Logo Somos Tera
Nossos Cursos

somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

Trabalhar com marketing digital em 2021: 7 formas de se preparar

  • Por: Redação Tera
  • Data: 14, dez 2020
6 min de leitura

Separamos alguns pontos de partida para quem quer trabalhar com Marketing Digital em 2021. Veja o que você precisa saber para ingressar ou se aperfeiçoar na área.


Muitas vagas, mas muita competição. Bons salários, porém diversas competências exigidas. Quem quer trabalhar com Marketing Digital em 2021, seja ingressando nesse mercado, seja se aperfeiçoando, precisa ter esse cenário em vista, se preparando para encarar uma área em constante evolução.

Em um campo tão vasto e com tantos caminhos possíveis, profissionais de Marketing Digital podem ter aquela sensação de que ainda há muito para aprender. Bom, isso pode mesmo ser verdade, mas não é motivo para desânimo. Essa característica pode e deve te impulsionar a buscar desenvolvimento. 

Que tal começar agora mesmo? Separamos neste texto 7 pontos de partida para você fazer uma boa jornada em Marketing Digital durante 2021. Boa leitura.

1. Adote o conceito de T-shaped marketer

Se você se preocupa pensando em tantas habilidades e competências que precisa desenvolver para trabalhar com Marketing Digital, pode começar estudando sobre o conceito de T-shaped marketer. Essa ideia, popularizada por Brian Balfour, se baseia em um modelo de conhecimento em formato de T. 

No topo, ficam os conhecimentos mais abrangentes que sobre a área, como Branding, Funil de Marketing, Conteúdo, Mídia Paga e Analytics. Por mais que sejam tópicos essenciais para compor sua bagagem, eles não bastam para atuar de forma completa. É preciso se especializar e “afunilar” seus conhecimentos.

Assim, por mais que a pessoa que é T-shaped marketer tenha visão sobre SEO, Ads, E-mail Marketing e Social Media, ela se especializa em apenas um ou dois desses segmentos, se aprofundando ao máximo neles para ser uma referência. Esse é um excelente meio de não se perder na trajetória. 

2. Tenha uma mentalidade data driven

Não adianta fugir deles: os dados precisam ser seus melhores amigos nesse percurso. Afinal, empresas precisam crescer a passos largos para acompanhar as transformações do mercado e da sociedade e, com isso, não há lugar para suposições na tomada de decisão.

É necessário apresentar informações precisas e se basear nelas para criar sua estratégia. Mais do que acompanhar métricas, você precisa ter uma mentalidade data driver para trabalhar com Marketing Digital em 2021. Isso significa ir além de ler relatórios e passar a ter os melhores insights a partir deles. 

Banner e-book tendências carreiras digitais

3. Desenvolva sua visão de negócio

Especialistas em Marketing Digital e Estratégia apareceram no top 5 da lista de profissionais com maior demanda para 2021, segundo o World Economic Forum. Mas, atenção: a palavra estratégia é o que mais pesa na balança das empresas contratantes. O que as organizações querem é uma pessoa que consiga levar a visão do negócio para as iniciativas de Marketing Digital.

Desenvolver esse olhar sobre o negócio, aprendendo a experimentar rápido e focar em crescimento é essencial para se destacar nesse mercado. Comece entendendo a empresa como um todo, dialogando com o time de Produto, de UX Design e de Tecnologia. Ampliar essa visão vai permitir que você entenda tanto os desafios quanto as oportunidades que estão à frente.

4. Explore as ferramentas de Marketing Digital

Ter sucesso ao trabalhar com Marketing Digital em 2021 também vai envolver um bom conhecimento de canais de aquisição e plataformas de automação. Enquanto entender sobre canais é essencial para montar sua estratégia, dominar ferramentas é o que permite que seu plano seja aplicado na prática e - mais importante - monitorado do início ao fim.

Algumas ferramentas de Marketing Digital que você pode explorar são Analytics, Ads e Search Console, do Google. Com elas, você já poderá analisar dados, criar anúncios e otimizar seu site para ferramentas de busca. 

5. Entenda a importância da experiência

A experiência de alguém com a marca não começa nem termina no contato com o produto em si. Entender por completo a jornada de consumidores buscando conexões reais e valiosas com o público é mais uma habilidade que você precisa se quer trabalhar com Marketing Digital em 2021.

Conteúdo continua sendo uma tendência nessa relação com consumidores, mas é importante oferecer o que eles realmente buscam. Em vez de saturar a base e usar os canais pensando em agradar algoritmos, é melhor garantir que os esforços nessa área estão voltados para as conexões genuínas com as pessoas que acompanham a marca.

6. Trabalhe suas soft skills

O mercado não para de falar em soft skills e, se você vai trabalhar com Marketing Digital em 2021, também deve se preocupar com o desenvolvimento delas. Inteligência emocional, autogestão, curiosidade, empatia, pensamento crítico e comunicação são algumas delas.

Mais do que atrair recrutadores das melhores empresas, ter competências socioemocionais vai permitir que você se relacione melhor com seu time, se comunique com pessoas de outras áreas da empresa, produza resultados consistentes, lidere equipes e até mesmo compreenda melhor as pessoas com quem sua marca se relaciona. 

7. Continue se aperfeiçoando

Se você acompanha o mercado de Marketing Digital nos últimos anos, ou apenas nesses últimos meses, certamente percebeu que tudo muda muito rápido. Novas plataformas surgem, o comportamento de consumidores se altera, novos desafios aparecem e fica cada vez mais difícil chamar atenção do público. 

Parar de se aperfeiçoar não é mais uma opção para quem trabalha com Marketing Digital. Cultivar uma postura de aprendizagem contínua é a forma que profissionais T-shaped têm de desenvolver uma visão de todo ao mesmo tempo que imergem em sua área de atuação específica. Nessa rota, cursos rápidos, conteúdos ricos e trocas com pessoas da área são fundamentais para não perder a corrida.

….

Esperamos que este artigo ajude você em sua caminhada no universo digital. Trabalhar com Marketing Digital em 2021 pode trazer novos desafios, mas a postura proativa de buscar conhecimento certamente se torna um trunfo nesse contexto. 

Todas essas transformações que você está vendo têm como pano de fundo o Mundo VUCA, que exige uma mudança de mentalidade para ser encarado. Será que você já desenvolveu um Mindset Digital? Descubra lendo nosso e-book gratuito.

Posts Relacionados

13 min de leitura

6 tendências do Marketing Digital para 2021 | Digital Trends

Felipe Witt, da Vee Benefícios, Beatriz Guarezi, da Liv Up, e Taís Barboza, da Cia da Consulta apontam as tendências do ...

Artigo Completo
8 min de leitura

Storytelling: tornando sua marca ouvida e amada no universo digital

O mundo digital parece estar barulhento demais para tornar sua marca ouvida? Entenda como uma estratégia de brand storyt...

Artigo Completo
6 min de leitura

Como o Airbnb usou o Growth Marketing para crescer exponencialmente

Entenda o ciclo infinito de experimentos que são a base do Growth Marketing, se inspire com o case do Airbnb e descubra ...

Artigo Completo