Logo Somos Tera
Nossos Cursos
somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

Buyer persona: template e formas de usar na sua estratégia de Inbound

  • Por: Redação Tera
  • Data: 17, mar 2021
6 min de leitura

Use um canvas para direcionar a criação da sua buyer persona e tenha melhores resultados nas suas iniciativas de Marketing Digital.

Foto de RF._.studio no Pexels

Sua empresa provavelmente sonha em encontrar o cliente ideal, começar um relacionamento e nutrir esse contato por um longo tempo de vida, gerando muitos lucros para o negócio. Mas, antes de concretizar esse conto de fadas do Marketing Digital, você vai precisar entender de fato o perfil desses clientes. Para isso, o template de buyer persona será essencial na sua estratégia.

Buyer personas são perfis semi-fictícios de seus clientes ideais. Elas têm a função de personificar o alvo da comunicação da marca, evitando que o negócio se direcione às pessoas erradas e perca tempo na captação e nutrição de leads.

Infelizmente, traçar a buyer persona não é uma prática adotada por todas as empresas, principalmente por muitas não saberem como executar esse processo. Neste artigo, vamos mostrar como usar um template de buyer persona para estruturar essa parte do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Curso gratuito Digital Marketing Essentials Inscreva-se

O que é buyer persona?

A buyer persona é uma peça fundamental na estratégia de Inbound Marketing. Isso porque toda estratégia de Inbound se resume a conversar com a pessoa que é sua futura cliente, entender quais são as dores dela e mostrar soluções por meio de conteúdos de qualidade e de autoridade.

Leia também: Branding na prática: o guia para criar uma plataforma de marca

Ou seja, são personagens com características dos seus clientes ideais que te ajudam a definir e executar as diversas estratégias de Marketing, compreender melhor quem é seu consumidor ou usuário e quais as suas reais dores. Inclusive, é válido pensar também na persona negativa ou anti-persona, aquela que você não quer para a sua empresa.

Traçar as buyer personas permite atender melhor às demandas, alinhar os interesses às jornadas, planejar as estratégias com mais assertividade, calibrar melhor a sua mensagem, pensar nos canais de maior impacto e como conseguir retornos maiores com as ações. 

Como usar um template de buyer persona?

Criar buyer personas requer pesquisa, tempo e análise. Principalmente, porque elas precisam ser construídas em cima de dados reais e não baseadas em hipóteses. Por isso, um template de buyer persona ajuda a tangibilizar sua estratégia e deixar claro com quem sua marca está se comunicando.

Ainda existe uma certa confusão entre os conceitos de público-alvo e buyer persona. Enquanto o primeiro está relacionado a um grupo de pessoas que o negócio deseja atingir, o segundo trabalha em cima dos detalhes como:

  • nome;

  • dados demográficos;

  • comportamentos;

  • necessidades;

  • metas.

Ou seja, são ideias complementares e não excludentes. Outro conceito bastante conhecido é o de proto-persona. A diferença entre buyer persona e proto-persona é que a primeira é baseada em dados coletados por entrevistas com o público, enquanto a segunda é construída de acordo com uma visão interna do time de Marketing Digital, Produto ou Vendas. Assim, é essencial validar a proto-persona e transformá-la em uma buyer persona confiável para trabalhar.

Veja a seguir um template de buyer persona que você pode seguir. 

template de buyer persona da teraClique na imagem para ampliar e baixar o template de buyer persona.
 

Esse modelo, também conhecido como canvas de buyer persona, permite que profissionais de Marketing Digital tenham uma base sólida para fazer entrevistas, extrair insights e montar esses perfis fictícios.

Para começar a traçar as buyer personas usando um template é importante fazer as perguntas certas para, assim, identificar o objetivo e quais os reais problemas dos seus clientes. 

A ideia é coletar informações que te mostrem como seu produto ou serviço realmente pode ajudá-lo. Desafie suas suposições e entenda as pessoas e os contextos.

Você pode fazer isso com entrevistas online ou telefonemas, questionários online ou até pesquisa de campo. Depois, complementar as informações com análise de tendências, interesses e com benchmarking.

Agora, se o seu negócio for B2B, as buyer personas estarão focadas nas informações coletadas com os tomadores de opinião e em características específicas das empresas.

Que tal preencher o canvas de buyer persona como um exercício prático? Em seguida, você pode reunir as informações usando storytelling para contar de forma atrativa sobre o perfil desse personagem.

Como usar buyer personas no dia a dia?

No final, tanto trabalho vale a pena. Usar buyer personas na sua estratégia de Marketing Digital traz ganhos comprovados de retorno sobre o investimento em diversos canais.

A Skytap, grande empresa de computação em nuvem, por exemplo, conseguiu aumento de 210% de tráfego e 124% nas receitas da versão norte-americana do site, utilizando conteúdos direcionados pelas buyer personas para gerar e converter leads.

A ideia é usar as suas personas para direcionar o planejamento de todas as estratégias de Marketing Digital logo depois que forem criadas. Na hora de definir os objetivos, as metas e os indicadores, você também vai selecionar para qual persona aquela ação será direcionada.

Ao definir a precificação, você vai levar em consideração quanto a sua persona estaria disposta a pagar. Ao pensar no layout do seu site, você vai considerar quais conteúdos serão valiosos para resolver suas dores.

Ao planejar as campanhas de mídia paga, serão as buyer personas que irão definir a segmentação do público e como criar uma mensagem mais atrativa. Já na criação de conteúdo, você vai pensar como elas e criar diferentes formatos de conteúdos para diferentes necessidades em diferentes etapas da jornada de compra.

Uma vez criadas, as buyer personas são onipresentes. Elas permitirão entender como criar um produto que ajude seus clientes, resolva seus  problemas e acrescente valor às suas vidas. 

Acima de tudo, conhecer suas personas a fundo oferece a oportunidade de criar vínculos entre elas e a marca. Esperamos que nosso template de buyer persona ajude você a direcionar melhor sua estratégia e ter a ferramenta necessária para suas entrevistas.

....

Inbound Marketing, personas e Branding são apenas alguns dos conhecimentos essenciais para se destacar em Marketing Digital. Descubra no nosso artigo “T-shaped marketer: veja o caminho para ter sucesso em Marketing Digital” quais são as outras skills que você precisa desenvolver.

Posts Relacionados

8 min de leitura

Como criar um mapa de empatia para entender sua persona?

Aplique na prática um canvas de mapa de empatia que vai ajudar você a pensar produtos e estratégias realmente alinhados ...

Artigo Completo
8 min de leitura

13 perfis profissionais de Marketing Digital: descubra qual caminho seguir

O Marketing Digital se desdobra em diversas áreas de atuação. Entenda quais são as possibilidades para se desenvolver e ...

Artigo Completo
14 min de leitura

Branding na prática: o guia para criar uma plataforma de marca

Tenha uma visão completa sobre o que é Branding e descubra como a plataforma de marca é essencial para tangibilizar sua ...

Artigo Completo