Desenvolver um mindset de growth no Marketing Digital

Marketing Digital: como desenvolver o mindset de Growth

Existe uma transição em andamento na área de Marketing que exige um passo à frente de profissionais. Desenvolver o mindset de Growth é se apropriar das alavancas de crescimento que existem no negócio.

Photo by Natasha Connell on Unsplash
Este conteúdo foi publicado originalmente no Medium da Tera.

Profissionais de Marketing Digital não param de ganhar novos desafios e contornos em sua atuação no trabalho. As pessoas responsáveis por essa área nas empresas precisam reunir inúmeras habilidades para atender os mais diversos objetivos — e, talvez, salvar o dia. 

Esse cenário surge a partir da transformação digital, trazendo a necessidade de capturar e aumentar o valor de um produto para o cliente o mais rápido possível.

Considerando que mais da metade da população mundial já está conectada à internet e vivemos uma abundância de informações e recursos tecnológicos, os negócios precisam disputar a atenção das pessoas com um olhar mais mais atento em relação a canais e mensagens.

Entra em cena o Growth Marketing

Precisamos combinar arte e ciência: cultivar a parte intuitiva do processo, que conta com a criatividade para chamar atenção e se posicionar dentro de um canal; e, ao mesmo tempo, adotar um método científico para gerar hipóteses, colocá-las à prova e analisar o retorno.

Essa combinação cria uma cultura de experimentação e interação que ajuda a entender e se apropriar de alavancas de crescimento de uma empresa. A pessoa responsável por esse processo de Growth Marketing precisa testar canais constantemente para descobrir os mais bem sucedidos em todas as etapas do funil de vendas, encontrando assim a melhor forma de gerar tração com menos recursos e fazer o negócio crescer aceleradamente.

É um casamento perfeito entre criatividade, comunicação, psicologia comportamental, tecnologia, automação, análise de dados, SEO/SEM e metodologias ágeis: é a versão transformação digital na área do Marketing.

Como ingressar na carreira de Growth Marketing

Growth Marketing é um Marketing Digital com anabolizantes. Como profissional de Marketing Digital, você já tem meio caminho andado. Mas é preciso enxergar além dos limites: não só são necessários outros conhecimentos e habilidades, mas também uma nova mentalidade. Essa mentalidade é baseada em:

1. Mais velocidade

Photo by Marc Sendra Martorell on  Unsplash

Aqui, estamos falando no tempo disponível para alcançar objetivos. Profissionais de Marketing Digital geralmente estão preocupados em uma construção de longo prazo. Eles prezam pela aquisição de clientes em um caminho que prioriza a reputação da marca.

Como Growth Marketer, você vai ter que apertar o passo. Os resultados devem aparecer rapidamente. Para isso, seu trabalho também contemplará as demais etapas do funil, buscando crescimento de curto prazo em todas as frentes.

Clique aqui para conhecer a Plataforma Tera para aprender novas habilidades no seu ritmo nas áreas de Produto, Negócios, Liderança, Design, Dados, Inteligência Artificial, Marketing e Tecnologia

Ou seja: em vez de olhar apenas para as fases iniciais da jornada de clientes, precisará manter todo mundo interessado, reduzindo o churn, aumentando a retenção e gerando recorrência. No final das contas, esse engajamento vai ajudar também a intensificar medidas de aquisição.

2. Mais risco

Photo by Michał Parzuchowski on  Unsplash

Como o Growth Marketing precisa trabalhar com velocidade, é importante testar novas iniciativas o tempo todo. Elas precisam ser impactantes e lançadas ao mercado rapidamente, para saber no que vale a pena investir mais tempo e dinheiro.

Essa cultura de experimentação exige uma tolerância maior ao risco, ainda que sejam riscos calculados. Cada ação deve ter um racional, resultados esperados e consciência sobre suas possíveis consequências.

Se um(a) Digital Marketer arrisca muito, tende a comprometer seus objetivos de longo prazo. Se um(a) Growth Marketer não arrisca, não está fazendo seu trabalho.

3. Mais tecnologia

Photo by Florian Gagnepain on  Unsplash

A maior parte de profissionais de Marketing Digital vêm de um contexto menos técnico e mais criativo. Ainda que tenham habilidade com plataformas digitais e analytics, a implementação das ideias geralmente fica a cargo de outroas pessoas do time. Pode-se contar com uma designer para alterar uma peça, um desenvolvedor para criar uma landing page ou uma business intelligence para ajudar a visualizar dados, por exemplo.

Na mentalidade de Growth Marketing (ou Growth Hacking, como algumas pessoas e empresas chamam no mercado), por outro lado, é fundamental se apropriar do conhecimento em diferentes áreas, da ideação à execução, para agilizar processos e lançamentos.

Isso inclui Desenvolvimento de Produto, Engenharia de Automação, Análise de Dados, entre outros.

“Mas eu sou de humanas!”

Que ótimo — porque todas essas áreas vão se beneficiar da sua criatividade e capacidade de empatia e comunicação! Só que Growth Marketing olha para diferentes aspectos de um negócio e isso inclui algumas planilhas, códigos e métricas. Por isso, acostume-se a conhecer diferentes funções técnicas e assumir novas responsabilidades e papeis para testar, mensurar e otimizar cada iniciativa.

4. Mais dados

Photo by George Pagan III on  Unsplash

Ainda que monitorem suas campanhas regularmente, muitas vezes quem trabalha com Marketing Digital acaba confiando em hipóteses e suposições para otimizar o próximo passo.

É o velho “sei que 50% de nossas ações deram resultado, só não sei quais 50%.”

É difícil ter clareza sobre o que funciona se você não tem visibilidade específica sobre desempenho em cada ação e canal. É por isso que, como profissional de Growth, você vai precisar mensurar tudo no detalhe, mergulhar nos dados, saber como cruzá-los, conectá-los e tomar decisões com base no que dizem para você.

Não há como fugir dos números: para exercer o papel de Growth Marketer é preciso ser uma pessoa estrategista e analítica.

5. Mais estudo

Photo by Rita Morais on  Unsplash

Há bastante coisa para aprender, mas nada que exija 4 anos de faculdade. Na verdade, a melhor forma de se desenvolver é fazer cursos imersivos, aprender com quem já está praticando essa mentalidade no mercado e — no melhor estilo growth — experimentar por si própria(o).

Crie iniciativas onde você já trabalha ou então desenvolva projetos pessoais e realize testes para entender a lógica de um crescimento acelerado. Encontre possíveis mentores em eventos da indústria ou no LinkedIn. Siga especialistas e blogs para se inteirar mais sobre boas práticas de Growth Marketing.

E, acima de tudo: não pare de aprender e evoluir. Ainda que você não se transforme no canivete suíço que vai salvar o dia de amanhã, você com certeza estará mais perto de um futuro no trabalho com mais realização e impacto na sociedade.

Quer se aprofundar em conteúdos como esse? Então participe do Tera Trends! A oportunidade que faltava para você aprender sobre comunicação, psicologia comportamental, tecnologia, análise de dados e cultura de experimentos com experts do mercado. Se inscreva gratuitamente!

Nova call to action