Como aprender programação do zero: 8 dicas para começar

Aprender programação requer disciplina e uma trilha de evolução. Entenda melhor como superar as barreiras e crescer com este artigo.

Photo by Sigmund on Unsplash


Segundo estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a profissão de full stack é uma das mais requisitadas no mercado de TI, com 22,63% das respostas. Back-end e front-end seguem em segundo e terceiro. Isso só indica que a área de desenvolvimento de software está em alta no universo de tecnologia. É o que emprega mais e o que interessa mais às pessoas.

Existem outras profissões relevantes, mas o fascínio da programação atrai muita gente em virtude da capacidade de solucionar problemas, construir projetos do zero, ver aplicações rodando e ser útil em diversos contextos. Além disso, a necessidade por desenvolvimento e programação nas empresas cresceu exponencialmente com a transformação digital e o boom das novas tecnologias.

Por isso, é tão importante aprender programação. Ao adentrar nesse universo, você conseguirá as bases teóricas e práticas para disputar qualquer vaga no mercado e alcançar uma ótima oportunidade de emprego. Estudar programação hoje não é um grande transtorno: existem diversas soluções práticas para ajudar você nesse quesito.

Neste artigo, vamos mencionar algumas dicas certeiras para começar a programar. Falaremos sobre como agilizar esse aprendizado também. Acompanhe.

8 dicas de como começar a programar do zero

Vamos começar com 8 dicas práticas sobre como aprender a programar do zero.

1. Comece pela lógica de programação

Tudo começa com a lógica. É o fundamento da programação e o que garante que você vai ser capaz de desenvolver boas aplicações com eficiência. Ela é estruturada pelo raciocínio sequencial, com uma causa levando a uma consequência, semelhante ao funcionamento de um fluxograma. Uma boa lógica considera o fluxo do programa e entende bem como as instruções são executadas de um ponto ao outro.

Com uma boa lógica, não importa se você está programando em JavaScript, em Python ou PHP: você consegue solucionar problemas de forma ágil.

2. Entenda conceitos básicos da área

Outra ótima recomendação para quem quer saber como aprender a programar é entender bem os conceitos fundamentais da área. Comece com a lógica, como falamos, e avance para a compreensão de como funciona um algoritmo, como funcionam as linguagens de programação, fundamentos do front-end, fundamentos do back-end, frameworks e bibliotecas, cloud, entre outros. 

Esses conceitos são como uma pedra-pilar que sustenta todo o conhecimento sobre outros assuntos. Com bons pilares, as pessoas são capazes de construir grandes edifícios de conhecimento e expertise, com menos dificuldade na evolução de uma fase a outras.

3. Descubra as linguagens de programação mais fáceis

É comum que muita gente inicie na programação com uma tecnologia difícil e fique traumatizada. Por isso, um importante passo é começar com as linguagens mais simples e intuitivas, que torne o processo de criação simples para a pessoa programadora. No universo web, por exemplo, JavaScript e Python são ótimas opções para começar de uma forma rápida.

Com essas tecnologias simples, você não terá grandes problemas para se habituar com a sintaxe e a forma de operação. Se você seguir corretamente as nossas dicas, já vai ter uma boa base de lógica, o que torna tudo ainda mais fluido e fácil.

4. Procure materiais gratuitos

Vale a pena também procurar por opções de materiais gratuitos relevantes e completos. Nesse tipo de conteúdo, você encontra respostas para dúvidas que já teve ou que ainda vai ter, de uma forma didática e até um pouco mais aprofundada.

Esses materiais vão de vídeos no YouTube a apostilas e ebooks. Inclusive, uma ótima pedida é o ebook de JavaScript da Tera, com dicas sobre conceitos-chave, frameworks e o funcionamento de uma página web.

Banner Blog ebook JavaScript

5. Escolha uma linguagem e crie uma rotina de estudos

Quando estiver tentando aprender programação, você vai perceber que a rotina é muito importante. O ato de fazer isso consistentemente e diariamente prepara as pessoas estudantes para se tornarem mais íntimas com as tecnologias e com as linguagens. Por isso, escolha uma linguagem específica e comece a dominá-la ao praticar todos os dias.

6. Faça exercícios e desafios de programação

Outra atividade que deve fazer parte da sua rotina é a busca por exercícios e desafios de programação. Hoje, você encontra diversas plataformas na internet que possibilitam esse tipo de atividade. Com eles, você terá a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática em situações reais, de projetos, para ganhar confiança e intimidade com as tecnologias.

É importante unir as duas últimas dicas: estabelecer uma rotina com desafios e exercícios diversos. No começo, a pessoa que estuda pode enfatizar problemas mais simples, contudo, em seguida, o ideal é avançar na busca por problemas mais elaborados.

7. Analise as carreiras na área 

Um bom incentivo para reforçar a sua motivação é analisar as carreiras da área. Assim, a pessoa também traça possíveis futuros e atuações interessantes que você deseja seguir. É relevante também como uma forma de entender como funcionam as profissões na prática, o que exatamente é feito no dia a dia de uma dessas pessoas etc.

8. Escolha um bom curso de programação para se capacitar

Por fim, gostaríamos de citar um bom curso de programação. Aprender sozinho é bom, mas ter um bom curso é ainda melhor. Uma boa opção é preparar uma trilha confiável de aprendizagem, apresentando desde os fundamentos até os conceitos mais sólidos.

Além disso, existem elementos-extra que surgem no pacote: conexão com docentes de sucesso, networking com outras pessoas, materiais complementares e projetos práticos.

Uma vez que você já pesquisou sobre a área, percebeu os salários atrativos e a possibilidade de evolução, é bom procurar uma opção de curso para uma formação sólida, com melhores chances no mercado. Com uma boa formação, estudantes conseguem habilidades técnicas e socioemocionais e um bom networking.

Por que aprender programação com a Tera?

O curso de Full Stack da Tera é uma ótima opção para quem quer entender como estudar programação. Por isso, vamos desenvolver alguns motivos pelos quais você deve escolher essa formação.

O curso de Full Stack garante mais versatilidade

Um curso de front-end ensina somente as habilidades para criar interfaces e aplicações do lado do usuário, ao passo que um curso de back-end ensina as habilidades para lidar com o lado do servidor, como APIs, conexão com banco de dados, rotas e outras questões. A grande vantagem do curso Full Stack é a possibilidade de aprender de vez todos esses conceitos importantes em uma só formação.

Assim, você é capaz de dominar os aspectos mais relevantes e necessários do desenvolvimento web em uma única jornada, com uma trilha que considera sua evolução e a complexidade de cada assunto.

Você não vai aprender só programação 

No curso da Tera, você terá a oportunidade de aprender outras habilidades essenciais além da programação. Ou seja, terá uma visão geral sobre habilidades comportamentais, soft skills e outras capacidades necessárias para o sucesso na carreira.

O foco é preparar estudantes para se tornarem grandes profissionais. Vale lembrar que nem todas as escolas ensinam a programar com essa abordagem completa.

Pode aprender a programar do zero

No curso de Full Stack da Tera não há pré-requisitos. Assim, é uma ótima opção para quem quer aprender a programar do zero, dos conceitos mais triviais aos mais aprofundados. Os únicos requisitos são a vontade de aprender e se dedicar à rotina de estudos, o que é fácil para quem realmente quer entrar nesse universo.

Vale mencionar também que há uma etapa de nivelamento gratuita para você saber onde está em termos de conhecimento.

A chance de criar um portfólio de programação

Um dos diferenciais do curso de Full Stack é que ele é baseado em projetos. Estudantes terão que desenvolver aplicações para cada módulo (ou seja, 4 aplicações) e mais um produto final que será apresentado a profissionais de renome na área. Assim, é possível ter material suficiente para desenvolver um bom portfólio profissional.

Com esse portfólio pronto, com diversos projetos interessantes, é viável apresentar algo para gerar o interesse de pessoas entrevistadoras. Desse modo, fica mais fácil conseguir um emprego.

Além disso, a experiência de montar um portfólio permite que você coloque em prática os conhecimentos estudados na teoria. Assim, tudo fica mais fácil de entender e é possível aplicar a lógica em coisas do dia a dia.

Mentorias de carreira exclusivas

Outro ponto é que na Tera estudantes contam com mentorias exclusivas de profissionais de sucesso no mercado. As mentorias ajudam nas deficiências técnicas, relacionadas à solução de problemas com tecnologias específicas, e em questões relacionadas à postura profissional diante de processos seletivos.

Assim, as pessoas saem do curso já prontas para enfrentar esses processos, com a devida segurança para obter melhores resultados e conseguir boas oportunidades.

Conexão com experts de grandes empresas

Além do que falamos, as pessoas têm a chance de se conectar com experts de grandes empresas em sessões de networking. A partir dos projetos desenvolvidos, você dispõe desse vínculo e é capaz de aprender mais com essas pessoas, bem como conseguir boas oportunidades de emprego.

Isso também é uma motivação para quem está aprendendo. Ter contato constante com pessoas que já alcançaram sucesso e fizeram seu caminho inspira a continuar e a superar os possíveis desafios.

Possibilidade de estudar sem pagar nada inicialmente

O curso de Full Stack da Tera oferece uma ótima alternativa para arcar com os custos: você pode estudar sem pagar nada inicialmente com o modelo de sucesso compartilhado.

Funciona assim: você só começa a pagar quando conseguir um emprego com salário maior que 3.500 reais. 

Aprender programação do zero não precisa ser uma extrema dor de cabeça. Com as dicas mencionadas, você tem uma boa base para desenvolver seus estudos e evoluir de forma segura. É fundamental se inscrever em um bom curso e começar o aprendizado de forma organizada, com o apoio de uma mentoria completa e atenciosa.

Gostou do conteúdo? Acesse o site, entre em contato e saiba mais!

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia