Criatividade e inovação: 7 dicas para estimular

Entenda a diferença entre criatividade e inovação e saiba como desenvolvê-las para decolar a sua carreira.

Photo by Polargold on Unsplash

Quantas vezes você já ouviu que para ter sucesso na carreira é preciso pensar fora da caixa? Criatividade e inovação são soft skills consideradas diferenciais para profissionais e estão dentre as mais procuradas no mercado de trabalho.

Em um contexto de tantas transformações e novidades, organizações precisam de pessoas capazes de fugir do habitual, que tenham ideias e soluções novas para eliminar problemas novos e antigos. 

Quer aprender como ser uma pessoa mais criativa e inovadora? Leia este artigo e entenda com a gente!

Criatividade e inovação: qual a diferença?

A criatividade é quem dá vida à inovação. Ideias que quebram padrões, se transformam em soluções inovadoras. Um dos nomes mais conceituados da história do Marketing, Theodore Levitt eternizou a frase “A criatividade é pensar coisas novas. A inovação é fazer coisas novas”. 

Muitas pessoas confundem os dois termos, mas criatividade é a capacidade de produzir algo a partir da imaginação e inovação é colocar essa ideia em prática. Ao longo do tempo, o uso da imaginação foi restringido, focado apenas em reproduzir um conhecimento técnico engessado e é por isso que profissionais com pensamento disruptivo se destacam dos demais

Ao longo da vida, desenvolvemos o mito de que processo criativo é restrito a artistas ou que é preciso inventar algo revolucionário. Na verdade, adaptando para o mundo corporativo, a criatividade é necessária para ajudar a empresa a tomar rumos diferentes dos já conhecidos para alcançar os objetivos.

Não precisa ser o novo Steve Jobs para ser referência de criatividade e inovação, nem nascer com o “dom”. Assim como outras competências, ambas podem ser aprimoradas com exercícios teóricos e práticos contínuos que estimulam as suas evoluções.

Algumas formas de otimizar a capacidade de criar e inovar são estudar referências e testar ideias, por exemplo. 

Um ponto interessante é aprimorar o conhecimento em T ‒ vertical na sua especialidade e horizontal em assuntos multidisciplinares ‒ para aprofundar na sua área, sem deixar expandir o conteúdo para outros setores. A combinação de conhecimentos interdisciplinares pode ser crucial para a sua evolução. 

7 dicas para estimular a criatividade e inovação

Sabemos que inovação e criatividade são fundamentais para a criação de ferramentas e serviços que podem mudar a vida das pessoas. Para ajudar você a desenvolver essas skills, separamos 7 dicas essenciais para estimular você a criar e inovar. Confira.

1. Entender seu processo criativo

O que te faz imaginar novas possibilidades? É o que você tem que saber antes de iniciar o processo criativo. As formas de concepção são muito individuais. Algumas pessoas se dão bem no caos, outras precisam de silêncio. 

Em determinados momentos você vai demorar mais para ter uma boa ideia, outras vezes elas surgirão rapidamente. É preciso experimentar contextos distintos para entender o que te estimula na geração de novas ideias e tentar aperfeiçoar estes passos. 

2. Consumir conteúdos variados

Não pense que, para desenvolver novas ideias, você deve consumir apenas conteúdos específicos. Quando você está imerso em apenas uma realidade, a tendência é que você pense nas mesmas resoluções que todos os outros que também estão nela. A influência de conteúdos artísticos, como filmes, séries, livros ou histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de captar insights e expandir a sua capacidade de enxergar o mundo.

3. Estudar sobre design thinking

Aprimore os seus conhecimentos sobre pensamento criativo estudando Design Thinking. O termo é utilizado para se referir ao plano de ações que aplica os desejos e necessidades dos usuários para auxiliar na criação de produtos e serviços inovadores. O design thinking é dividido em 5 passos:

  1. Definição (do problema);

  2. Empatia (pelos usuários);

  3. Ideação (coleção de ideias);

  4. Protótipo (colocar em prática);

  5. Testes (receber feedbacks).

4. Respeitar momentos de descanso 

O descanso também faz parte da criação. O cérebro funciona como uma máquina e a sobrecarga pode afetar o seu funcionamento. Um conceito que explica essa necessidade de repouso é o ócio criativo, criado por Domenico de Masi. 

O autor acredita que temos que aproveitar os momentos de lazer para que seja possível ter uma vida mais equilibrada e por consequência evoluir profissionalmente tornando-se uma pessoa mais produtiva e criativa.

5. Usar dados para se inspirar

O uso de dados pode iluminar o caminho que você precisa seguir. A tomada de decisões tendo mentalidade analítica serve para apontar as preferências dos usuários e aprimorar estratégias ou redefini-las de forma criativa, de acordo com os relatórios de tráfego e experiências dos consumidores. 

Por exemplo, a Coca-Cola coletou dados de diferentes combinações de sabores feitas por usuários, por meio de suas máquinas, e criou uma nova variação de Sprite, que foi sucesso entre os consumidores.

6. Facilitar momentos de ideação no time 

Crie momentos em grupo para coletar ideias. A famosa frase “duas cabeças pensam melhor do que uma” é perfeitamente aplicável quando precisamos de inovação e criatividade. Organize momentos de ideação, com etapas que ajudem o time a refletir sobre questões, se inspirarem e compartilharem ideias. 

Nesse momento, concentrem-se na quantidade, é possível que a junção de vários pensamentos distintos alcance uma resposta valiosa.

7. Adotar metodologias de teste

Se você quer dar um impulso no volume de criação de ideias, não pode deixar de praticar e testar constantemente. Assim, você explora o seu potencial criativo e inovador, já que tem menos receio de ter a ideia rejeitada. 

Não tenha medo de errar e não vá sempre atrás da perfeição, porque pode ser que você dispense uma boa ideia, que só precisava ser lapidada e crie um bloqueio nas suas criações.

….

Como vimos no texto, podemos desenvolver a criatividade e inovação com qualquer outra habilidade profissional. Para isso, são essenciais a organização, disciplina e foco, para percorrer o caminho da aprendizagem. 

Busque sempre conhecimentos complementares, talvez a resposta que você procura esteja numa área que não está ligada a sua, mas se encaixa perfeitamente à sua necessidade.  

Se você gostou deste texto, compartilhe com as suas conexões no Linkedin e mostre que todo mundo pode ter mais criatividade!