Ferramenta te ajuda a construir hipóteses durante o desenvolvimento do seu produtos a partir de suposições que impulsionam a inovação.

FUNIL PIRATA: VEJA COMO USAR A FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO

Ferramenta conhecida como Funil Pirata (AARRR) ajuda a identificar áreas de oportunidade e a desenvolver estratégias para maximizar negócios.

Se você já teve qualquer contato com o trabalho de Marketing, Vendas ou Growth, já deve ter ouvido falar na ferramenta AARR. Ou talvez você conheça por Métricas Pirata ou Funil Pirata. Criada por Dave McClure, esse framework identifica e acompanha as etapas fundamentais para o crescimento de um negócio

Essa ferramenta pode ser usada para monitorar e otimizar cada etapa do funil de crescimento de um negócio, ajudando a identificar oportunidades de negócio e a desenvolver estratégias eficazes. Com ela, é possível entender o comportamento dos usuários e melhorar a experiência, aumentando a base de clientes e a receita.

No conteúdo a seguir, você confere as etapas e o passo a passo para utilizar a ferramenta e impulsionar o seu negócio.

Vamos nessa?

Funil Pirata | Métricas Pirata

Considerado um dos funis mais completos, por isso é também um dos mais usados pelas empresas, o Funil Pirata se destaca pela sua abrangência e eficácia em guiar o cliente desde o primeiro contato com a marca até a fidelização e recomendação do produto ou serviço. O nome original do funil pirata é AARRR, sigla que representa as suas cinco fases: Aquisição; Ativação; Retenção; Receita; Recomendação/Referência. Abaixo está uma descrição detalhada de cada estágio desse funil:

funil Pirata

Passo a passo: métricas piratas

Bom, agora que você conhece as etapas que compõem o Funil Pirata, chegou a hora de aprender como aplicá-las no desenvolvimento de um produto. Aqui está um passo a passo para implementar essa métrica de forma eficaz:

  • AQUISIÇÃO: A primeira etapa do funil representa o número de visitantes ou pessoas usuárias que foram atraídas pela empresa ou produto.

    O objetivo é gerar tráfego relevante e de qualidade para o seu site ou plataforma de marketing. Para isso, é importante que as estratégias de aquisição de tráfego estejam alinhadas com o perfil do seu público-alvo e com os objetivos da sua empresa.

    Ações recomendadas incluem otimização de mecanismos de busca (SEO), publicidade paga (como Google Ads e Facebook Ads), marketing de conteúdo, marketing de influência e parcerias com outras empresas.

  • ATIVAÇÃO: Na ativação, considera-se o número de usuários que tiveram uma experiência inicial satisfatória com o seu produto ou serviço e se tornaram usuários ativos.

    Os usuários ativos são aqueles que realizam alguma forma de cadastro, fornecendo informações que permitem que você os identifique como usuários e não mais como “visitantes”. Para aumentar a ativação, procure simplificar o processo de registro, fornecer uma interface intuitiva e oferecer recursos e benefícios que atendam às necessidades dos usuários.

  • RETENÇÃO: Essa etapa representa a porcentagem de usuários que continuam a usar o produto ou serviço ao longo do tempo.

    A retenção está diretamente relacionada ao crescimento sustentável da empresa. Para aumentar a retenção, utilize táticas como enviar e-mails personalizados, segmentar os usuários por interesse e comportamento, fornecer treinamentos e tutoriais, oferecer um programa de fidelidade, realizar pesquisas de satisfação e feedback, e fornecer suporte ao cliente em tempo real.

  • RECEITA: A quarta etapa do funil representa a quantidade de receita gerada pelos usuários que pagam pelo produto ou serviço.

    O objetivo é encontrar maneiras de gerar mais receita com cada usuário, seja aumentando o preço do produto ou serviço, adicionando recursos ou serviços adicionais que os usuários estão dispostos a pagar, ou aumentando a frequência de compra ou uso.

    Uma dica é monitorar métricas de receita média por usuário e de valor do tempo de vida do cliente, para garantir que as estratégias de monetização sejam eficazes.

  • RECOMENDAÇÃO: Para finalizar, é importante acompanhar a proporção de pessoas usuárias que recomendam o produto ou serviço.

    A recomendação transforma os clientes em defensores da marca, que não apenas continuam a usar o produto ou serviço, mas também o recomendam a outras pessoas. Uma métrica útil nessa etapa é o NPS (Net Promoter Score). Crie um ciclo de feedback positivo, onde os usuários recomendam o produto ou serviço a outros, gerando assim novos usuários e potencialmente aumentando a receita e a base de clientes.

Utilizar o framework AARRR (métricas pirata) fornece melhor compreensão do comportamento dos usuários em cada etapa do funil de crescimento do seu negócio. 

Ao aplicar essa ferramenta, você pode identificar áreas de oportunidade, desenvolver estratégias eficazes e garantir um crescimento sustentável a longo prazo.

Nova call to action

***

Gostou desse conteúdo? A ferramenta é explicada em detalhes no curso Introdução a Product Discovery, focado na formação de habilidades para Digital Product Leadership.

Baixe o programa e veja como podemos te ajudar a avançar cada vez mais em sua carreira.