Logo Somos Tera
Nossos Cursos
somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

Analista de Marketing: o que faz, quanto ganha e onde pode trabalhar

  • Por: Redação Tera
  • Data: 21, mai 2021
11 min de leitura

Analista de Marketing Digital é uma das profissões mais promissoras do mercado. Saiba mais sobre a carreira!


Com as empresas migrando pelo menos parte de seus negócios para o online, a profissão de analista de Marketing, principalmente Digital, apenas se fortalece. Não é à toa que muitas vezes é apontada como uma das profissões do futuro.

Essa profissão é extremamente estratégica para os negócios que precisam de pessoas antenadas em tecnologia, no mercado e no comportamento dos consumidores. Ou  seja, todos!

Você quer aproveitar as previsões otimistas para a área e trabalhar com Marketing? Então, precisa saber exatamente quais são as atribuições dessa profissão e quais competências são essenciais para se destacar.

Confira essas e muitas outras informações e descubra como trabalhar com Marketing Digital sendo analista!

O que fazem analistas de Marketing?

Analistas de Marketing Digital precisam ter um conhecimento generalista, o que significa que precisam dominar as principais ferramentas e canais de Marketing Digital, e entender pelo menos o básico dos vários conceitos relacionados.

Mídia paga, SEO, Inbound Marketing, métricas, e-mail marketing, mídias sociais, Marketing de Conteúdo, Growth Marketing, entre outros canais precisam estar na mira de analistas.

São muitos conhecimentos necessários para saber elaborar as melhores estratégias, alinhar as ações nos diferentes canais e, o principal, contribuir para os resultados da empresa. 

Para trabalhar nessa área também é importante entender todo o ciclo de vida dos consumidores, pois só assim será possível trabalhar as estratégias ideais em cada etapa.

Conheça algumas das principais funções de analistas de Marketing:

  • elaborar o planejamento de marketing;
  • definir e gerenciar as campanhas;
  • analisar a concorrência para identificar oportunidades e se destacar;
  • analisar também o mercado de forma geral para buscar e aplicar tendências;
  • conhecer e transmitir o posicionamento da marca interna e externamente;
  • fortalecimento da imagem da marca por meio de ações de branding;
  • identificar oportunidades para parcerias, atração de novos clientes, criação de produtos;
  • levantar dados e definir personas;
  • fazer a gestão das redes sociais — criação e revisão de conteúdo, atualização e acompanhamento;
  • elaborar e otimizar estratégias para atrair tráfego orgânico;
  • dominar técnicas de SEO e acompanhar as mudanças e novidades da área;
  • planejar, gerenciar e acompanhar as campanhas pagas;
  • analisar métricas e indicadores;
  • construir relatórios de resultados para validar as ações realizadas e muito mais!

Todas essas atribuições servem para, no fim, alcançar o objetivo principal da equipe de Marketing e do negócio: aumentar as vendas.

Onde analistas de Marketing podem trabalhar?

Atualmente, é comum encontrar vagas de analista de Marketing em praticamente todos os setores.

A transformação digital — que já estava em andamento, mas foi impulsionada pela pandemia de Covid-19 — tornou profissionais dessa área ainda mais valiosos e procurados pelas empresas.

Se anteriormente era mais comum encontrar vagas em empresas de tecnologia, startups e comércio, hoje dá para atuar na área em muitos segmentos diferentes!

Negócios das áreas de saúde, finanças, mercado imobiliário, educação e muitos outros setores estão contando cada vez mais com profissionais capacitados em Marketing para acelerar seu desenvolvimento.

E também dá para trabalhar dessas três formas:

  • em agências: prestando serviços para os clientes;

  • in house: atuando internamente na equipe de Marketing da empresa, com foco total na estratégia do negócio;

  • como freelancer: neste caso, o profissional não está associado a nenhuma empresa, apenas presta serviços como autônomo para clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, por tempo determinado.

Qual é o salário de Analista de Marketing?

De acordo com o Glassdoor, o salário médio de analista de Marketing no Brasil é R$3.000,00.

No entanto, é importante considerar as diferenças conforme a cidade, maturidade da empresa e nível de senioridade (júnior, pleno ou sênior).

Se você é iniciante no Marketing, provavelmente começará em uma vaga júnior e com um salário mais baixo. Conforme o seu crescimento na carreira, o nível aumenta e o salário também. 

Ainda segundo o site, no país um salário de R$5.000,00 é considerado alto para analistas. Mas isso não significa que esse é o máximo que você pode receber trabalhando com Marketing.  

Ao crescer na carreira, você pode migrar para cargos de gerência ou especialista — onde há mais responsabilidades, mas também salários mais altos.

Quais são as habilidades essenciais para analistas de Marketing?

Analistas de Marketing Digital, e de Marketing de maneira geral, precisam desenvolver algumas habilidades para realizarem bem todas as tarefas associadas à função.

No que diz respeito às habilidades técnicas, é fundamental conhecer as principais ferramentas de Marketing Digital usadas, como Search Console, Google Analytics, Keyword Planner, Google Ads, Semrush e Mailchimp.

Por ser uma profissão generalista, saber usar pelo menos os recursos básicos de cada plataforma e extrair os dados necessários já é suficiente para elaborar boas estratégias.

Com o tempo, você vai se familiarizando com outras ferramentas e também com as funcionalidades mais avançadas das que já usa no dia a dia.

Mas nem só de habilidades técnicas vivem os analistas de Marketing. 

Principalmente por trabalharem em uma área tão inovadora, com foco nos clientes e no crescimento dos negócios, e em contato constante com outras equipes, as softs skills — habilidades sociais e comportamentais — são essenciais!

Veja a seguir algumas das soft skills mais valorizadas nesses profissionais.

1. Pensamento crítico

Profissionais com pensamento crítico têm mais facilidade para analisar dados, identificar problemas, fazer os questionamentos certos e elaborar as estratégias ideais para gerenciar cada situação.

O Marketing Digital é uma área cheia de indicadores de desempenho e métricas. Sem esse pensamento voltado para a análise de dados, será mais difícil extrair, organizar e usar as informações colhidas.

Além de os dados servirem para saber o que está dando certo e o que precisa melhorar, também ajudam a defender a estratégia na empresa. Principalmente em negócios mais convencionais e pouco adaptados ao mundo digital, é comum ter uma certa resistência inicial para ações de Marketing. 

Entretanto, com uma capacidade bem desenvolvida de analisar fatos e encontrar soluções, será muito mais fácil vender a sua ideia e da sua equipe para as pessoas decisoras da organização.

2. Organização

Mudanças, dados, ferramentas, muitos canais de comunicação, várias ações acontecendo ao mesmo tempo…

Já imaginou lidar com tudo isso sendo uma pessoa extremamente desorganizada? É bagunça na certa, né?

Profissionais com alta capacidade de organização podem se sair melhor no malabarismo de tarefas e responsabilidades exigidas de analistas de Marketing. 

Nessa carreira, é legal ser aquela pessoa que ama uma planilha, adora organizar todos os arquivos em pastas bem identificadas e monitorar direitinho tudo o que está acontecendo.

Assim, você não perde nenhum detalhe e se prepara melhor para momentos mais desafiadores, como mudanças significativas na empresa, implantação de novas campanhas e lançamento de produtos.

3. Proatividade

Segundo o dicionário, proativo é aquele "que se antecipa a futuras mudanças ou problemas". Ou seja, proatividade é mostrar iniciativa, aproveitar oportunidades e se adaptar.

No Marketing Digital, as coisas acontecem e mudam em uma frequência muito alta. 

Portanto, é excelente contar com pessoas que consigam pensar e agir antecipadamente, evitando problemas ou amenizando as consequências. 

4. Excelente comunicação

Não só analistas, mas todos os profissionais de Marketing precisam ter ótimas habilidades de comunicação escrita e verbal.

Como trabalham com campanhas e conteúdos que conversam diretamente com o público, é fundamental saber transmitir a mensagem de uma forma clara, objetiva e alinhada à linguagem da marca.

Já a comunicação verbal não contribui apenas para o relacionamento com o cliente. Essa habilidade facilita a construção de um bom relacionamento na equipe e com outros times, principalmente de Vendas, com quem devem trabalhar de forma integrada.

5. Criatividade

Ter criatividade é mais uma das habilidades que não podem faltar em analistas de Marketing Digital.

Criar campanhas inovadoras, propôr melhorias e novas soluções e dar boas ideias pode ser muito mais fácil para pessoas criativas e com ótimas intuições.

Mas não pense que só quem já nasceu com o talento da criatividade pode ser dar bem em áreas criativas.  

Existem várias maneiras de exercitar essa habilidade e duas delas são: consumir conteúdos diversos e com regularidade para aumentar seu repertório e produzir conteúdo! Uma ideia genial não surge do nada e, muitas vezes, só aparece depois de muitas tentativas.

Por isso, não ter receio de colocar os pensamentos em prática pode ser uma excelente forma de acordar o seu lado criativo!

Como ser Analista de Marketing Digital?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de analistas de Marketing Digital e decidiu iniciar a sua carreira na área? 

Então confira alguns passos para se preparar!

Entenda se tem as habilidades necessárias

O primeiro passo é identificar se você tem as habilidades necessárias ou disposição para desenvolvê-las. 

Nem todos os profissionais terão todas as competências muito bem desenvolvidas, mas é importante saber quais são seus pontos fortes e onde precisa ter uma atenção maior e se aprimorar.

Listamos no tópico anterior quais são as principais, mas mais algumas podem ser exigidas dependendo da empresa, do setor e da maturidade da equipe.

Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Depois, é hora de focar na mentalidade e se preparar para lidar com muitas mudanças e ambientes bastante desafiadores! 

O Marketing é um setor que não para de evoluir, por isso, é essencial conseguir acompanhar as transformações, se adaptar a elas e contribuir para a implementação de melhorias.

Curso gratuito Digital Marketing Essentials Inscreva-se

Invista no seu aprendizado 

Quando dizemos que ser analista de Marketing é ser generalista, estamos dizendo que você terá que ter múltiplos conhecimentos, interesses e habilidades trabalhar em várias frentes.

Claro que, se for a sua intenção, você pode se especializar em determinadas áreas e, quem sabe, futuramente trabalhar com foco em estratégias específicas dentro das grandes possibilidades do Marketing Digital. 

Inclusive, profissionais com perfil T-shaped (com conhecimentos de base somados à especialização em áreas específicas) estão se tornando populares.

Mas, para começar, leia livros sobre o assunto e busque cursos de Marketing Digital que ofereçam essa base generalista e uma visão geral do que é o Marketing e quais são as melhores práticas.

Para atuar na área, algumas empresas requerem qualificações específicas, como graduação em Marketing, Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. 

No entanto, muitas oportunidades não incluem a graduação como requisito obrigatório, mas valorizam a conclusão de cursos livres reconhecidos no mercado e focados nos principais conceitos, tendências e ferramentas do Marketing.

Descubra o seu caminho no Marketing!

Ser analista de Marketing Digital é uma oportunidade incrível de aprender e se desenvolver em uma carreira bastante promissora.

Por ser uma profissão em ascensão, com certeza você encontrará muitas oportunidades e poderá conhecer as mais variadas possibilidades de atuação no Marketing até encontrar a melhor para você.

Já quer identificar logo onde você se encaixa? Conheça 13 perfis profissionais de Marketing Digital e descubra o caminho ideal para a sua carreira!

Posts Relacionados

7 min de leitura

6 formas de criar seu portfólio de Marketing - mesmo sem experiência

Veja por que e como criar o seu portfólio de Marketing mesmo sendo iniciante na área.

Artigo Completo
8 min de leitura

Marketing Digital para pequenas empresas: 3 dicas para começar

Entenda o potencial Marketing Digital para pequenas empresas e veja como começar a sua estratégia.

Artigo Completo
8 min de leitura

Marketing Analytics e o uso de dados na criação de campanhas e estratégias

Entenda o que experts falam sobre como o Marketing Analytics ajuda a transformar os dados em resultados na sua estratégi...

Artigo Completo