Carreiras Digitais e Desenvolvimento Profissional | Tera Blog

Mentoria de carreira: o que é + 4 dicas para conseguir essa orientação

Escrito por Aline Bernardes | 23 Sep

A mentoria de carreira é um ótimo recurso para quem busca orientação na vida profissional. Entenda!

Photo by Jud Mackrill on Unsplash

Contar com o suporte de uma mentoria de carreira é vantajoso principalmente para quem está no início da sua vida profissional, em transição de carreira ou passando por algum momento desafiador relacionado ao trabalho. 

Se você se identificou com algum desses três cenários, provavelmente se beneficiaria bastante de ter o acompanhamento de uma pessoa mentora para ter mais amparo, direcionamento e confiança nas suas ações e tomadas de decisão profissionais.

Saiba mais sobre esse processo e descubra onde buscar essa orientação!

Afinal, o que é mentoria?

Mentoria de carreira é um processo de apoio profissional, realizado individualmente ou em grupo, entre uma (ou mais) pessoa mentorada e uma mentora, geralmente alguém experiente na área e que possa contribuir com sua visão, experiência e conhecimento.

Essa pessoa mentora pode ser alguém em quem você se inspira, que já passou por um processo semelhante ao que você está vivenciando ou que tem bastante reconhecimento na carreira que você segue ou deseja seguir.

O objetivo da mentoria é que essa pessoa compartilhe o que sabe e as suas vivências, e conheça também a realidade das pessoas que estão sendo mentoradas para ajudar a guiar suas carreiras e enxergar caminhos.

No entanto, com tantas opções de aprendizado online, muitas vezes disponibilizadas gratuitamente nos mais diversos canais, muitas pessoas deixam a mentoria de lado em troca desses conteúdos. 

Mas, apesar de haver conteúdos excelentes por aí, não podemos nos esquecer de que a mentoria é um processo individualizado e personalizado, o que potencializa os resultados e pode impulsionar ainda mais a sua carreira!

Como uma mentoria de carreira pode ajudar você?

A mentoria profissional pode ser realizada por diversos motivos e em momentos variados da sua carreira. 

No início, para você entender melhor o que deseja e quais caminhos precisa percorrer para chegar onde quer; ao fazer uma transição de carreira; por interesse em desenvolver novas habilidades que agregarão valor ao seu currículo; para se preparar para uma recolocação no mercado etc. São muitas possibilidades!

E os resultados também variam bastante conforme o seu objetivo inicial, a estrutura e o propósito da mentoria. Estes são apenas alguns dos resultados que você obter nesse processo:

  • aprender a tomar decisões mais acertadas;

  • ganhar autoconfiança para ter um desempenho ainda melhor;

  • aprender mais sobre a sua área;

  • formar parcerias valiosas;

  • aprender a gerenciar melhor o seu tempo, carreira e projetos;

  • encontrar o seu diferencial;

  • conseguir uma recolocação no mercado;

  • atualizar-se sobre o mercado e a sua área;

  • identificar e desenvolver as suas soft skills.

4 formas de conseguir uma mentoria de carreira

Não existe apenas uma forma de conseguir e iniciar uma mentoria de carreira. Esse processo depende do que você está buscando, da disponibilidade de profissionais no mercado e também da sua habilidade de se aproximar das pessoas certas para o que você procura. 

Muitas vezes, para conseguir que alguém ocupe o papel de pessoa mentora, é necessário deixar a timidez e a insegurança de lado, e ativar a sua rede de contatos. Para isso, saiba como demonstrar a sua admiração profissional pela pessoa e propor a mentoria, explicando seus motivos e objetivos. 

Assim, portas que você nem imaginava podem se abrir e transformar completamente o rumo da sua carreira! 

Confira 4 maneiras de transformar o plano da mentoria em realidade.

Contrate serviços de mentoria

Uma das formas para contratar uma mentoria de carreira é buscando, virtual ou presencialmente, pessoas que ofereçam esse serviço.

Como nesse caso você contratará profissionais que provavelmente ainda não conhece, faça uma pesquisa aprofundada para ter certeza de que está fazendo a escolha certa. 

Verifique o currículo, as experiências e a confiabilidade do serviço prestado. Conferir os resultados obtidos por pessoas que foram mentoradas anteriormente e saber a opinião de quem já passou pelo processo também são formas interessantes de conseguir mais informações e acertar na decisão.

Encontre pessoas mentoras na sua rede 

A sua rede de contatos também pode ser um ótimo canal para encontrar pessoas mentoras. Pense em profissionais que você segue no LinkedIn ou acompanha o trabalho em outras redes sociais, por exemplo, e que podem estar disponíveis para oferecer a mentoria.

Ao participar de eventos, você também pode buscar essas conexões conversando com pessoas com conhecimento e experiência com o tema ou área que você deseja realizar a mentoria.

Também é possível encontrar essas conexões pedindo indicação para colegas e pessoas mais próximas, principalmente se elas trabalham em alguma empresa que você admira ou conhecem pessoas que você acredita que têm potencial para acrescentarem algo à sua carreira. 

Aproxime-se de profissionais da sua empresa

Se você está trabalhando em (ou para) alguma empresa no momento, procure entender se há alguém que presta esse serviço. Caso não encontre ninguém com esse histórico, não desanime. Essa pode ser a oportunidade para começar!

Sabe aquela pessoa que você admira na empresa e gostaria de seguir um caminho semelhante? Ou uma colega que tem habilidades técnicas ou comportamentais, como inteligência emocional, boa comunicação e adaptabilidade, que você gostaria de desenvolver melhor? Todo mundo pode ter algo valioso para ensinar.

Converse com líderes, profissionais em cargos de gestão, colegas do seu ou de outro departamento que inspiram a sua vida profissional e com os quais você gostaria de aprender. Às vezes essas pessoas nunca ofereceram o serviço de mentoria de carreira por falta de oportunidade, e você pode ser o incentivo que faltava.

Faça curso com profissionais que oferecem mentoria

Os cursos podem até não ser uma mentoria, mas são uma forma de absorver conhecimentos e aprender com dicas técnicas e de carreira com pessoas especialistas em suas áreas.

Além disso, são um espaço para você se aproximar de profissionais que considera uma inspiração para criar um vínculo e trocar ideias. E, quem sabe, esse encontro futuramente se transforma em oportunidade para iniciar uma mentoria de carreira? 

Se a pessoa está disponível para compartilhar o que sabe em um curso, pode ser uma excelente candidata para ser a sua mentora, não é mesmo?

E não se esqueça de que toda participação em eventos, cursos, workshops e fóruns é uma chance de fortalecer a sua rede de contatos, conhecer novas pessoas e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Para já investir agora mesmo no seu desenvolvimento, conheça os cursos da Tera e aprenda as competências mais importantes para se destacar no mercado!