De projetos a produtos: a evolução da gestão

Entenda as diferenças cruciais entre gestão de projetos e produtos e prepare-se para liderar no mercado digital.

Cada vez mais será preciso conhecer os fundamentos da gestão de produtos digitais para se adaptar ao movimento de digitalização do mercado. A importância desse conhecimento reflete a necessidade crescente dos profissionais de desenvolver produtos que alinhem a estratégia da empresa com a estratégia do produto.

Para explorar esse tema, a Tera convidou Murylo Schulttais, especialista na área, para discutir os fundamentos da gestão de produtos digitais, destacar as diferenças entre gestão de projetos e gestão de produtos e compartilhar uma metodologia que vai te ajudar a navegar com confiança em um mercado em constante mudança.

Gestão de projetos vs. Gestão de Produtos

Murylo destaca que, enquanto um projeto tem começo, meio e fim, um produto tem um ciclo contínuo de desenvolvimento. Gestores de projetos focam na eficiência das entregas com um escopo definido, enquanto gestores de produtos estão focados em resultados contínuos e evolutivos, sem um fim pré-determinado.

Dito isso, os gestores de produtos, também conhecidos como Product Managers (PMs), contribuem e desenvolvem a visão do produto, descrevendo o futuro a ser criado e motivando as equipes através de um planejamento consistente. A comunicação eficaz do produto deve começar pelo propósito, seguido da visão e, finalmente, do que será construído.

No mercado, podemos perceber que gestores de produtos são responsáveis por garantir a evolução contínua da organização, desenhando "linhas de chegada" de acordo com o momento do negócio e focando em melhorias incrementais.

Nova call to action

A evolução do papel de PM

O papel da pessoa Product Manager (PM) começou a ganhar espaço na última década, com o advento das startups e a crescente importância da tecnologia nas empresas tradicionais.

Nesse contexto, vale ressaltar que a gestão de produtos digitais não se restringe apenas a produtos tecnológicos, mas abrange também setores como serviços financeiros, educação e saúde, onde a digitalização está transformando a experiência do usuário.

Com a digitalização do mercado, tornou-se essencial não apenas focar na gestão de projetos importantes para a empresa, mas também na gestão de produtos, que possui particularidades, como a necessidade de atualizações constantes, integração com outras plataformas e um ciclo contínuo de feedback dos usuários.

Isso aumentou a demanda por profissionais capazes de desenvolver produtos digitais, uma vez que eles precisam criar soluções inovadoras e adaptáveis às mudanças rápidas do mercado.

Por isso, entender a estratégia da empresa a partir de uma visão de negócio abrangente e de longo prazo, associada com a estratégia do produto, torna-se, cada vez mais, uma habilidade essencial que todo product manager precisa desenvolver.

Método Dual Track Agile

Alguns métodos e ferramentas ajudam a entender melhor o mercado e navegar com mais tranquilidade em um ecossistema marcado por constantes mudanças.

Essas mudanças são tão perceptíveis que existe até um nome: mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível). Diante de um cenário que muda rapidamente, é preciso pensar com agilidade e estratégia. Um dos métodos mais eficazes de gestão de produtos é o Dual Track Agile.

Para aplicar esse método, é fundamental entender o ciclo de vida do produto, que inclui etapas como descoberta (discovery) e entrega (delivery).

Na fase de descoberta, a equipe se concentra na identificação do problema, pesquisa de mercado, análise das necessidades dos usuários e validação de ideias. Já na fase de entrega, o foco é na implementação, desenvolvimento e lançamento das soluções encontradas.

A técnica dual track agile une duas trilhas de trabalho paralelas diretamente relacionadas ao discovery e ao delivery no ciclo de vida de um produto. Enquanto a trilha de descoberta se concentra na compreensão do problema, exploração de soluções e validação de ideias, a trilha de entrega trata da implementação, desenvolvimento e entrega das soluções encontradas.

Por exemplo, imagine uma empresa de tecnologia desenvolvendo um aplicativo de saúde. Na trilha de descoberta, a equipe pesquisa as necessidades dos usuários, valida conceitos com protótipos e testa funcionalidades básicas. Simultaneamente, na trilha de entrega, outra equipe trabalha na codificação, integração e testes do produto final. Essa abordagem permite ajustes rápidos e uma evolução contínua do produto, garantindo que as soluções atendam às reais necessidades do mercado.

Essa abordagem envolve a navegação contínua entre a incerteza e a certeza, ganhando clareza sobre os problemas a serem resolvidos e construindo soluções para atendê-los. Apesar de independentes, essas duas trilhas se complementam para alcançar melhores resultados. Desenvolver essa mentalidade na área de produtos digitais é fundamental para a adaptação aos diferentes momentos da organização e níveis de clareza dos problemas.

E aí? Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil identificar a diferença entre o que faz um gestor de projetos e um gestor de produtos digitais? Este é só o começo. Com o conteúdo da Tera, é possível desenvolver seus conhecimentos em gestão de produtos e negócios, preparando você para futuras posições de liderança na área.

Em nossa plataforma, você conhece o passo a passo para aplicar as metodologias citadas aqui e desenvolver seu conhecimento em gestão de produtos e negócios.

O conteúdo completo dessa aula faz parte do curso "Fundamentos de Product Management" que integra a formação em Digital Product Leadership.

Baixe o programa e veja como a Tera te ajuda a avançar cada vez mais em sua carreira.