Conheça a linguagem C#, suas características e para que serve

A linguagem C# é essencial para diversos projetos, sendo uma opção limpa e orientada a objetos. Saiba mais!

Photo by Clément Hélardot on Unsplash


A linguagem C# é uma das mais relevantes e requisitadas da atualidade. Trata-se de uma poderosa tecnologia para aplicações diversas e, por isso, é fundamental para se ter no currículo. É crucial entender a linguagem, aprender a programar com ela e descobrir suas nuances e diferenças com relação a outros padrões.

O C# é uma das três principais tecnologias de programação que utilizam a letra “C” como representação. O C padrão e o C++ são as outras. Por mais que se pareçam em alguns aspectos, elas apresentam diferenças entre si.

Para entender melhor como funciona o C# e como entender e evoluir nessa linguagem, confira os tópicos abaixo com atenção.

O que é C# e para que serve? 

O C# é uma tecnologia da Microsoft, associada ao Visual Studio, usada para propósitos gerais. É uma linguagem muito parecida com o Java em muitos quesitos, como veremos em detalhes a seguir.

Principais características da linguagem C#

O C# é o que chamamos de linguagem fortemente tipada. Isso significa que seus tipos de dados são fixos e que não são alteráveis com facilidade. Em uma melhor explicação: se a gente define uma variável como numérica, não será possível atribuir caracteres a ela em outro ponto do código.

Uma das maiores similaridades com o Java é o fato de que o C# é um exemplo moderno de uma tecnologia orientada a objetos. Apoia-se nessa forma de representação para modelar o mundo real em classes, métodos e interfaces. Suporta, então, subtemas como herança e poliformismo, típicos desse paradigma.

Assim, como as outras tecnologias que usam objetos, é fortemente baseada em documentação para estabelecer e representar as relações do mundo real.

Exemplo: um programa para uma loja em C# deve considerar os elementos principais como classes: o produto, a venda, o consumidor, entre outros.

Também se assemelha ao Java por automatizar e simplificar algumas tarefas das pessoas desenvolvedoras, com Garbage Collector (limpador da memória), máquina virtual que executa o código e código gerenciado. Além disso, apresenta um bom controle de versões. Ademais, podemos falar da sintaxe, que lembra muito a própria sintaxe-padrão do Java.

Profissionais que usam essa linguagem

O C# se destaca por ser uma opção tecnológica viável para diferentes projetos de variados tipos.

Pessoas que trabalham com aplicações desktop podem tranquilamente adotar a tecnologia para seus projetos. As que lidam com soluções web ganham bastante com suas vantagens. Ela é usada também no universo mobile para a criação de aplicações flexíveis que funcionam em diversos dispositivos e plataformas, já que é um padrão multiplataforma.

As pessoas programadoras de jogos têm adotado C# bastante ultimamente para desenvolver seus sistemas. A linguagem é usada com a plataforma Unity e proporciona uma criação facilitada.

Qual a diferença entre C, C# e C++?

Ok, você já chegou até aqui. Provavelmente, ainda está pensando no que falamos na introdução sobre as linguagens C e C++. Nesse tópico, vamos diferenciar essas tecnologias de uma vez por todas.

Primeiramente, vamos começar falando do C, que é a linguagem mais antiga. O C é a base para diversas linguagens de programação, inclusive as outras companheiras de letra.

Isso porque é uma tecnologia muito antiga, dos anos 70, tendo sido a base para o Unix e para o Linux. Hoje, é muito poderosa ainda para dispositivos embarcados, aqueles com pouca capacidade de memória e processamento.

O C é uma linguagem de nível médio, pois não esconde da pessoa programadora aspectos internos mais complexos do hardware. Ponteiro, por exemplo, é um conceito delicado que lida diretamente com a criação de espaços na memória. Uma manipulação errada deles pode facilmente travar a memória e fazer o computador parar de funcionar abruptamente.

O C++ é uma evolução do C que se apresentou como uma versão moderna da linguagem. Uma das diferenças é que é um padrão orientado a objetos, mais típico da atualidade, e concorreu especificamente com o fenômeno Java. O C++ traz diferenças no nível de programação, que já é considerado mais alto para facilitar a vida das pessoas que programam.

Já o C# é uma linguagem que, como já vimos, compartilha muitas similaridades com o Java e descende do C, como a maioria. Contudo, é uma tecnologia diferente do C++, sendo inclusive sua concorrente.

Como aprender a linguagem C#?

Nesta seção, vamos apresentar algumas dicas práticas para ajudar você no estudo e na compreensão do C#:

  • vídeos no YouTube;
  • apostilas;
  • cursos gratuitos;
  • cursos completos.

Vídeos no YouTube

Uma boa dica, principalmente para um ponto de partida, é a busca por vídeos no YouTube. A plataforma tem vários tutoriais pontuais interessantes acerca de determinadas tarefas. Assim, você consegue aprender de forma rápida e prática como solucionar problemas e se familiarizar com a linguagem. A grande desvantagem é que é preciso procurar informações descentralizadas.

Apostilas

As apostilas apresentam informações com um rigor mais formal e com maior completude do que vídeos. É uma boa opção para um conhecimento mais robusto, que associa conceitos com outros também importantes. É fácil encontrar várias opções de apostilas com uma simples pesquisa no Google.

Cursos gratuitos

Outra alternativa viável e interessante é a busca por cursos gratuitos. Eles oferecem uma grande quantidade de conhecimento organizado em blocos e aulas. É uma vantagem por trazer uma certa expertise maior, mais rigor e organização em uma série de etapas que variam pelo nível de complexidade, como em uma jornada. Com os cursos, o aprendizado se torna mais fácil.

Cursos completos

Por outro lado, temos também a opção de cursos completos de desenvolvimento de software. Eles não somente abordam as partes mais importantes das linguagens, como o C#, mas também se preocupam em ensinar lógica, etapas de desenvolvimento e outras questões cruciais para preparar uma pessoa completamente para projetos reais.

Esses cursos ajudam a pessoa que estuda a entender as particularidades e similaridades entre diferentes tipos de programação, como o desenvolvimento web, desktop e mobile. São mais completos que os gratuitos, por não deixarem passar aspectos importantes. Assim, você será capaz de aplicar C# onde precisar.

Como vimos, estamos diante de uma das tecnologias mais importantes da atualidade. O C# se destaca por sua simplicidade, seu alto nível e por concorrer com o Java e com o Python em muitos aspectos. Pode ser facilmente aplicada em desenvolvimento de jogos e em desenvolvimento web, o que a torna essencial para uma pessoa full stack.

Gostou do conteúdo? Tem interesse por esse assunto? Então, continue aprendendo mais sobre a carreira em TI com um e-book sobre carreira full stack.