Logo Somos Tera
Nossos Cursos

somostera

Uma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.

Conheça a história de Linecker Antunes, que fez uma transição de carreira para Product Management em 2018 e hoje lidera as equipes de produto que ajudaram o Enjoei a chegar na Bolsa de Valores.

Fotos de Nathalie Rocha.

Quando observamos a trajetória de uma startup como o Enjoei, que começou como blog e agora realiza seu IPO na Bolsa de Valores, nem sempre lembramos que existem centenas de pessoas por trás dessa conquista. Uma delas é Linecker Antunes, um gaúcho que, em 2018, despertou para os produtos digitais, fez o bootcamp de Digital Product Leadership da Tera, e agora faz parte do crescimento do Enjoei liderando 5 times de sucesso direto de Bogotá, na Colômbia.

Descubra no texto como a mentalidade de aprendizado constante, o conhecimento amplo de produto e a visão empática sobre pessoas tornaram Linecker um Group Product Manager que usa sua bagagem e posição de liderança para ser um facilitador na carreira de profissionais.

Leia a história completa de Linecker e confira as dicas que ele dá para quem quer trabalhar com liderança de produtos digitais.

Linecker atua como  product manager - foto de Nathalie RochaFoto: Nathalie Rocha

O CAMINHO DE QUEM NÃO ABRE MÃO DE SER APRENDIZ

Adquirir as habilidades e as competências que tornam uma pessoa uma grande líder na área de produto não é um processo que acontece de um dia para o outro. Hoje Linecker sabe disso claramente e talvez tenha sido essa visão que o tornou um grande perseguidor de aprendizados ao longo da vida, fazendo com que ele colocasse na bagagem uma graduação e quatro - sim, quatro! - MBAs, além do curso da Tera.

Ele se define como “um cara que adora estudar” e investiu cerca de 10 anos na formação. Mas nem sempre foi fácil escolher esse caminho. A morte do pai, quando ele tinha 12 anos, mudou a realidade financeira da família e o obrigou a um amadurecimento precoce.

"Dentro dessa transformação tão grande na nossa vida, muitas vezes eu me deparei com a situação de ou continuar estudando ou fazer outra coisa, porque não tínhamos condições de fazer as duas coisas. Um dos maiores desafios que eu tive foi de abrir mão de muita coisa para poder valorizar o estudo.”

A visão de aprendiz chamou a atenção de grandes empresas e fez com que alcançasse logo cedo posições de liderança. Aos 20 anos, ainda na graduação, se tornou supervisor de vendas na Ambev do Rio Grande do Sul, sua terra natal. Anos depois, foi gerente nacional de expansão da Todeschini. Nesse percurso, unindo estudo e trabalho ao longo da juventude, aproveitou o incentivo das organizações para desenvolver sua educação continuada.

Primeiro, o desafio foi não largar o estudo por acreditar que era um meio de transformação na minha vida. No meu contexto familiar, eu entendia que aquilo era o que ia me transformar. E depois, unir as demandas e cobranças de trabalho com a preparação e com o entendimento de que continuar estudando era parte do que eu precisava fazer para crescer.”

DE PORTO ALEGRE PARA SP: UMA IMERSÃO EM PRODUTOS DIGITAIS

Gaúcho de Porto Alegre, Linecker acumulou diversas experiências nas áreas de gestão, vendas e marketing. Foi observando o mercado e as fortes tendências de digitalização das empresas que ele compreendeu que era preciso entender mais sobre o universo de tecnologia.

“Em 2018, em uma das idas e vindas entre São Paulo e Porto Alegre eu acabei me deparando com a indicação da Tera. Eu já estava passando por um processo de transformação, de querer me aprofundar mais sobre produto digital e sobre o que estava acontecendo em tecnologia. Pedi a liberação do meu trabalho por uma semana para fazer o curso e a partir dali começou uma transformação muito grande.”

Para Linecker, profissionais do futuro conseguem unir conhecimentos de marketing e tecnologia, entre outras áreas. Assim, juntar a bagagem que ele já tinha às habilidades adquiridas no bootcamp intensivo de Digital Product Leadership da Tera foi algo decisivo para a transição de carreira para Product Management.

“A transformação que a Tera me trouxe foi uma visão aprofundada de produto, já que eu não estava no mercado. Quando você está começando, a Tera traz isso pra você, um conteúdo que faz você entender sobre produto, sobre as etapas de produto, de construção disso para que você se aloque nisso. Fiz o curso em março e no fim de abril eu já tinha feito a transição na minha carreira. A Tera foi uma das coisas pontuadas positivamente no meu currículo.”

Linecker Antuner com notebook com logo da Tera - foto de Nathalie RochaFoto: Nathalie Rocha

 

O novo desafio era no Enjoei, onde Linecker começou assumindo a equipe de Vendas. Mas não parou por aí. Depois de três meses, assumiu também a de Compras. Ao longo dos dois anos e sete meses de atuação na empresa de moda sustentável, recebeu ainda a gestão de times de Customer Success, Descoberta e Logística. Hoje, depois de três promoções, ele orquestra as cinco equipes e já iniciou um processo de criação de novas lideranças, recrutando e abrindo espaço para a atuação de Product Owners.

Considerando a velocidade dos acontecimentos no mundo moderno e os voos altos que Linecker já alçou, o bootcamp feito em 2018 pode parecer um passado distante, mas a verdade é que ele ainda carrega em seu dia a dia aprendizados daquela época.

“Teve uma aula sobre product market fit que me trouxe realmente uma visão de em que momento eu consigo entender de fato se um produto faz sentido e tem aderência com a dor e o problema dos usuários. A melhor mentalidade que eu levei da Tera e que eu uso até hoje é como eu defino meu problema e como eu entendo que o problema é mais importante que a solução. O problema precisa ser muito bem validado para que de fato você consiga fazer seu produto crescer. Isso é algo que eu uso até hoje. Antes eu era muito mais voltado para uma solução, para colocar alguma coisa que eu achava. E hoje eu sou muito mais analítico, olhando para dados, para o usuário, e entendendo que problema de fato eu quero resolver.”

AMADURECENDO A LIDERANÇA PARA CONDUZIR TIMES TRANSFORMADORES

Liderar pessoas não implica apenas em responsabilidades estratégicas de negócio. Linecker entende que esse comando de times passa a ser uma grande missão, em que é possível impactar a carreira de profissionais, criar oportunidades para que eles entrem no mercado.

“Nem sempre as portas estão abertas, então você ser um facilitador para fazer as portas se abrirem é bem legal. Para você chegar onde está, certamente teve alguém que estendeu a mão pra você em algum momento que você precisava. Eu também fui júnior, eu também passei por um processo de entrada em empresas e naquele momento alguém apostou em mim.”

Se ver como um facilitador hoje é resultado de um processo de aprendizado sobre trajetórias, sobre pessoas e sobre gratidão. Mas Linecker confessa que nem sempre foi assim. Em posições de liderança quando novo, sentiu o desafio de equilibrar a idade com o que ele hoje considera uma qualidade adquirida: vulnerabilidade.

“Anos atrás, um dos skills era mostrar que eu era muito forte. E você acaba criando uma armadura que não é quem você é de fato. Com o tempo, entendi que todos nós somos vulneráveis, todos nós temos algo a aprender, ninguém sabe as respostas o tempo todo. Hoje se alguém me pergunta algo que eu não sei, eu não vou ter vergonha de falar que não sei. Eu vou falar, ‘vamos lá, vamos juntos testar, vamos juntos fazer’.”

Essa mudança de mentalidade é um dos trunfos no relacionamento que ele tem com os times que lidera atualmente. A ideia de coletividade e de conquistas realizadas em conjunto gera mais segurança e empoderamento para quem atua nas equipes de desenvolvimento de produto.

Linecker vê como uma das maiores conquistas da carreira o papel que pode ter na promoção e reconhecimento de pessoas. Hoje, ele tem como projeto pessoal continuar esse ciclo de transformação que viveu um dia, incentivando e dando oportunidades a profissionais em início de carreira. Além da posição estratégica que ocupa como Group Product Manager no Enjoei, é também um expert e mentor do curso de Digital Product Leadership da Tera.

“Como profissional, eu tento me doar muito para quando alguém precisar de uma mão, eu estar pronto para poder ajudar, porque sei que em algum momento alguém estendeu a mão para mim e sei o quanto isso faz diferença na vida das pessoas. A gratidão só é válida quando você consegue de alguma forma retribuir para o mundo aquilo que você recebeu.”

Linecker Antuner, product manager no Enjoei - foto de Nathalie RochaFoto: Nathalie Rocha

DESAFIOS E REALIZAÇÕES DE UM PRODUCT MANAGER NO ENJOEI

Atuar em uma das maiores empresas brasileiras de comércio digital só pode significar uma rotina de muitos desafios. Quem tem curiosidade de conhecer o dia a dia de um Group Product Manager e as competências que esse papel deve ter? 

Ele explica que é “um pouco de PM, um pouco de PO e um pouco de Scrum Master” e durante muito tempo, fazia reuniões diárias com os times, cerimônias, além de pensar a parte estratégica e trabalhar com dados. Atualmente, cada time liderado por Linecker tem um PO (Product Owner), dois desenvolvedores back-end e um Tech Lead (Líder de Tecnologia). A contratação recente de POs foi uma iniciativa que permitiu impulsionar novos profissionais nessa carreira.

"Acredito que a gente, como líder, deve facilitar o caminho e fazer as pessoas aparecerem. Quero que os POs brilhem e que a gente continue fazendo grandes entregas no negócio.”

Linecker define a rotina de um PM no Enjoei como 50% de gerenciamento do time para a entrega dos projetos e os outros 50% discutindo problemas e estratégias para o futuro da empresa. A capacidade de motivar os profissionais e garantir as entregas é uma competência essencial no contexto de liderança.

“Minha rotina como PM sempre foi trabalhar muito com o time para fazer com que o time entregasse. Uma das coisas que me trouxe destaque no Enjoei foi meu senso de urgência e entrega. Eu não descansava enquanto algo não estava na mão do usuário, para que ele pudesse testar e ver se estava gerando resultado e todo o time amava isso.”

Mas a visão de futuro e o desejo de fazer acontecer precisam se unir à compreensão do momento do negócio. Durante um período de busca pelo equilíbrio financeiro da empresa, Linecker se viu desafiado a deixar de lado algumas metas futuras para dar suporte a esse objetivo específico.

“Meu desafio foi desconstruir meu pensamento para entender o momento em que eu e a empresa estávamos e propormos juntos uma solução que gerasse um resultado para a companhia num curto prazo. Eu sempre gostei de pensar no médio e longo prazo, mas em alguns momentos o timming da companhia é diferente do seu e tudo bem. A empresa espera que você a ajude a chegar mais longe e pra isso você precisa pensar no agora”

Hoje, ele pode enxergar resultados de esforços coletivos dos quais fez parte, como a estreia do Enjoei (ENJU3) na Bolsa de Valores, com a oferta pública inicial (IPO) realizada em 9 de novembro.

Alcançar a maturidade na forma de ver produtos digitais, de liderar pessoas e de contribuir para o crescimento do negócio tem fortalecido em Linecker a sensação de realização. Afinal, ele tem conseguido trabalhar alinhado ao seu objetivo de usar a tecnologia para tornar a vida das pessoas melhor.

“Hoje eu trabalho no Enjoei e enxergo que, por meio da sustentabilidade e por meio desse processo que a gente tem de ressignificar o uso da moda, eu estou transformando a vida de alguém por meio da tecnologia. Eu estou fazendo com que essas peças circulem o Brasil inteiro contando novas histórias e a gente tentando fazer a nossa parte em relação à sustentabilidade. Sempre penso ‘será que eu estou contribuindo todos os dias para que a vida das pessoas seja melhor?’ E usar a tecnologia para isso é a forma que eu gosto para fazer chegar nesse ponto do meu propósito.

DICAS DE QUEM TEM A FACILITAÇÃO COMO MISSÃO DE VIDA

Facilitar o caminho para novos profissionais tem norteado o momento atual de Linecker. Os anos de vivência no mercado e o sucesso da transição de carreira para Product Manager certamente criaram um acervo de conselhos para quem deseja seguir um caminho similar. Confira algumas dessas dicas.

Linecker Antuner formado em product management- foto Nathalie RochaFoto: Nathalie Rocha

Soft skills valem ouro

Já passei por muitas empresas em que eu fui muito duro, porque eu achava que duro era a coisa certa a fazer. E nos últimos tempos eu tenho visto cada vez mais empresas que procuram pessoas empáticas e pessoas que saibam se comunicar, principalmente como PM. Outra skill é resiliência. É preciso entender que nem tudo é no seu tempo, nem tudo é como você espera e que cada empresa tem um tempo.”

Valorize pessoas e diversidade

“Hoje e cada dia mais valorizamos a diversidade e todos os benefícios que ela traz para o crescimento do nosso negócio. É preciso entender que não vamos longe sem valorizar o ser humano acima de tudo. A valorização das pessoas significa entender que a diversidade constrói algo maior e mais poderoso.”

Entenda e aproveite o mercado de produtos digitais

“Grande parte das empresas entendem que, para você crescer exponencialmente, você precisa se digitalizar, ter mais inteligência de dados e inteligência de tecnologia. Então eu vejo hoje um mercado extremamente aquecido, um mercado que demanda muita gente porque está querendo fazer esse processo de transformação. Vemos muitas empresas super tradicionais abrindo posições de transformação digital, porque elas entenderam que digitalização faz parte desse processo de transformação.”

Tenha ouvidos atentos e saiba questionar

“Uma das dicas que eu dou para quem está se tornando Product Manager é saber questionar. Você precisa perguntar e ouvir muito mais. O problema é a mina de ouro do seu negócio. Entender o problema que você quer resolver de fato e baseado em dados e feedbacks dos seus usuários é o que vai fazer você chegar mais longe.”

….

Defendemos a ideia de que a transformação não acaba em nós e nem nas pessoas que passam pela nossa comunidade. A história de Linecker nos mostra como a união entre educação e tecnologia se torna uma grande rede de impacto, alcançando profissionais e alavancando outras carreiras ao redor do Brasil e do mundo.

Também quer fazer parte dessa comunidade de pessoas que estão transformando o futuro do trabalho e da sociedade por meio de tecnologia? Faça como Linecker e explore os horizontes dos produtos digitais no bootcamp de Digital Product Leadership. Você pode ser a próxima pessoa a liderar times de sucesso. 

Posts Relacionados

12 min de leitura

5 Tendências de Product Management para 2021 | Digital Trends

Guilherme Seabra da Easynvest, Sâmia Lauar do Quinto Andar e Wilton Pinheiro da Amazon discutem as tendências para o cen...

Artigo Completo
9 min de leitura

Product Manager: O ciclo completo da gestão de produtos digitais

Desenvolva sua visão sobre o papel de Product Managers e os aspectos que esses profissionais precisam compreender para t...

Artigo Completo

Agilidade e inclusão: como Juliana uniu a carreira em Produto a sua missão de vida

Conheça a história de Juliana Martins, entusiasta de Agilidade com a missão de levar pessoas pretas para espaços de pode...

Artigo Completo