Experiência e Mapa da Jornada: a mensagem do usuário

As pessoas envolvidas no desenvolvimento de uma solução digital devem entender como é a experiência do público em cada etapa, para ajudar o time a colaborar com mais confiança e eficiência.

Compreender o conceito de jornada do usuário e a sua relação com a identificação da persona de um produto digital, é essencial para construir produtos e serviços que realmente engajem e fidelizem.

A jornada de experiência do usuário é o caminho que a pessoa percorre dentro do seu produto ou serviço. Por isso, parte da descoberta do produto, considerando também o primeiro contato, download e como começar a usar a solução, por exemplo.

Para compreender melhor como mapear e comunicar a jornada de usuários para outras pessoas interessadas no sucesso do produtoa, convidamos a expert Nath Yamauti, fundadora da NYUX, que trouxe exemplos reais de Mapa da Jornada de Experiência do Usuário, discutindo seu uso por PM´s como ferramenta de comunicação e identificação de oportunidades. 

Veja como foi:

Destaques do conteúdo

  • “User experience não se resume a um layout bonito, mas sim a forma como você experiencia um produto ou serviço”.

  • Nossas experiências de consumo são fragmentadas, e é justamente por isso, que hoje, mais do que nunca, faz sentido que a gente faça esse mapeamento.

  • Boas jornadas de experiência dependem de uma excelente comunicação com clientes e entre as áreas das empresas.

  • A jornada de experiência é o caminho que o seu cliente percorre no seu produto/serviço e a cadeia de valor que acontece etapa a etapa. Elas podem ser em lugares físicos (lojas), em Figital (caminhos digitais e físicos e os dados que podem trafegar entre ambos), ou em apps (funcionalidades ou serviços).

  • Mapeie sempre com dados reais, entenda que não ter a informação também é informação, e isso é mais valioso para o negócio do que invenções. Não se faz uma boa jornada sozinho, é essencial ter a colaboração entre as áreas. 

  • NPS não é sentimento, é preciso analisar os sentimentos e as percepções, e, principalmente, os porquês. É preciso garantir que as boas ferramentas que você tem em mãos estejam implantadas e coletando as informações certas.

  • Tenha uma boa proposta de valor, comunique de forma clara e eficiente e demonstre eficiência. Entenda que ganha quem oferece a melhor experiência em todos os momentos de interação com a marca. 

  • Como anda a sua estratégia omnichannel? Esteja onde seus clientes estão, fuja dos modismos. Continue atento(a) à experiência Figital. 

  • Experiências imersivas demandam colaboração interna, ou seja: precisamos quebrar os silos.

Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Quais dicas para fazer um mapeamento para uma jornada de produto? Seja para um produto muito fora do comum, tipo o início do AirBnb, ou para um muito longe da sua realidade.

  • Como tornar a jornada do analista de produto, que acaba sendo um pouco mais sistêmica, em uma posição mais estratégica a nível de negócio?

  • Protocolos e políticas devem vir antes da experiência e satisfação do usuário? Tive uma péssima experiência hoje com o AirBnb em relação a essa questão. 

  • O que você acha que falta para a gente se comunicar melhor nas empresas?

Convidamos você a aplicar essas lições valiosas no seu dia a dia, e que elas possam enriquecer a forma como você ou sua empresa se comunica em um mercado cada vez mais digital e interconectado.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!