas, os países que mais acessam seus conteúdos e os dispositivos usados. Essas informações ajudam a entender melhor a sua audiência e como ela consome cada conteúdo.

Ainda dá para ver se há algum problema de segurança e como está sendo a experiência dos usuários com seus anúncios e também ao usar celulares e tablets. 

Considerando que, de acordo com o Statista, hoje mais de 50% do tráfego vem de dispositivos móveis, conseguir acompanhar essas métricas é fundamental para o sucesso das suas estratégias.

3. Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma bastante conhecida pelos recursos de e-mail marketing.  Nela, você consegue criar campanhas de e-mail personalizadas, segmentar contatos, realizar testes e automatizar os disparos. 

No entanto, apesar de os recursos de e-mail serem os mais famosos, ela entrega muito mais para seus clientes. Além de ser uma ferramenta de CRM, tem várias outras funcionalidades, como:

  • criação de landing pages e formulários de cadastro;

  • produção de posts para redes sociais e anúncios;

  • edição de imagens das suas campanhas de Marketing;

  • relatórios de desempenho e muito mais.

A ferramenta é em inglês e tem 4 planos com valores diferentes. O mais básico é gratuito, mas tem algumas limitações de uso.

4. RD Station

A RD Station é uma ferramenta completa de automação, com vários recursos não só para automatizar e gerenciar o Marketing Digital, mas também para monitorar processos comerciais.

Os planos também são diferenciados conforme a demanda dos clientes. Esses são alguns recursos que podem ser contratados:

  • envio de e-mails;

  • gestão de redes sociais;

  • SEO;

  • análise de funil;

  • integrações;

  • importação de contatos;

  • páginas de captura e pop-ups;

  • gestão da base de contatos e muito mais.

A empresa é brasileira e é uma das mais usadas por negócios que querem escalar seus processos.

5. Hubspot

A Hubspot é mundialmente conhecida no universo do marketing tanto pelo software quanto pelas certificações da Hubspost Academy, que costumam ser muito cobradas por recrutadores e empresas na hora de contratar.

Uma das ferramentas do Hubspost CRM é o Marketing Hub, que tem recursos para otimizar e acompanhar todas as etapas da sua estratégia: atração, conversão, monitoramento e análise de resultados.

Em uma única ferramenta, que pode ser acessada em português e vários outros idiomas, os negócios conseguem acompanhar todos os dados de Marketing.  

Iniciantes podem usar as funcionalidades gratuitas e, quem precisa de um software mais robusto, pode escolher entre os planos pagos disponíveis: starter, professional e enterprise.

6. Notion

O Notion é um aplicativo para organização pessoal e profissional, que ajuda a gerenciar a rotina com espaço para anotações, listas, planejamentos e compromissos. 

Ele pode ser usado individualmente ou em equipe, e a proposta é ser uma ferramenta única para todas as demandas: escrever, planejar e organizar.

O aplicativo tem um plano grátis mais básico e indicado para uso pessoal, e planos pagos mais completos. Outra vantagem é poder acessar o app pela versão web ou em celulares Android e iOS.

Um diferencial da ferramenta é poder contratar planos mais acessíveis para equipes menores, pagando um valor fixo por membro.

7. Trello

O Trello também é uma alternativa versátil para planejar o dia a dia e gerenciar tarefas. Ele pode ser integrado com outras plataformas, como Dropbox e Google Drive, e ser utilizado em navegador ou no celular, via aplicativo.

O foco da ferramenta é a produtividade, por isso, seus recursos permitem a colaboração entre as pessoas da equipe, o gerenciamento do trabalho de todo o time e a automação de tarefas.

Com isso, profissionais de Marketing Digital ganham tempo para focar no que é realmente estratégico para os negócios. 

O Trello está disponível em português e, além de uma opção mais básica e gratuita, tem planos para times com até 100 pessoas ou o enterprise, para quem precisa de suporte para equipes ainda maiores.

8. Hotjar

Já ouviu falar em mapa de calor, também conhecido como heatmap? Com o Hotjart, é possível acompanhar os comportamentos do público nas suas páginas e identificar onde estão os pontos mais atrativos e o que precisa ser melhorado para aumentar o interesse das pessoas.

A ferramenta usa as cores para categorizar as informações: cores mais quentes, como amarelo, laranja e vermelho, são aplicadas onde há maior interação. 

Já as cores frias, como verde e azul, apontam onde há menos cliques e interações de forma geral. 

mapa de calor hotjarFonte da imagem: Hotjar

9. Google Tag Manager

Com o Google Tag Manager (GTM), ou Gerenciador de Tags, você consegue incluir códigos no seu site ou aplicativo sem precisar recorrer a desenvolvedores toda hora. 

Isso ajuda a agilizar o trabalho da equipe de marketing, que pode atualizar as tags sempre que precisar monitorar algo diferente, como a interação de usuários com um recurso específico do site.  

Além disso, também evita ocupar o time de desenvolvimento com tarefas que podem ser feitas de um jeito mais prático e simples graças a mais uma ferramenta de marketing digital gratuita do Google.

Caso queira entender melhor como o sistema funciona, você pode assistir ao curso gratuito Google Tag Manager Fundamentals (disponível em português) na Analytics Academy.

10. Canva

Se você não domina as técnicas de design e já precisou fazer uma arte sem ajuda profissional, provavelmente chegou ao Canva.

A plataforma é bastante intuitiva e disponibiliza vários templates, imagens e recursos visuais para a criação de posts para redes sociais, gráficos, infográficos, panfletos, e-mails e outros formatos.

A ferramenta de design também está disponível para iOS, Android e na versão web, e conta com uma versão gratuita. Equipes maiores e que precisam de mais recursos também podem assinar os planos pagos.

11. SEMrush

Monitorar o ranqueamento das suas páginas na SERP do Google e analisar a concorrência fica muito mais fácil com os recursos do SEMrush.

Essa ferramenta de Marketing Digital é muito usada por profissionais de conteúdo e que atuam de alguma forma com estratégia de SEO.

O SEMrush tem recursos para pesquisar e definir palavras-chave, verificar o posicionamento em pesquisa orgânicas, ver o desempenho dos posts de concorrentes e ainda entender melhor o que os usuários estão buscando nas pesquisas.

A versão gratuita é bem limitada, mas com os planos pagos dá para fazer muitas pesquisas e acessar as diversas funcionalidades da plataforma, que está disponível em vários idiomas, inclusive em português.

sem rush como funcionaFonte da imagem: Semrush

12. Ubersuggest

No Ubersuggest você consegue visualizar domínios, acompanhar estratégias de SEO e ainda fazer a gestão de palavras-chave.

Com poucos cliques, você tem acesso a sugestões de palavras-chave, ideias de conteúdo, nível de dificuldade, volume de buscas e outros dados relevantes sobre os termos importantes para o seu negócio.

Para acessar a versão gratuita, basta digitar a URL na plataforma e acompanhar as métricas. 

Você pode fazer isso não apenas no seu site, mas também nos concorrentes para identificar pontos fortes, fraquezas e, assim, ganhar vantagem competitiva.

13. WordPress

Por fim, vamos falar de WordPress, o Content Management System (CSM) mais usado no mundo, segundo o Techradar.

Basicamente, a plataforma serve para criar páginas, como sites, blogs, portais e lojas, e gerenciar conteúdos. 

Com o WordPress você pode fazer o seu site gratuitamente, escolher um dos diversos templates e ainda usar as funcionalidades disponíveis, de acordo com o plano escolhido, para editar, personalizar e acompanhar estatísticas.

Criar blogs e sites pode ser muito mais fácil do que parece com o acesso à ferramenta e todos os seus recursos!

14. AGENDOR

O Agendor é uma ferramenta de CRM para equipes de vendas consultivas B2B. Com o software, profissionais conseguem gerenciar toda a parte comercial dos negócios com muito mais facilidade, já que as informações ficam centralizadas e organizadas. 

As empresas que usam a ferramenta conseguem personalizar os funis de vendas, monitorar as tarefas e ainda acompanhar relatórios e métricas importantes para o negócio. 

Com o Agendor, profissionais de vendas acompanham o progresso de suas transações e sabem exatamente em qual etapa cada cliente está.

A ferramenta oferece um teste gratuito por 7 dias, além de planos diferenciados conforme a demanda.

15. HOOTSUITE

Já o Hootsuite é uma ferramenta de Marketing Digital com foco na gestão de redes sociais.

Quem usa a plataforma consegue unir todas as campanhas de mídias sociais em um só lugar, o que facilita o gerenciamento das publicações.

Além de conseguir planejar, criar e agendar os conteúdos, a ferramenta integra as comunicações por inbox para que as empresas se comuniquem com seus clientes na própria plataforma e ainda monitorem o engajamento. 

A ferramenta pode ser usada gratuitamente no plano limitado, ou nos planos pagos mensalmente. O que muda em cada plano são os recursos, como:

  • número de usuários;

  • quantidade de contas que podem ser gerenciadas;

  • gerenciamento do acesso da equipe;

  • possibilidade de atribuir postagens a pessoas da equipe, entre outros.

hootsuiteFonte da imagem: Hootsuite

16. SURVEYMONKEY

Na rotina de profissionais de Marketing Digital, é muito comum ter que realizar pesquisas para entender o que as pessoas estão buscando e pensando sobre assuntos, produtos e serviços.

No entanto, rodar as pesquisas pode ser desafiador sem uma ferramenta para escalar o formulário produzido e monitorar os dados.

Com a SurveyMonkey, essas pesquisas ficam muito mais fáceis e, claro, profissionais. 

 As empresas podem usar a ferramenta para diferentes ações, como:

  • pesquisa de satisfação de clientes: para entender como está sendo a experiência das pessoas com o que a empresa oferece;

  • questionário interno: para monitorar a satisfação das pessoas que trabalham na empresa;

  • pesquisa de mercado: para testar ideias, identificar tendências e medir o reconhecimento da marca.

17. BUZZSUMO

Produzir conteúdo relevante para a audiência não é um processo simples. É necessário investir muito tempo em pesquisa e análise de comportamento das pessoas antes de simplesmente tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma campanha ou material.

É nessa etapa que o BuzzSmo ajuda os profissionais de Marketing. Na ferramenta, você consegue:

  • descobrir os temas que estão em alta nas redes sociais;

  • ver quem está falando sobre os assuntos relacionados à sua marca;

  • validar os assuntos planejados para próximos conteúdos e campanhas da empresa;

  • analisar os dados e ações de marketing realizadas.

O BuzzSumo tem um plano Plus que pode ser testado gratuitamente durante 30 dias, além de outras opções pagas mensalmente. Há também o plano limitado gratuito, que dá direito a 10 buscas mensais.

18. WEBPAGETEST

O WebPageTest é uma ferramenta mais direcionada para profissionais que precisam acompanhar métricas de performance de sites e blogs, como renderização, segurança e carregamento de páginas.

Esse é um software gratuito e de código aberto (open source), ou seja, que tem o código-fonte disponibilizado para usuários acessarem, estudarem e modificarem.

A ferramenta pode parecer complicada no primeiro uso, principalmente por entregar dados complexos e em grande quantidade. Contudo, as informações são essenciais para identificar otimizações necessárias e melhorar a velocidade de sites.

Se você usa o Google PageSpeed Insights no dia a dia, essas pode ser uma boa ferramenta para diversificar as análises e ter ainda mais clareza sobre os dados coletados.

19. GOOGLE ADS

Essa famosa ferramenta do Google para Marketing é focada na criação, publicação e gerenciamento de anúncios.

Com o Google Ads, as empresas divulgam produtos e serviços em anúncios personalizados, com mensagens objetivas e atrativas, e que serão exibidos conforme o orçamento e as definições escolhidas. 

Quando o público buscar a palavra-chave escolhida, o anúncio é exibido — e a empresa só paga por ele se tiver resultados, ou seja, se as pessoas interagirem, clicando no anúncio, ligando para a empresa ou realizando alguma ação no site.

20. TEMPLATES

Além das ferramentas que apresentamos, existem também os templates — que podem facilitar, e muito, o trabalho de profissionais de Marketing Digital.

Esses templates trazem agilidade para os processos, já que direcionam ações frequentes na rotina das equipes segundo as melhores práticas do mercado. 

E o melhor é que esses templates também dão mais segurança, afinal, para serem criados e divulgados, geralmente passaram por muitos testes. 

Claro que, para ter essa garantia, é necessário buscar apenas templates confiáveis, de pessoas e empresas com experiência e reconhecidas no mercado.

A seguir, vamos apresentar três templates que você pode usar no seu plano de Marketing Digital para facilitar alguns processos e conseguir dados completos e relevantes para as suas estratégias. Confira!

Template de persona

Se estamos falando de Marketing Digital, não podemos deixar de falar de personas, certo? 

Definir quem é a buyer persona do negócio é um passo essencial para garantir que as ações realizadas alcançarão o público desejado e trarão os resultados esperados. 

Para facilitar esse processo de descoberta, é interessante contar com um template que organize e defina as principais informações que devem ser coletadas.

template-buyer-persona-tera

Mapa de empatia

Para aprofundar ainda mais o entendimento sobre a sua persona, o mapa de empatia é uma excelente ferramenta.

Esse mapa é um canvas para posicionar a persona no centro e responder perguntas sobre seus comportamentos e desejos. O objetivo é entender melhor quem são as pessoas que se relacionam com a marca e, assim, criar uma relação mais empática e satisfatória.

mapa-de-empatia-conteudo-de-marketing-digital

Bullseye framework

Já o bullseye framework facilita o processo de definição dos principais canais de Marketing a serem usados em uma estratégia.

Essa metodologia consiste em pensar nos canais em três camadas, dividindo-os conforme a relevância para o negócio.

O recurso ajuda a definir onde a marca deve estar presente para que, assim, não haja desperdício de recursos com ações em locais onde a persona não está.

bullseye-framework-portugues-canais-marketing

….

Sabemos que são muitas ferramentas de Marketing Digital disponíveis e, principalmente para quem ainda está começando nessa área, pode parecer impossível usar tantos recursos. Mas o importante é conhecer as possibilidades para saber quais podem ajudar no trabalho, melhorar a rotina e, claro, fortalecer a sua estratégia.

Como o Marketing Digital é uma área muito diversa, dependendo da empresa e da função, pode ser que você precise conhecer o básico de muitas, mas tenha que se aprofundar em apenas algumas delas. 

E é exatamente isso que se espera dos profissionais do futuro, sabia?  Conheça o conceito de T-shaped marketer e veja quais habilidades você precisa desenvolver para se destacar na área!