Descubra o que é o Github e para que ele serve

Saber o que é GitHub é essencial para profissionais de tecnologia que trabalham em equipe. Entenda!

Photo by Firza Pratama on Unsplash


Você provavelmente já viu esse termo por aí e se perguntou: o que é GitHub? Trata-se de uma plataforma muito comum entre pessoas de tecnologia, tanto profissionais que desenvolvem sistemas quanto cientistas de dados. A maioria das pessoas envolvidas nesse universo já tiveram que salvar código ou lidar com as configurações desse site em algum momento.

Um dos fatores que explicam o sucesso do GitHub é sua versatilidade. Ele é mais do que um simples repositório de código online, como veremos. Por isso, a sensação é de utilizar uma ferramenta que oferece inúmeras utilidades para os projetos pessoais e profissionais. 

Se quiser saber mais sobre o GitHub e entender melhor como criar um repositório lá, não deixe de conferir com atenção este post.

GitHub: o que é e para que serve

O GitHub é uma plataforma de armazenamento de código, gestão de projetos e também uma rede social para profissionais de desenvolvimento de software. É muito conhecido pela maioria das pessoas de tecnologia, principalmente por sua facilidade de uso e suas vantagens.

Vamos por parte explicando cada detalhe sobre esse site.

É um repositório de código, ou seja, um local onde você armazena as pastas e os arquivos que compõem um sistema, de maneira pública ou privada. 

Nele, ficam centralizados os arquivos para que integrantes de uma equipe tenham acesso online. Além disso, possui um ótimo sistema de controle de versão que permite lidar com alterações e regressar para estados anteriores em um código caso algum problema aconteça. Dispõe de um histórico de alterações também.

Da mesma forma, é um sistema para gestão de projetos, já que permite controle de tarefas em andamento, controle de cumprimento de metas e delegação de tarefas.

É uma forma de documentar um software que está sendo desenvolvido, com comentários acerca das alterações, manual de uso e documentos explicativos sobre a lógica. É também muito eficiente para organizar esses arquivos de forma transparente e fácil de visualizar. Perfeito, então, para o trabalho em grupo.

Contudo, mais do que isso, o Hub é também uma rede social para pessoas que programam. Além de permitir o networking entre profissionais e o compartilhamento de ideias e de código, possibilita trabalhar em projetos de outras pessoas e contribuir com soluções de problemas e aperfeiçoamentos. É comum, inclusive, que as pessoas se ajudem em uma lógica comunitária.

Da mesma forma, ter um perfil com vários projetos trabalhados no GitHub pode ser bom para sua carreira e até ajudar você a conseguir um bom emprego. Afinal, o perfil é usado também como portfólio do que você tem feito, em quais projetos tem trabalhado e como tem se dedicado. 

É comum também vermos o uso do Hub como uma forma de rastrear problemas e de gerenciar falhas e erros em sistemas. É uma forma eficiente de reportar esses erros e organizar as soluções, a partir do controle das issues (problemas).

Qual a diferença entre Git e GitHub?

Quando falamos sobre o que é GitHub, é comum que tenhamos uma dúvida acerca do conceito Git, que também é muito importante no universo do desenvolvimento de software. Neste tópico, vamos diferenciar os termos.

Primeiro, vamos começar definindo o Git. Trata-se da tecnologia de controle de versão dos códigos publicados e armazenados no site. Ou seja, é a ferramenta que permite gerenciar o histórico de mudanças, recuperar o sistema para uma versão estável e outras soluções bem interessantes.

Por outro lado, o Hub diz respeito ao espaço social que o site proporciona. É a rede social que possibilita o compartilhamento de contribuições e que viabiliza a conexão e o networking. No Hub, as pessoas aprendem juntas, resolvem problemas de outros projetos e evoluem juntas, como uma comunidade.

Então, o GitHub, com os dois conceitos aglutinados, representa essa plataforma completa que proporciona diversos benefícios e possibilidades como já mencionamos anteriormente.

Como criar um repositório no GitHub?

Começar no GitHub é muito fácil. Você precisa criar um repositório no site e então realizar uma conexão com os arquivos de sua máquina que você quer enviar para lá. A seguir, entenda como criar um repositório na plataforma.

Primeiro, crie uma conta e faça login. Em seguida, na página inicial, clique em novo repositório. Depois, insira o nome do repositório (que deve ser o nome do seu projeto) e continue.

data-science-github-repository

Fonte: blog do Gabs Ferreira

Em seguida, você deve abrir o bash ou prompt do seu PC e digitar o caminho da pasta que deseja subir para o GitHub. Então, digite git init. 

data-science-github-repo

Fonte: blog do Gabs Ferreira

Depois, adicione um “git add remote origin” com o link do seu repositório para que o git saiba onde está e consiga efetivar a conexão.

Pronto! Seu repositório está criado e devidamente conectado. Sempre que precisar adicionar uma mudança em um arquivo ou um novo arquivo, é necessário executar os seguintes passos em sequência:

  • git status: para ver as mudanças que serão enviadas;
  • “git add .”: para adicionar todos os arquivos;
  • git commit -m “mensagem”: para finalmente enviar, com uma mensagem que descreve a mudança que foi feita;
  • git push: para selar o envio.

Quais são as alternativas ao GitHub?

No universo do desenvolvimento de software, é sempre bom não depender unicamente de um app ou de uma plataforma. Até porque as necessidades mudam muito rápido e geram demanda por mudanças. Então, vamos conhecer agora algumas alternativas ao GitHub que você pode usar.

Gitlab

O GitLab é o principal concorrente do Hub, com uma diferença básica que é muito importante: permite criar repositórios privados gratuitamente. Além disso, é um site totalmente livre.

Bitbucket

O Bitbucket também é uma opção interessante que se beneficia com a limitação do GitHub acerca de repositórios privados. Nele, você pode criar um repositório privado gratuitamente de maneira simples. 

SourceForge 

Outro site muito usado é o SourceForge. Hoje, continua forte e recentemente ganhou um redesign que o deixou com uma cara moderna e mais intuitiva. 

….

Por ser uma das plataformas mais importantes para quem desenvolve sistemas, saber o que é GitHub é essencial, seja para quem atua em uma função de front-end, back-end, full stack, desenvolvimento mobile ou como cientista de dados. 

É fundamental para gerenciar projetos e colaborar com outras pessoas, bem como para manter códigos abertos. Além disso, o seu perfil pode virar o seu portfólio para ajudar na hora de conseguir uma vaga de emprego.

Gostou do conteúdo? Confira então este artigo elucidativo sobre front-end e back-end e entenda tudo sobre essas funções.