Transição de carreira: da Engenharia de Software para Ciência de Dados

Conheça a história de Gabriel Cypriano, que migrou da Engenharia de Software para uma carreira promissora como Cientista de Dados. Veja quais são as habilidades necessárias para atuar com Data Science.

Quando Gabriel Cypriano começou a trabalhar como Cientista de Dados, sequer tinha feito uma graduação específica para o tema. Sabia que as mudanças que havia escolhido para seu desenvolvimento profissional não seriam fáceis, mas se jogar sem medo é uma dica que ele leva para toda a vida.

Na bagagem, Gabriel levava uma faculdade em Ciência da Computação — que escolhera graças à descoberta da sua vocação lá na década de 80 quando, por curiosidade, mexia no computador do pai —  e 8 anos de trabalho como Engenheiro de Software.

Após sua formatura, viu na sua frente um leque de possibilidades que evoluíam e mudavam constantemente. No ramo de tecnologia, é assim: cria-se empregos novos e modifica os que já existem, além de transformar alguns em obsoletos e sem razão para existir.notebook com dados na profissão de cientista de dados

Novato com 8 anos de experiência

Com oito anos de bagagem em Engenharia de Software, Gabriel Cypriano, Cientista de Dados na Creditas, resolveu mudar a direção da sua carreira para Ciência de Dados. Mas, foi uma transformação consciente, quando se deu conta que todos os artigos que lia e tudo que consumia estava ligado à Ciência de Dados, deixou a inquietação de lado e começou a se jogar na área.

Enquanto era Engenheiro de Dados, lidava com Softwares — da criação a manutenção -, os códigos antigos foram, aos poucos, se transformando e abriram espaço a novos códigos, lidando com resultados de coleta de dados para criar estudos específicos, extrair e gerar conhecimento.

Sabe aquele sofá que apareceu como anúncio nas suas mídias sociais minutos depois de você ter acessado um e-commerce? Ou então aquelas camisetas sugeridas de acordo com seu perfil em uma loja que você ama? Por trás dessas funções, existe a inteligência e a manipulação de dados capazes objeto de estudo da ciência de dados.

Sobre inquietação e transformação

Embora já tivesse muito repertório com os anos de trabalho, não existia uma faculdade específica para isso. Geralmente, quem entra na área são pessoas formadas em faculdades como: Sistemas da Informação, Estatística, Matemática, Física e Ciência da Computação. Mas nenhuma dessas formações é um pré-requisito.

Mas, ter se formado em Engenharia de Software, fez Gabriel pegar vários atalhos: o conhecimento em programação e lógica matemática são alguns deles.

Começou pequeno, implementando melhorias em sua própria startup, a Songwish — cujo intuito era a recomendação musical apoiada nos artistas já escutados — e, depois de muito estudar resolver redirecionar sua carreira.

O que mais atrai os engenheiros de Software à migração talvez sejam as possibilidades que a Ciência de Dados traz, tipo identificar objetos em imagens e o reconhecimento de fala Ele comenta. “O que mais assusta talvez seja a complexidade da teoria, que envolve estatística, cálculo e álgebra linear.”

Habilidades necessárias para ser cientista de dados

Além de lógica de programação, princípios matemáticos como estatísticas e regressão ajudam o Cientista de Dados a encontrar esses avanços e soluções em direção à otimização de processos, potencialização dos lucros, melhor compreensão do cliente, e identificação de oportunidades.

Um profissional altamente capacitado ainda deve abraçar áreas complementares de maneira mais afunilada como marketing, finanças, vendas ou social media.

É indispensável, sobretudo, a pesquisa, porque o dia a dia consiste na checagem e alteração de trabalhos já feitos, em estar sempre alerta à detecção de erros, na busca por novos códigos e, enfim, na análise e categorização das informações, que devem ser expostas de modo claro ao resto da equipe.


Gostou de conhecer mais da carreira de Cientista de Dados e saber quais habilidades profissionais dessa área têm? Aproveite para conhecer as tendências de Data Science para 2021 em outro artigo que preparamos para você.