Entenda como a visão de produto pode impactar e mudar a rota do seu negócio.
A visão de produto funciona como uma bússola para as decisões do time, inspirando pessoas a criar produtos mais interessantes, entregando resultados significativos para os usuários e impactando positivamente o negócio.
Em termos práticos, considere o exemplo da Airbnb. No início, sua visão era "criar uma plataforma que permitisse a qualquer pessoa se sentir em casa em qualquer lugar do mundo". Essa visão norteou suas decisões estratégicas e operacionais, resultando em uma experiência de usuário coesa e uma marca forte no mercado.
Ou seja, enquanto a estratégia é o "como", a visão é o "por que". Se a visão inspira, a estratégia ajuda a alcançar os objetivos. Nesse contexto, o principal papel da pessoa de produto é engajar e empoderar times ao redor da visão do produto, como destaca Leticia Gimenez, head de produto e expert da Tera.
Neste post, você vai conferir os elementos que compõem uma visão de produto, além de dicas de como desenvolver e comunicar uma visão de produto no seu negócio. Vamos nessa?
Uma visão de produto eficaz é baseada em pesquisa de mercado, mapeamento de oportunidades (necessidades de usuários) e necessidades do negócio. A visão deve ser abrangente e direcionada ao time interno.
Por ser um elemento norteador de toda a organização, a visão de produto deve ser comunicada de maneira clara e inspiradora. É importante que todos os stakeholders, do C-level ao desenvolvedor, sintam-se responsáveis e guardiões da visão de produto.
Dito isso, uma boa visão de produto ajuda a alinhar a equipe, promover um recrutamento mais ajustado e focado, além de facilitar a tomada de decisão consciente e a resolução de problemas reais dos usuários.
Também estimula a empatia, a clareza sobre trade-offs (escolhas difíceis entre opções de valor) e a transformação de ambiguidade em soluções específicas, promovendo um ambiente de trabalho mais criativo e eficaz.
Como já deu pra perceber, o objetivo de estabelecer uma visão de produto clara é impulsionar a estratégia de produto de uma empresa. Para ajudar no processo de elaborar uma Visão de Produto, existem ferramentas que trazem visibilidade ao processo e facilitam a comunicação com o time interno.
Uma das ferramentas mais simples e práticas é o Product Vision Board, criado por Roman Pichler para ajudar a organizar as informações que dão base a uma visão de produto. Essa ferramenta é interessante porque se divide em quatro áreas principais: Grupo-alvo; Necessidades do usuário; Produto; Alvos do negócio.
Após preencher a ferramenta, é preciso comunicar a visão de produto para que todos fiquem na mesma página. E aqui a dica é utilizar diversos canais de comunicação, como reuniões de equipe, workshops interativos e documentos visuais, para garantir que todos entendam e se sintam parte.
Espero que essas dicas ajudem a sua rotina em produtos. Mas se você deseja aprofundar seu conhecimento e ir um passo além em sua carreira, não deixe de conferir a aula sobre Visão de Produto com a expert Leticia Gimenez, que faz parte do curso Fundamentos de Product Management, e está na formação de Digital Product Leadership da Tera.
Baixe o programa e veja como a Tera te ajuda a avançar cada vez mais em sua carreira.
Até a próxima!