DEFINIÇÃO DE HIPÓTESES: COMO GUIAR SUAS DECISÕES DE PRODUTO
Ferramenta te ajuda a construir hipóteses durante o desenvolvimento do seu produtos a partir de suposições que impulsionam a inovação.
Elaborar hipóteses é uma prática comum no desenvolvimento de produtos. São as hipóteses que permitem que as equipes testem suas suposições e validem suas ideias antes de investir recursos significativos.
Neste artigo, vamos abordar a prática comum de elaborar hipóteses no desenvolvimento de produtos e como essa abordagem pode trazer mais segurança na hora de tomar decisões estratégicas.
A proposta de valor e a análise de mercado
Em geral, as hipóteses podem ser classificadas principalmente em dois tipos: hipótese de problema e hipótese de solução. Vamos conhecer cada uma delas.
Hipótese problema
A hipótese de problema se concentra na identificação e validação de um problema ou necessidade específica das pessoas usuárias.
A sua escrita deve ser formulada para verificar se há de fato um problema na solução que precisa ser resolvido e se esse problema tem aderência com os objetivos do negócio para entrar na esteira de desenvolvimento do time.
Uma vez que o objetivo da hipótese de problema é entender a relevância de uma determinada situação para as pessoas usuárias, essas suposições tendem a surgir a partir de observações, feedbacks ou dados qualitativos coletados durante pesquisas iniciais.
Considere, por exemplo, um contexto em que o número de novas contas cadastradas em um aplicativo de desenvolvimento pessoal está baixo. É possível escrever a seguinte hipótese:
"Acreditamos que estamos com baixos novos cadastros porque os usuários estão enfrentando dificuldades em configurar suas contas porque o processo atual é muito complexo."
Observe que a estrutura se divide em três momentos:
-
a situação que foi observada: estamos com baixos novos cadastros
-
o possível problema que gera a situação observada: usuários estão enfrentando dificuldades em configurar suas contas
-
o motivo pelo qual o problema acontece: porque o processo atual é muito complexo.
Hipótese solução
Já a hipótese de solução é formulada para testar se a solução proposta resolve o problema efetivamente e melhora a experiência do usuário.
Por ter como objetivo a validação, ela surge a partir de sessões de trabalho colaborativo, como brainstorms, ou das análises de dados. Seu foco está em identificar as melhores práticas para resolver o problema.
Considere o mesmo problema acima, do baixo número de cadastro de novos usuários no app de desenvolvimento pessoal.
Uma vez escrita a hipótese do problema, e constatado que de fato há uma necessidade de simplificar o processo de cadastro, é chegado o momento de pensar em soluções. Assim, é possível escrever a seguinte hipótese:
"Se adicionarmos um botão de cadastro de conta na página inicial, então o número de novos usuários cadastrados irá aumentar porque o acesso ao cadastro será mais fácil e menos confuso."
Observe que a estrutura também segue uma divisão em três momentos:
-
mudança proposta pelo teste: adicionarmos um botão de cadastro de conta na página inicial
-
resultado que pode ser metrificado: o número de novos usuários cadastrados irá aumentar
-
racional da dependência entre a mudança e o resultado: o acesso ao cadastro será mais fácil e menos confuso.
Ou seja, a escrita de hipóteses fornece uma estrutura para explorar e validar suposições sobre problemas e soluções.
Isso permite que as equipes de produto operem com maior agilidade e precisão, alinhando o desenvolvimento às necessidades reais dos usuários e aos objetivos estratégicos do negócio.
Contudo, para que elas sejam efetivas, é preciso escrever boas hipóteses. Acompanhe abaixo algumas dicas para escrita de hipóteses.
Passo a passo: escrita de hipóteses
Embora não haja um modelo específico, escrever hipóteses permite desenvolver a mentalidade de experimentação e guiar o processo de inovação em produtos.
Um dos fatores primordiais da elaboração de hipóteses é a criação de suposições testáveis que orientem o processo de validação e experimentação.
Para escrever boas hipóteses, considere as seguintes dicas:
Delimite o problema: Tenha clareza do seu problema. Defina o que é preciso resolver e qual o foco da sua investigação. Escreva hipóteses de problema que sejam capazes de serem comprovadas com dados.
Pense em soluções: Um problema pode gerar várias possibilidades de solução, e cada solução demanda uma hipótese. Se você tem três suposições de solução para o seu problema, escreva três hipóteses distintas. A solução é a ideia que você quer testar para resolver o problema.
Planeje o Experimento: Todas as soluções precisam ser testáveis para que haja validação. Assim, defina como a proposta será experimentada: será um teste A/B, uma prototipação, ou uma "fake door"? Uma abordagem prototipagem rápida com uso de produtos mínimos viáveis (MVP) pode ser interessante para testar as possibilidades de soluções.
Conheça as métricas: Delimite quais serão os fatores de sucesso e acompanhe as métricas. Em um teste A/B, por exemplo, a solução precisa ter uma conversão maior do que o grupo controle. Por isso, sempre tenha a resposta para as perguntas: “o que valida a solução?” e “o que invalida a solução?”
Ao elaborar hipóteses, as equipes de produto podem conduzir experimentos bem-sucedidos que validam suposições com base em dados.
Essa abordagem permite que as soluções sejam ajustadas e otimizadas antes de grandes investimentos, reduzindo riscos e aumentando a eficácia das entregas.
Adotar uma mentalidade de experimentação contínua não apenas melhora a qualidade do produto, mas também alinha as iniciativas aos objetivos estratégicos do negócio.
Aproveite as dicas apresentadas e comece a transformar suas ideias em resultados mensuráveis. Para mais frameworks práticos como esses, que tal entrar para a comunidade da Tera?
A ferramenta é explicada em detalhes no curso Introdução a Product Discovery, focado na formação de habilidades para Digital Product Leadership.
Baixe o programa e veja como podemos te ajuda a avançar cada vez mais em sua carreira.