15 Dicas de Marketing Digital para iniciantes, segundo especialistas

Separamos 15 dicas de especialistas para quem está começando a carreira no Marketing Digital.

Foto de Jopwell no Pexels

Se você está iniciando a sua vida profissional agora ou está fazendo uma transição de carreira para atuar no digital, deve ter várias dúvidas sobre como começar, o que priorizar e quais habilidades desenvolver, certo?

Nada melhor do que pegar dicas de Marketing Digital para iniciantes com especialistas de mercado — e é exatamente isso que reunimos neste post!

Continue a leitura para ver o que experts de empresas como Google, RD Station, Liv Up e iFood têm a dizer e se inspire para começar bem a sua jornada no Marketing Digital!

1. Invista na transição da sua carreira para o digital

Se você ainda tem dúvidas sobre levar ou não a sua carreira para o digital, essa é a hora de se decidir!

De acordo com Keiko Mori, Product Lead no Google: 

"A gente está falando de um mercado que só vai crescer, não vai reduzir. Algumas pessoas me perguntam se ainda dá tempo de entrar no digital. Não só dá tempo, como você deve, porque só vai continuar crescendo."

Buscar conhecimento na área de Marketing Digital, uma das mais promissoras do mercado, é uma excelente maneira de se preparar para essas mudanças e se destacar. 

Por isso, invista na sua educação: faça cursos de Marketing Digital gratuitos ou pagos, busque mentorias e participe de eventos na área para realmente mergulhar no mundo digita!

2. Aposte na transformação digital 

Se você tem uma empresa, investir na transformação digital é urgente. Mas, mesmo que você não tenha o seu próprio negócio, saiba que também tem um papel importante na transição para o digital.

Pessoas com pensamento inovador, habilidades de comunicação e foco em tecnologia se destacarão cada vez mais e terão ainda mais espaço para iniciarem diálogos e promoverem a inovação nas empresas, principalmente na área de Marketing.

Marina Mendonça, Líder de Marketing de Produto na RD Station acredita que: 

"Fazer alguma coisa já é melhor do que não fazer nada. Se você se acostumou com um Marketing tradicional ou sua empresa não tem Marketing e não sabe por onde começar, acho que o primeiro passo é escolher um canal, uma iniciativa, um meio de comunicação para você estudar e se desenvolver ali dentro."

3. Organize a rotina de freelancer, se essa for a sua realidade

Várias áreas estão começando a incorporar o trabalho freelancer e a perceber que contratar profissionais nesse formato pode ser vantajoso para ambos os lados.

No Marketing Digital, as possibilidades são diversas! Mas para aproveitar a liberdade e a flexibilidade do trabalho freelancer sem prejudicar a produtividade, é importante se organizar.

Débora Torri é sócia e diretora da BICHO e acredita que cada profissional tem as suas particularidades e o seu contexto, que são fundamentais para definir a melhor maneira de trabalhar e os melhores processos. 

Mas, de acordo com Débora, o networking pode ajudar a identificar boas práticas e caminhos:  

"Cada uma (pessoa) vai entendendo quais são seus métodos e algo que me ajudou muito foi conversar com colegas ao longo do processo, para entender como elas se organizavam."

Ainda sobre a rotina freelancer, Phelipe Xavier, Chief Marketing Officer na Bomtrato, afirma: 

"Você precisa mergulhar em uma seara de conteúdos e de habilidades para que você consiga fazer a sua jornada freelancer acontecer."

4. Desenvolva as habilidades essenciais para se destacar no mercado digital

O mercado digital não precisa apenas de profissionais com habilidades técnicas e conhecimento sobre as ferramentas.

Para crescer na carreira, uma das dicas de Marketing Digital para iniciantes é investir também nas habilidades comportamentais — ou soft skills.

Quer um spoiler do que você precisa desenvolver para se tornar indispensável no mercado digital?

André Senna, que é Estrategista de Produto na Tera, reforça que: 

"É importante unir o lado das habilidades em ferramentas, como plataformas de anúncios, com o lado mais humanitário de comunicação, estratégia, de escrita e de liderança."

5. Invista em especialização na área

Se quer saber não só como trabalhar com Marketing Digital, mas se destacar na área, é importante conhecer um pouco sobre tudo para entender como os conceitos e metodologias se relacionam e podem ser usados, separadamente ou em conjunto, para alcançar os melhores resultados.

Contudo, os profissionais T-Shaped, que sabem a base do Marketing, mas se especializam em uma determinada área, têm sido cada vez mais procurados. 

Leia também: T-shaped Marketing: o caminho para ter sucesso em Marketing Digital

Por isso, escolha a área que pretende seguir e invista na sua especialização para se destacar.

"Hoje, na nossa formação, a gente fica cada vez menos dentro de uma caixinha. Mesmo para quem quer se especializar em Marketing Digital, é importante seguir a lógica do profissional T (t-shaped marketer)", afirma Carolina Nucci, Chief Marketing Officer na wewe.

6. Prepare-se para encarar os desafios da área

O Marketing Digital é uma área em ascensão e cheia de possibilidades, mas também bastante complexa e competitiva.

Ao iniciar a sua jornada na profissão, prepare-se para encarar os desafios, aprender com erros e acertos e, principalmente, para testar, analisar dados e mudar sempre que necessário.

Danilo Almeida, Growth Marketing Manager na Salesforce, já adianta: 

"O Marketing Digital, em alguns aspectos, é mais trabalhoso. O que antes você colocava uma propaganda em um grande canal e já resolvia, hoje você precisa analisar os dados e canais para tomar sua decisão e otimizar ao máximo o orçamento que você tem para garantir seu objetivo."

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia

7. Produza conteúdo de qualidade

"Antigamente, quando se falava em Marketing de Conteúdo, se pensava a estratégia de conteúdo apenas como conteúdo escrito. E hoje em dia, conteúdo é tudo." - Beatriz Guarezi, Brand Manager na Liv Up.

Mantenha essa dica de Marketing Digital para iniciantes em mente e não se esqueça de focar na produção de conteúdo - uma estratégia extremamente relevante para a área.

Saber se comunicar nos mais diferentes canais, seja por imagens, vídeos ou textos, é um diferencial importante para quem quer seguir uma carreira na área e conquistar espaço no mercado.

8. Entenda as mídias pagas

Alcançar tráfego e conseguir conversões com uma estratégia orgânica é maravilhoso, mas muitas vezes são as mídias pagas que impulsionam e aceleram o crescimento de uma campanha.

Por isso, entenda como elas funcionam e acompanhe as principais práticas da área para saber como investir dinheiro em anúncios e ter o retorno desejado.

Sobre mídias pagas, Beatriz Mendes, Head de Marketing LATAM na Sinch, afirma: 

"Às vezes as pessoas acham que fazer performance é fazer um anúncio e colocar dinheiro e aí todo o drive vai ser o dinheiro. Não vai ser, porque, se não aparecer um conteúdo relevante no vídeo da pessoa, esse anúncio vai passar despercebido e meu Marketing não vai ser efetivo."

9. Tenha um portfólio atrativo

Mesmo os iniciantes precisam de um portfólio de Marketing para exibir suas habilidades e melhores trabalhos. 

Caso ainda não tenha experiência, você pode construir o seu de muitas outras formas, como trabalhos voluntários, análise de campanhas de marcas famosas e projetos pessoais. 

Você pode criar algo seu, como um site, blog ou perfil nas redes sociais, para expor o que você sabe fazer, começar a construir o seu espaço no mercado e ainda usá-lo como portfólio na hora de buscar oportunidades.

Beatriz Guarezi, da Liv Up, apoia esse caminho: 

"Para quem quer migrar para uma área de Marketing e aprender coisas novas, minha dica é criar um lugar de experimentação para você."

10. Faça networking

O networking é um dos melhores caminhos para conhecer novas pessoas, encontrar oportunidades de trabalho e acelerar o desenvolvimento da sua carreira.

Nesses encontros, você consegue entender melhor o mercado e descobrir como se aperfeiçoar, sem contar que esses relacionamentos são excelentes para construir parcerias de sucesso e prospectar clientes.

Existem várias possibilidades para fazer networking, como participar de eventos, entrar em grupos de discussão, fazer cursos e mentorias, entre outras. Não existe uma fórmula ideal. 

Débora Totti, da Bicho, afirma: 

"Esse processo não precisa necessariamente ter uma metodologia definida ou algo engessado."

Encontre o jeito que melhor se encaixa na sua rotina — o importante é se conectar com as pessoas!

11. Prepare-se para os processos seletivos

Os processos seletivos costumam ser muito temidos, mas boa parte da preocupação pode ser amenizada se você se preparar e se sentir confiante para falar sobre a sua carreira, seus interesses e, principalmente, sobre como você pode contribuir para a empresa.

Além de se preparar emocionalmente, lembre-se de customizar a sua candidatura para as vagas e pensar em respostas alinhadas à cultura da empresa para a qual está se candidatando e à função desejada.

Veja algumas dicas de Marketing Digital para iniciantes vindas de especialistas sobre os tão importantes momentos de candidatura e processo seletivo.

Cláudio Azevêdo, Head de Marketing no Zé Delivery:

"Eu costumo dizer que menos é mais nessas horas de candidatura. Uma forma de se preparar para qualquer entrevista é conseguir entender para onde o mercado de Marketing está indo, até para que vocês consigam se preparar na carreira."

Mel Ruiz, Redatora no PicPay:

"Mostre cursos que você tenha feito, que vão te direcionar para uma área mais específica de atuação. O que você já fez para afunilar sua formação? Em quais projetos você já participou? O que você posta e quem você segue nas redes sociais?"

12. Faça o seu plano de desenvolvimento

Uma das principais dicas de Marketing Digital para iniciantes, mas que serve para profissionais de todas as áreas: defina metas, saiba onde quer chegar e planeje-se para isso.

O plano de desenvolvimento é fundamental para você descobrir o que precisa aprender, quais experiências e conhecimentos ainda precisa ter e onde pode consegui-los.

Adalberto Silvestre, Gerente de Campanha dde Marketing LATAM na NVIDIA, afirma: 

"Um ponto essencial é o autoconhecimento. Você precisa se conhecer para saber onde quer chegar."

Por isso, descubra seus pontos fortes, seus interesses e o que você quer construir na sua carreira antes de traçar um plano. Com tudo isso em mente, será muito mais fácil planejar e conquistar a carreira que você deseja.

13. Saiba criar um plano de marketing

Segundo Felipe Witt, Chief Marketing Officer na Vee benefícios: 

"O plano de Marketing, antes de tudo, é uma ferramenta de comunicação que vai guiar o time e o trabalho daquele momento em diante. "

Com essa dica, deu para entender que o planejamento vai muito além de apenas definir passos, né? 

É necessário relacionar o que está sendo planejado com os resultados esperados para encontrar as metodologias ideais, orientar corretamente a equipe e conseguir executar as tarefas que realmente importam para a empresa.

14. Conheça as métricas do Marketing Digital

Vamos ver o que especialistas estão falando sobre métricas e dados? 

Após ler essas citações, com certeza você entenderá como eles são peças-chave do Marketing Digital:

"Profissionais de Marketing estão se tornando, cada vez mais, profissionais de dados." Augusto de Souza, Gerente de Growth Marketing no iFood

"A cada segundo a gente recebe muita informação dos nossos usuários e possíveis usuários através das redes sociais." Luiza Heinrich, Estrategista de Mídia Social na Rappi

"(...) não é só gerir dados, mas retroalimentar esses dados, porque à medida que a gente vai evoluindo no processo de consumo, os dados mudam drasticamente, até de um mês para outro." Danielly Fonseca, Marketing de Produto no will bank

15. Prepare-se para lidar com muitas mudanças

Por fim, vamos para uma dica para apaziguar um pouco os corações.

Sabemos que, principalmente no início da carreira em Marketing Digital, os cenários instáveis, de muitas mudanças, transformações, dados e inovações pode ser um pouco assustador.

Mas um dos pontos positivos da área é exatamente isso: estar em constante mudança, se adaptando ao mundo, à sociedade e às novas demandas. 

Então, veja o que alguns experts têm a dizer sobre isso:

"Para quem está começando, eu quero falar que vai ficar tudo bem, todos estão aprendendo."  - Marina Mendonça, RD Station

"O mais importante é estar ok com mudanças, porque mudanças vão acontecer e fazem parte da dinâmica do digital, do início ao fim." - Danilo Almeida, Salesforce

"Entender onde você quer chegar também está relacionado ao tempo e, por isso, não pode faltar planejamento." - Tais Barboza, Gerente de Performance na Cia da Consulta

...

Esperamos que, com essas incríveis dicas de Marketing Digital para iniciantes, você tenha ainda mais energia para construir e acelerar a sua carreira na área. 

Mas sabia que você pode aprender e se inspirar ainda mais? 

Baixe o nosso e-book gratuito "56 dicas sobre Marketing Digital" e veja o que mais está sendo dito por especialistas de grandes empresas do mercado!