Ferramentas do Google: 8 opções gratuitas para usar em Marketing

Conheça 8 ferramentas do Google para otimizar e monitorar estratégias de Marketing Digital.


Criar uma estratégia de Marketing Digital é um processo complexo e com muitas etapas, mas as ferramentas do Google facilitam bastante o trabalho de profissionais da área.

Pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e tendências, campanhas de mídia paga, mensuração de tráfego, pesquisas, testes… São muitas demandas para gerenciar, não é?

Por isso, separamos 10 recursos gratuitos do Google para você começar a usar! Você vai aprender mais sobre:

  • Google Analytics

  • Google Search Console

  • Google Tag Manager

  • Google Ads

  • Google Keyword Planner

  • Google Data Studio

  • Google Trends

  • Google Forms

Confira!

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas do Google, principalmente por profissionais de Marketing Digital.

Na plataforma, é possível monitorar o comportamento das pessoas que acessam o site. Essa análise ajuda a entender o que precisa ser otimizado para melhorar os resultados, além de fornecer informações valiosas sobre o público.

Com os relatórios gerados na ferramenta, você entende como estão sendo as interações de usuários com o site por meio de métricas como:

  • aquisição: quantidade de novas pessoas atraídas;

  • comportamento: taxa de rejeição, visualizações das páginas etc.;

  • conversões: quantas pessoas estão concluindo as metas estipuladas.

demonstração google analytics

2. Google Search Console

Se você tem uma página na internet, precisa acompanhar o Google Search Console. 

Difícil encontrar profissionais de Marketing que não queiram saber como o seu site é visto pelo Google, não é? E é exatamente isso que a ferramenta mostra.

Ao monitorar os relatórios do Search Console, você observa:

  • quais páginas estão trazendo mais tráfego;

  • como as pessoas estão chegando até a sua página;

  • se o seu site está enfrentando algum problema;

  • como está a usabilidade das páginas em dispositivos móveis;

  • quais sites estão linkando para o seu e muito mais.

Para começar a usar a ferramenta, basta entrar com a sua conta Google em search.google.com e informar qual site você deseja rastrear.

3. Google Tag Manager

O Gerenciador de Tags do Google, ou Google Tag Manager (GTM) em inglês, é uma ferramenta para inserir tags de acompanhamento no site, sem demandar alterações no código e, consequentemente, o acionamento de pessoas desenvolvedoras.

O uso da ferramenta gera mais autonomia e produtividade para profissionais de Marketing, além de reduzir custos com TI. 

Caso seja necessário monitorar alguma métrica específica no site, é só incluir a tag específica e começar a acompanhar.

Para começar a usar o Gerenciador, o suporte do Google oferece um passo a passo e também o curso Google Tag Manager Fundamentals, com dicas e orientações para os primeiros passos.

 

4. Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade imprescindível para profissionais que trabalham com mídia paga. 

Na plataforma, você consegue anunciar serviços e produtos, além de monitorar o resultado de cada ação realizada, como visualizações e cliques.

Os anúncios aparecem como links patrocinados nas buscas no Google e são uma das maneiras mais eficazes de atrair o público desejado e garantir que façam a ação desejada.

Para usar a ferramenta, basta logar com a sua conta Google e preencher todas as informações sobre a campanha, como palavra-chave, valor máximo que pode pagar por clique, título e descrição.

Você pode se aprofundar nos recursos com os cursos focados em Google Ads do próprio Google.

5. Google Keyword Planner

Pesquisa e definição de palavras-chave são dois processos recorrentes na vida de profissionais de Marketing, e essa é a ferramenta do Google ideal para buscar esse tipo de informação.

Com o Google Keyword Planner, é possível monitorar as palavras-chave importantes para o seu negócio, criar campanhas pagas e estratégias de Marketing de Conteúdo.

Na ferramenta, você terá acesso a informações sobre:

  • concorrência, de acordo com a quantidade de anunciantes usando a mesma palavra-chave;

  • lance sugerido para cada palavra-chave, baseado no Custo por Clique (CPC) do termo;

  • quantidade média de buscas mensais pela palavra-chave no Google;

  • palavras-chave relacionadas ao termo buscado.

Além disso, poderá segmentar a busca usando os filtros de localidade, idiomas, período etc.; incluir palavras-chave negativas, ou seja, aquelas que você não quer usar; e exportar a lista de palavras-chave selecionadas para uma planilha.

Ainda dá para usar o Keyword Planner para analisar o site da concorrência para se inspirar e identificar como pode melhorar a sua estratégia.

Se você já tem uma conta no Google Ads, é só usar o login para acessar o Keyword Planner e começar as pesquisas de palavras-chave. 

Caso não tenha, é necessário criar essa conta e configurar algumas informações sobre a empresa antes de começar.

6. Google Data Studio

Se o foco do seu trabalho está nos dados, é no Google Data Studio que você precisa se apoiar.

Essa ferramenta de Marketing Digital gratuita do Google serve para visualizar os dados em relatórios, mapas, tabelas e gráficos completos e intuitivos. 

Os dashboards ainda são personalizáveis, caso queira usá-los em apresentações internas na empresa ou com a identidade visual de clientes, se o objetivo é compartilhar os resultados do que foi contratado.

Usar os recursos do Data Studio possibilita a elaboração de estratégias baseadas em dados, o que contribui para uma tomada de decisão mais segura e acertada.

Assim como as outras ferramentas do Google, começar a usar é simples. Basta acessar o site e entrar com a sua conta. 

Como mexer com dados é sempre um processo complexo e com muitos detalhes, que tal aprender um pouco mais sobre a ferramenta antes de começar? O Analytics Academy: introdução ao Data Studio é o curso gratuito do Google que ensina como visualizar os dados e usá-los na sua estratégia.

google data studio visualizacao de dados

7. Google Trends

Já o Google Trends serve para descobrir o que as pessoas estão pesquisando e quais são os assuntos mais buscados. 

Na ferramenta, você consegue ver notícias, estatísticas e pesquisas em geral que estão em alta e podem servir de inspiração para a criação de campanhas e conteúdos.

Além disso, consegue identificar o interesse das pessoas nas palavras-chave relacionadas ao seu negócio e observar se há aumento ou queda nas buscas em períodos determinados. 

Na hora de produzir conteúdo, estar por dentro dessas tendências é fundamental para falar sobre algo que realmente atraia o público. 

E, se estiver na dúvida entre termos parecidos, também dá para pesquisá-los no Google Trends e observar qual está tendo um desempenho melhor nos últimos meses. Assim, a sua estratégia será ainda mais direcionada e relevante para a audiência.

Para fazer as suas pesquisas, acesse o site do Google Trends com a sua conta e insira a palavra-chave ou assunto desejado no campo de buscas.

8. Google Forms

Já teve que rodar uma pesquisa e ficou na dúvida sobre qual ferramenta usar para coletar e centralizar os dados necessários?

O Google Forms é uma ferramenta que facilita o processo de criação de pesquisas, testes e outros formulários. Você pode usar os modelos prontos ou criar um personalizado do zero.

Usando uma conta do Google, acesse o site e escolha "Em branco" ou o modelo desejado. Estas são algumas das opções:

  • Informações de contato;

  • Convite para evento;

  • Inscrição em evento;

  • Feedback do cliente;

  • Solicitação de trabalho, entre outras.

Use as ferramentas do Google para melhorar a sua estratégia!

Com essas ferramentas do Google, a sua estratégia fica ainda mais completa e você ainda terá uma rotina mais produtiva e prática!

Algumas dessas plataformas são mais complexas e exigem um pouco mais de conhecimento e experiência. Contudo, a maioria é acessível e intuitiva, e nos primeiros acessos você já conseguirá extrair dados relevantes para o seu trabalho.

Contar com essas ferramentas é uma forma de mensurar os resultados do seu trabalho e se aperfeiçoar cada vez mais para ter o sucesso desejado na profissão escolhida!

Agora que você já conhece as principais ferramentas do Google que podem facilitar o seu dia a dia, que tal compartilhar este conteúdo com as suas conexões no LinkedIn e ajudar outras pessoas?