Logo Somos Tera
Nossos Cursos

somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

T-shaped marketer: veja o caminho para ter sucesso em Marketing Digital

  • Por: Redação Tera
  • Data: 29, jan 2021
8 min de leitura

Profissionais T-shaped estão ganhando o mercado de Marketing Digital. Descubra as habilidades para atuar com versatilidade e estratégia na área.

Foto de freestocks.org no Pexels

Se você está começando em Marketing Digital, já notou que existe uma grande quantidade de áreas possíveis para atuar. E, se você já está nesse ramo há algum tempo, deve ter percebido que novos conhecimentos são necessários a todo momento. Um segredo eficiente para não se perder nesse vasto universo do Marketing pode ser resumido em um conceito: o de T-shaped marketer

A ideia de uma atuação profissional em T faz cada vez mais sentido para o futuro do trabalho, já que incentiva uma visão abrangente sobre a área em conjunto com um aprofundamento dos conhecimentos em algumas disciplinas. 

Quer entender melhor o significado de ser T-shaped marketer e como adotar esse perfil para sua carreira em Marketing Digital? É só continuar a leitura. 

O que são profissionais T-shaped em Marketing Digital?

Uma pessoa t-shaped marketer une conhecimentos de base sobre Marketing Digital com a especialização em algumas áreas. De forma visual, o topo do T concentra tópicos abrangentes e multidisciplinares, como branding, jornada de consumidores e conteúdo, enquanto o aprofundamento pode ser em SEO ou Ads, por exemplo. 

É difícil afirmar como surgiu o conceito de profissionais T, mas um dos responsáveis por popularizar o termo, ainda nos anos 90, foi Tim Brown, CEO da Ideo e autor do livro Design Thinking. Já contextualizando para o mercado de Marketing Digital, podemos dizer que o especialista em Growth Marketing, Brian Balfour, tem ajudado a tornar a ideia de T-shaped marketer ainda mais relevante.

Balfour propõe que o T de Marketing Digital seja dividido em três camadas:

  • a camada de base, que não necessariamente tem conhecimentos apenas de Marketing, mas abrange disciplinas essenciais que podem ajudar na atuação;

  • a camada de base em Marketing Digital, com os conceitos e ferramentas que são fundamentais para o desempenho em quase qualquer canal;

  • a camada de canais específicos, que inclui todas as ramificações do Marketing Digital, permitindo que você tenha uma visão ampla sobre todos, se aprofundando naqueles que preferir.

Profissionais T de Marketing Digital estão se popularizando justamente pela necessidade de versatilidade que o mercado pede. Enquanto é impossível ter um bom desempenho sem uma visão ampla sobre o setor, se limitar aos conhecimentos generalistas não leva ninguém muito longe.

Uma das versões mais atualizadas e aceitas internacionalmente para o “T de Marketing” foi elaborada pela Growth Tribe. Apresentamos uma versão traduzida do modelo aqui abaixo.

ilustração mostrando habilidades necessárias para profissionais T-shaped em Marketing DigitalClique na imagem para ver todas as habilidades do T de Marketing Digital.

 

Ser T-shaped marketer não significa que você se tornará a tão falada equipe de uma pessoa só. No entanto, você com certeza vai desempenhar melhor seu papel de especialista se compreender como seu trabalho impacta e se relaciona com os outros papéis do time de Marketing

Quais os benefícios de ser T-shaped marketer?

Se a flexibilidade é uma das principais skills para profissionais do futuro, profissionais T do Marketing certamente podem afirmar que têm essa qualidade. Mas além de uma visão ampla sobre Marketing Digital, existem outros benefícios de ser T-shaped marketer. Conheça alguns deles a seguir.

Se comunicar melhor com profissionais de outras áreas

Times sólidos de Marketing Digital são cada vez maiores, já que empresas estão percebendo como o investimento nessa área impacta diretamente o crescimento. Em grandes equipes, é possível encontrar especialistas para cada uma das disciplinas que mencionamos, e ainda outras relacionadas a Design e Customer Experience. 

Conseguir falar a mesma língua de todas essas pessoas é essencial para ter uma boa performance em um time multidisciplinar. Além de poder expor suas ideias de forma clara para colegas, você vai conseguir participar de projetos em conjunto e aumentar sua bagagem de conhecimento por meio das trocas de experiências.

Ter um plano claro para se desenvolver

Quem está começando em Marketing Digital pode ver como um grande desafio chegar a um nível satisfatório de relevância profissional nesse mercado. Afinal, são muitas pessoas e vagas que pedem uma abrangência de conhecimentos. 

Mas o modelo de T-shaped marketer pode se tornar seu caminho de desenvolvimento mais claro, mostrando o que você pode priorizar no aprendizado, quais temas pode “pincelar” e quais assuntos merecem aprofundamento. 

Ter versatilidade para mudar de carreira 

Mudar de carreira é o novo normal no futuro do trabalho. Isso porque existem muitas áreas em ascensão que podem se mostrar boas oportunidades para profissionais que têm ousadia para fazer uma transição.

Nem sempre é preciso ir muito longe para mudar de ares na atuação. Com novos canais e ferramentas surgindo em Marketing Digital, se você estiver no grupo de profissionais T, pode usar sua bagagem e versatilidade para migrar para um setor promissor.

Se preparar para posições de liderança

Mais um benefício de ser T-shaped marketer é ter a preparação necessária para alcançar posições de liderança. Com o Marketing na mira dos negócios, a posição de CMO (Chief Marketing Officer) se torna uma possibilidade em muitas empresas.

No entanto, liderar equipes ou fazer parte do executivo exige um vasto conhecimento, tanto da estratégia do negócio quanto de todos os assuntos que integram o universo de Marketing Digital. 

Quais são os passos para se tornar T-shaped marketer?

Se você quer trabalhar com Marketing Digital em 2021 e ter uma performance realmente competitiva nesse mercado desafiador, adotar uma postura de T-shaped marketer pode ser o fator decisivo para o seu sucesso. Que tal algumas dicas para colocar em prática essa teoria? 

Conhecer bases multidisciplinares

Para começar, uma base ampla e multidisciplinar vai ser sua grande aliada. Mesmo que não seja necessário um aprofundamento nas disciplinas do “topo do T”,  suas pesquisas podem se focar em entender o básico de cada assunto e como ele se relaciona com Marketing. 

Por exemplo, compreender um pouco de Psicologia Comportamental vai permitir que você interprete melhor seus clientes, enquanto saber as bases de Linguagem de Programação pode ser essencial para atuar em uma empresa de tecnologia.

Entender as bases do Marketing

O Marketing Digital tem suas próprias bases, com teorias que enriquecem o trabalho de qualquer profissional. Por isso, pular direto para os canais específicos não é uma boa ideia se você quer ter contexto e referências para sua atuação. 

A psicologia por trás do Copywriting e do Storytelling, a lógica do Funil de Marketing e até mesmo saber se virar no Photoshop são conhecimentos que você pode não usar todo dia, mas certamente vão ser aplicados eventualmente.

Se especializar em um canal

Finalmente chegamos à terceira linha de profissionais T de Marketing Digital: os canais específicos. Mas antes de mergulhar na especialização em apenas um ou dois canais, é essencial construir uma visão sólida sobre todos os outros.

Se você está se perguntando do nível de conhecimento que precisa, podemos dizer que é importante estar confiante o suficiente para falar sobre cada um deles, entendendo como cada canal se aplica na estratégia. Nesse momento, apostar em uma formação de Marketing Digital pode te oferecer esse arcabouço.

Se você ainda está em início de carreira e não decidiu em qual canal quer se especializar, pode buscar estágios ou cargos iniciais para navegar por algumas dessas áreas. Com o tempo, você vai entender em qual delas tem mais habilidades e afinidade e, então, poderá buscar conteúdos e especializações para se tornar expert no assunto. 

Com essa última etapa, finalmente chegamos à ‘perna no T’ e agora você já sabe como se formam T-shaped marketers. Queremos chamar sua atenção para mais um fato: profissionais do futuro não podem se cansar de aprender. Pelo contrário, devem se preparar para uma atualização constante e fazer do aprendizado uma parte confortável da rotina.

Essa mentalidade de aprendizado contínuo tem nome: lifelong learning. E nós te convidamos a entender tudo sobre ela no nosso artigo “Lifelong learning: a skill indispensável para profissionais do futuro”.

Posts Relacionados

14 min de leitura

Clubhouse: o que é e como usar na estratégia de Marketing Digital

As experts Beatriz Guarezi e Julia Passos contam como marcas podem usar o Clubhouse para criar conexões e gerar valor pa...

Artigo Completo
6 min de leitura

Trabalhar com marketing digital em 2021: 7 formas de se preparar

Separamos alguns pontos de partida para quem quer trabalhar com Marketing Digital em 2021. Veja o que você precisa saber...

Artigo Completo
13 min de leitura

6 tendências do Marketing Digital para 2021 | Digital Trends

Felipe Witt, da Vee Benefícios, Beatriz Guarezi, da Liv Up, e Taís Barboza, da Cia da Consulta apontam as tendências do ...

Artigo Completo