Inbound e Outbound Marketing: dois caminhos para a geração de leads

Entenda os conceitos de Inbound e Outbound e aprenda a escolher o caminho mais adequado na hora de criar um plano de Marketing.

Foto de Andres Ayrton no Pexels

Se você trabalha ou pensa em trabalhar com Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar em Inbound e Outbound. No entanto, apesar de serem conceitos muito comuns na área, ainda geram muitas dúvidas.

Algumas pessoas acreditam que o Inbound chegou para assumir o lugar do Outbound, mas a verdade é que as duas estratégias são igualmente válidas — desde que a jornada do consumidor seja considerada. 

Isso é o mais importante e é o que define qual é a melhor aposta para cada momento de compra.

Entenda melhor o significado de Inbound e Outbound e veja quando e como usar cada um deles no seu plano de Marketing Digital!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia que usa conteúdo para atrair, se comunicar e construir um relacionamento com o público-alvo.

Enquanto no marketing tradicional o objetivo é anunciar produtos e serviços diretamente para as pessoas, no Inbound esse processo é mais sutil e a longo prazo. 

A ideia é fazer com que as pessoas cheguem até as marcas de forma mais natural, mesmo que, no momento, não estejam preparadas para efetuar a compra. 

Podemos resumir dizendo que a aposta do Inbound é na preparação (ou nutrição, em termos mais usados no Marketing) de pessoas qualificadas para se tornarem clientes. 

E tudo isso acontece por meio de conteúdos relevantes, produzidos em canais de Marketing como blogs, redes sociais e site, para serem encontrados nos mecanismos de busca e atraírem as pessoas certas.

Por isso, é conhecido também como Marketing de Atração.

Como criar estratégias de Inbound?

As estratégias de Inbound podem ser variadas, mas o Marketing de Conteúdo é uma das principais ferramentas de Marketing Digital usadas nesse formato.

Por meio de conteúdo atrativo e educativo, as marcas mostram que entendem dos temas relacionados ao seu nicho de atuação, construindo relevância no mercado e conquistando a confiança do público-alvo.

Por isso, na hora de criar uma estratégia de Inbound, é importante entender muito bem a pessoa que você quer alcançar. 

  • Onde ela está?

  • Como ela consome conteúdo? 

  • Qual é o formato preferido? 

  • Quais são as suas principais dores e interesses?

Essas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas para direcionar seus esforços de Inbound Marketing. 

O principal é investir bastante em branding, pois esse posicionamento será o responsável por atrair as pessoas certas na hora certa.

Blog

Segundo dados apresentados na Lista de Estatísticas de Marketing para 2021 da Hubspot, 89% dos profissionais de Marketing de Conteúdo usaram blog posts em suas estratégias de criação de conteúdo em 2020. 

Além disso, os blogs estão entre as três principais formas de mídia usadas em conteúdos de estratégia atualmente.

Por isso, cada vez mais empresas têm investido na produção de conteúdos relevantes para seus blogs, usando as etapas principais do Inbound para atrair mais pessoas e melhorar as taxas de conversão.

Mídias sociais

As redes sociais também são importantes canais de produção e compartilhamento de conteúdo. 

Voltando às estatísticas reunidas pela Hubspot, a expectativa é de que o número de usuários de mídias sociais chegue a cerca de 3,43 bilhões em 2023 (Statista, 2020).

Usar essas mídias na estratégia de Inbound ajuda a trazer visibilidade para a marca, além de ser um excelente ambiente para encontrar potenciais clientes engajados e dispostos iniciar conversas com marcas alinhadas nos seus propósitos e interesses.

Site

O site da empresa também é um canal valioso para a sua estratégia de Inbound.

Investir na produção de conteúdos completos, de qualidade e que realmente entreguem algum valor para a persona é uma das formas de usar esse canal para atrair as pessoas e fortalecer o relacionamento entre a marca e seus potenciais clientes.

SEO

Não dá para falar de Inbound Marketing sem falar de Search Engine Optimization (SEO).

Aproximadamente 64% dos profissionais de Marketing investem tempo em SEO, de acordo com dados de 2020 da Hubspot. E não é à toa. 

Usar as técnicas de SEO e VSEO (com foco em vídeos) é fundamental para melhorar o desempenho nas buscas e entregar exatamente o que as pessoas (e, consequentemente, o Google e outros mecanismos de busca) desejam.

O que é Outbound Marketing?

Já o Outbound é o Marketing mais tradicional, ou seja, é uma estratégia interruptiva, que aposta em anúncios e propagandas durante suas interações com o público.

  • Está andando na rua e recebeu o panfleto de uma marca? Outbound.

  • Está assistindo televisão, ouvindo o rádio ou folheando uma revista e viu um anúncio? Outbound.

  • Recebeu uma ligação ofertando produtos ou serviços (as chamadas cold calls)? Outbound.

Mas não é só nas mídias tradicionais e em ambientes físicos que o Outbound Marketing acontece. 

Os anúncios pagos em redes sociais e mecanismos de busca, bem como o envio de cold mails também são estratégias de Outbound, afinal, o foco é gerar um desejo imediato e fazer as pessoas consumirem o que está sendo oferecido.

Como criar um plano de Outbound?

Aqui, vamos focar na criação de um plano de Outbound online, afinal, o Marketing Digital tem se mostrado uma vertente cada vez mais importante para as empresas que querem se destacar no mercado.

No caso do Outbound, o foco está nos anúncios. Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Google Ads… os canais e possibilidades são vários, e a escolha depende da sua buyer persona

Por ser uma estratégia mais intrusiva, é importante selecionar bem onde e como fazê-la para alcançar os resultados desejados e não desperdiçar tempo e dinheiro. 

Além disso, ações de Outbound feitas sem planejamento e foco podem ter o efeito contrário e, em vez de conquistar clientes, afastar as pessoas por serem excessivamente invasivas.

Qual é a melhor estratégia para você?

Como você viu neste conteúdo, a principal diferença entre Inbound e Outbound é o caminho percorrido. 

No Inbound, as pessoas chegam às empresas e, quando estão prontas para se tornarem clientes, manifestam seu interesse.

Já no Outbound, é a empresa quem vai atrás dos potenciais clientes para anunciar diretamente seus produtos e serviços.

Por isso, se quer saber qual é a melhor estratégia, a resposta é: depende. 

Muitos fatores devem ser considerados na hora de definir qual das duas estratégias será usada. 

Além disso, não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o ideal é usar o Inbound e o Outbound juntos e de forma complementar para ter uma estratégia completa, que inclui todas as possibilidades de alavancar as vendas.

No entanto, definir esse caminho é apenas um dos passos na hora de traçar o planejamento. Quer saber o que mais é necessário? Então confira o nosso conteúdo completo sobre o que é e como fazer um plano de Marketing eficaz!