Como a Purple Metrics usa métricas de branding para alavancar o resultado de empresas tech

Conheça as estratégias por trás da Purple Metrics, solução que utiliza o poder da análise de dados para  sugerir insights de branding que vem ajudando empresas na área da saúde, alimentos e finanças a aumentar sua relevância no mercado.

O branding é uma poderosa estratégia para criar uma conexão duradoura com o público, tornando uma marca memorável e preferida na mente das pessoas. No entanto, muitas empresas ainda negligenciam o processo. 

 

Isso acontece porque muitos negócios acreditam que o investimento em branding não trará resultados imediatos para o negócio, priorizando estratégias de curto prazo.

purple-avatars1080-1

Para desmistificar esse e outros mitos sobre branding, contamos com a expertise de Guta Tolmasquim, CEO da Purple Metrics, que compartilhou dicas e estudos de casos sobre as empresas que conquistaram o coração dos consumidores através do branding estratégico. 

Quer saber os segredos por trás das marcas que amamos e como o branding pode ser uma poderosa alavanca para o sucesso de um negócio. Então vem conferir essa live:

Destaques do conteúdo: 

  • Branding é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para criar  e desenvolver a identidade e a imagem de uma marca e tem como objetivo criar uma conexão emocional com o público, fazendo com que ela seja lembrada e preferida na hora da decisão de compra. 

  • Marca é a forma como as pessoas percebem as empresas e o branding existe para construir uma marca de forma estratégica. Dito isso, confira alguns mitos sobre branding:

  • Mito 1: branding é só topo de funil

    Muitas vezes, associamos o branding somente à forma como a marca se comunica com o público em sua fase inicial (topo do funil). No entanto, aprenderemos que o branding pode e deve atuar em toda a jornada do cliente, desde a atração até a fidelização, influenciando positivamente cada etapa do processo de compra.

    Mito derrubado: o topo do funil é majoritariamente branding, mas o branding pode atuar em toda jornada.

  • Mito 2: branding é só longo prazo

    Outro mito comum é que o branding é uma estratégia de resultados a longo prazo, levando muitas empresas a negligenciarem seu investimento.Exemplos vindos da indústria cinematográfica mostram que o branding bem trabalhado, aliado a gatilhos estratégicos e de escassez, pode trazer ganhos perceptíveis desde os primeiros dias de ação.

    Mito derrubado: branding acumulado é mais fácil de notar, mas já começa a ter efeito nos primeiros dias.

  • Mito 3: branding é oposto à performance

    Branding e performance são frequentemente vistos como abordagens opostas, mas veremos como eles são complementares e podem impulsionar o sucesso de um produto ou serviço. Conhecer e se identificar com uma marca pode ser um fator-chave para atrair e reter clientes, tornando o investimento em branding uma peça fundamental para o desempenho do negócio.

    Mito derrubado: assim como gás e faísca, branding e performance são complementares.

  • Mito 4: branding não dá pra medir

    Como saber o que uma pessoa pensa sobre uma marca? Um dos desafios para algumas empresas é medir a eficácia do branding, mas veremos que existem diversas métricas disponíveis para analisar o impacto de uma marca, como buscas orgânicas, número de visitas ao site, NPS, engajamento em redes sociais e muito mais. E, claro, perguntando para o seu público alvo. Pesquisa é a chave!

    Além desses indicadores, o software da Purple Metrics vai além e consegue medir atributos de marcas, sentimento do consumidor e comportamento declarado. A partir da reunião desses dados, a ferramenta consegue fazer análises e tomar decisões estratégicas que ajudam a aumentar a relevância de uma marca.

    Mito derrubado: branding dá pra medir e traz resultado!

Nessa live do Tera Trends, tivemos a oportunidade de desmistificar conceitos em volta do branding e reconhecer seu valor como uma poderosa ferramenta para o sucesso de um negócio. Esperamos que os valiosos insights da Purple Metrics tenham sido úteis para a aplicação em seu negócio e que ele alacance cada vez mais o sucesso desejado.

É sempre muito bom aprender com experts que estão inovando e transformando o mercado de produtos digitais com suas ideias, liderança e iniciativas. Não perca as próximas!

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!