Você sabe fazer Marketing de Performance? Veja como otimizar anúncios

Saiba mais sobre Marketing de Performance, uma estratégia baseada em dados, com ações totalmente mensuráveis. 


A mídia paga faz parte do trabalho de profissionais de Marketing Digital, por isso, é essencial dominar o conceito de Marketing de Performance para atuar na área e garantir bons resultados.

Muitas empresas e empreendedores resistem em investir em anúncios por medo de não terem o retorno adequado e desperdiçarem recursos financeiros. 

No entanto, ao contar com o conhecimento e a experiência de profissionais de performance, as chances de construir campanhas de sucesso aumentam consideravelmente — afinal, estamos falando de uma metodologia 100% focada em mensuração.

Continue a leitura do post para se aprofundar no conceito de Marketing de Performance e saber como usá-lo a seu favor e, claro, a favor dos seus anúncios!

Marketing de Performance: o que é e como fazer?

O Marketing de Performance é uma estratégia do Marketing Digital focada em métricas e indicadores, totalmente baseada em dados e atrelada à mídia paga.

Nessa estratégia, o anúncio é pago apenas quando a interação desejada acontece, por isso, é considerada de baixo risco e com potencial para maximizar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) das campanhas.

O objetivo é verificar se o investimento feito nos anúncios está dando o retorno esperado por meio do rastreamento dos resultados em tempo real.

Há cinco interações possíveis e a escolha varia, considerando principalmente a etapa do funil de Marketing que se pretende alcançar:

  • Impressões: número de vezes que o anúncio foi mostrado para as pessoas;

  • Cliques: quantidade de vezes que as pessoas clicaram no seu anúncio, ou seja, interagiram com ele;

  • Engajamento: número de interações realizadas com o anúncio;

  • Leads: quantidade de potenciais clientes gerados com o anúncio;

  • Novos clientes: enfim, o número de vendas obtidas por meio dos anúncios.

Como otimizar o Marketing de Performance para melhores resultados?

É comum se empolgar com as vantagens do Marketing de Performance e associar o sucesso da estratégia apenas à veiculação de anúncios. Não caia nessa, hein?

Para colher os frutos, é essencial ter um planejamento muito bem feito, acompanhar de perto todas as ações e saber analisar os dados coletados.

Somente assim os profissionais da área conseguem identificar se o caminho escolhido é o ideal e, se necessário, mudar o foco ou fazer ajustes.

Separamos algumas dicas para otimizar o processo. Confira!

Faça a segmentação correta dos públicos

Um dos maiores benefícios do Marketing Digital é poder definir exatamente quem você deseja alcançar com os seus anúncios.

Se pensar numa ação de Marketing tradicional, em mídias offline, isso é muito mais difícil, para não dizer impossível. 

Já nas plataformas de anúncios digitais, você consegue segmentar o público de forma bem detalhada: localização, gênero, idade, interesses e profissão são algumas das possibilidades. 

Aproveite essa vantagem para especificar o máximo possível quem é a pessoa certa para cada campanha e, assim, otimizar o investimento em mídia paga.

Entenda quais canais são relevantes

Para ter sucesso em uma estratégia de Marketing de Performance é fundamental conhecer os principais canais de divulgação e entender quais são os melhores para o seu público e objetivo. 

Veja alguns dos principais:

  • Facebook Ads;

  • Instagram Ads;

  • LinkedIn Ads;

  • YouTube Ads;

  • Google Ads.

A escolha da(s) plataforma(s) é um dos passos mais importantes de uma estratégia de mídia paga e impacta diretamente nos resultados. 

Afinal, não adianta fazer um anúncio maravilhoso em uma rede que o seu público não acessa, não é mesmo?

Por isso, dedique-se ao máximo para entender tudo sobre o comportamento da sua persona e, assim, identificar exatamente onde ela está. 

Lembre-se de que essa é uma estratégia paga, que muitas vezes gera uma insegurança nos decisores — afinal de contas, estamos falando de dinheiro! Então, quanto mais direcionamentos você tiver, maiores serão as chances de ter bons resultados.

Use dados para aperfeiçoar as campanhas

Todas as ações realizadas no Marketing de Performance geram dados, e esse é o maior diferencial dessa estratégia.

Como você consegue acompanhar os resultados constantemente, pode usar os dados obtidos para alterar campanhas em andamento, redirecionar futuras ações e otimizar o trabalho.

Essa possibilidade de mensuração praticamente em tempo real é o que faz o Marketing de Performance tão valioso para as empresas. 

Se você está tentando descobrir como trabalhar com Marketing Digital e entrar nessa área promissora, saiba que hoje muitos times contam com profissionais dedicados apenas à mídia paga. Essa pode ser uma excelente oportunidade para a sua carreira!

Junte conteúdo de qualidade e performance

Não dá para falar de Marketing Digital sem falar de conteúdo. Garantir que os conteúdos sejam atrativos, de qualidade e alinhados aos objetivos das campanhas é fundamental para o bom desempenho dos anúncios.

Vamos supor que você segmentou bem o seu público e definiu os canais certos para rodar cada campanha, ou seja, você conseguiu chegar às pessoas que gostaria.

No entanto, a sua mensagem não estava muito clara, tinha erros, uma imagem pouco atrativa e uma chamada nem um pouco convidativa para a ação. 

As pessoas podem até ver o seu anúncio, mas provavelmente não terão nenhuma interação com ele. Tudo bem que, no Marketing de Performance, você não vai pagar por ele — mas também não vai ter nenhum retorno positivo, concorda?

Por isso, invista na parceria entre conteúdos de qualidade e dados concretos para uma estratégia eficiente!

E não se esqueça de olhar também para a produção de conteúdo em outros canais, não somente pagos.

Uma campanha de mídia paga bem planejada e executada, em conjunto com uma estratégia de mídia orgânica, tem um potencial enorme e pode ser o que faltava para aumentar o ROI da empresa!

Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre essa relação. Esse é o seu caso? Então, assista à aula "Conteúdo Relevante e Anúncios" do nosso curso gratuito de Marketing Digital e aprofunde os seus conhecimentos em Marketing de Performance!

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia