Conheça as estratégias por trás da Purple Metrics, solução que utiliza o poder da análise de dados para sugerir insights de branding que vem ajudando empresas na área da saúde, alimentos e finanças a aumentar sua relevância no mercado.
O branding é uma poderosa estratégia para criar uma conexão duradoura com o público, tornando uma marca memorável e preferida na mente das pessoas. No entanto, muitas empresas ainda negligenciam o processo.
Isso acontece porque muitos negócios acreditam que o investimento em branding não trará resultados imediatos para o negócio, priorizando estratégias de curto prazo.
Para desmistificar esse e outros mitos sobre branding, contamos com a expertise de Guta Tolmasquim, CEO da Purple Metrics, que compartilhou dicas e estudos de casos sobre as empresas que conquistaram o coração dos consumidores através do branding estratégico.
Quer saber os segredos por trás das marcas que amamos e como o branding pode ser uma poderosa alavanca para o sucesso de um negócio. Então vem conferir essa live:
Destaques do conteúdo:
Branding é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para criar e desenvolver a identidade e a imagem de uma marca e tem como objetivo criar uma conexão emocional com o público, fazendo com que ela seja lembrada e preferida na hora da decisão de compra.
Marca é a forma como as pessoas percebem as empresas e o branding existe para construir uma marca de forma estratégica. Dito isso, confira alguns mitos sobre branding:
Mito 1: branding é só topo de funil
Muitas vezes, associamos o branding somente à forma como a marca se comunica com o público em sua fase inicial (topo do funil). No entanto, aprenderemos que o branding pode e deve atuar em toda a jornada do cliente, desde a atração até a fidelização, influenciando positivamente cada etapa do processo de compra.
Mito derrubado: o topo do funil é majoritariamente branding, mas o branding pode atuar em toda jornada.
Mito 2: branding é só longo prazo
Outro mito comum é que o branding é uma estratégia de resultados a longo prazo, levando muitas empresas a negligenciarem seu investimento.Exemplos vindos da indústria cinematográfica mostram que o branding bem trabalhado, aliado a gatilhos estratégicos e de escassez, pode trazer ganhos perceptíveis desde os primeiros dias de ação.
Mito derrubado: branding acumulado é mais fácil de notar, mas já começa a ter efeito nos primeiros dias.
Mito 3: branding é oposto à performance
Branding e performance são frequentemente vistos como abordagens opostas, mas veremos como eles são complementares e podem impulsionar o sucesso de um produto ou serviço. Conhecer e se identificar com uma marca pode ser um fator-chave para atrair e reter clientes, tornando o investimento em branding uma peça fundamental para o desempenho do negócio.
Mito derrubado: assim como gás e faísca, branding e performance são complementares.
Mito 4: branding não dá pra medir
Como saber o que uma pessoa pensa sobre uma marca? Um dos desafios para algumas empresas é medir a eficácia do branding, mas veremos que existem diversas métricas disponíveis para analisar o impacto de uma marca, como buscas orgânicas, número de visitas ao site, NPS, engajamento em redes sociais e muito mais. E, claro, perguntando para o seu público alvo. Pesquisa é a chave!
Além desses indicadores, o software da Purple Metrics vai além e consegue medir atributos de marcas, sentimento do consumidor e comportamento declarado. A partir da reunião desses dados, a ferramenta consegue fazer análises e tomar decisões estratégicas que ajudam a aumentar a relevância de uma marca.
Mito derrubado: branding dá pra medir e traz resultado!
Nessa live do Tera Trends, tivemos a oportunidade de desmistificar conceitos em volta do branding e reconhecer seu valor como uma poderosa ferramenta para o sucesso de um negócio. Esperamos que os valiosos insights da Purple Metrics tenham sido úteis para a aplicação em seu negócio e que ele alacance cada vez mais o sucesso desejado.
É sempre muito bom aprender com experts que estão inovando e transformando o mercado de produtos digitais com suas ideias, liderança e iniciativas. Não perca as próximas!
Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.
Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!