Como o lifelong learning ajudou a levar Vanessa ao cargo de Product Owner

Vanessa Ribeiro conta como o aprendizado contínuo fez sua carreira se transformar e ganhar mais propósito.

Foto de  Anna Shvets  no  Pexels

Lifelong learning, em outras palavras, significa uma busca voluntária e contínua por desenvolvimento. Independente do seu objetivo de carreira, o ato de manter a aprendizagem ao longo da vida é imprescindível para profissionais do futuro, visto que a lista de requisitos para atuar no mercado está sempre se atualizando. 

Se engana quem pensa que o lifelong learning se refere apenas a jornadas longas, como graduação, pós-graduação ou MBA. Existem formas muito mais simples de se manter em constante aprendizagem, como por exemplo, se habituar a ler livros e blogs ou acompanhar perfis em redes sociais que trazem pílulas de conhecimento sobre suas áreas de interesse. 

Foi assim que Vanessa Ribeiro entendeu para que área seguir quando sua profissão já não fazia mais sentido para ela. Ao longo desse texto, Vanessa conta como seu perfil voltado para o aprendizado constante a ajudou a tornar-se uma profissional de sucesso e ser promovida dentro da área de Produto.

Quem é Vanessa e como seu perfil exploradora fez a diferença em sua carreira

Meu nome é Vanessa, sou de São José dos Campos, interior de São Paulo. Como uma boa sagitariana, gosto muito de ter liberdade, explorar, aprender, viver novas experiências e assumir novos desafios - e eu não fazia ideia de como esses traços da minha personalidade seriam decisivos para que eu me tornasse a profissional que sou hoje.

Mais do que adquirir conhecimento, gosto muito de compartilhar o que sei para ajudar outras pessoas a evoluírem também, então nas horas vagas, amo escrever e compartilhar textos sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento no Linkedin.

Acredito que tudo é aprendizado. Trabalhei durante sete anos na área de Suporte ao Cliente, tendo contato diretamente com as dores dessas pessoas e ajudando ativamente a resolver problemas. Por muito tempo, atuei no telefone sendo o primeiro contato com o cliente e, quando migrei para um cargo onde resolveria demandas mais complexas, percebi como esse conhecimento foi valioso.

Como o lifelong learning ajudou na virada da carreira

Durante a pandemia, vi minha carreira mudar 360°. Recebi uma promoção para Analista de Testes e gostei muito de todo processo de qualidade envolvido, porém sentia que faltava algo. Não me via completa nesse cargo, e decidi que queria algo novo. Após três meses, conquistei o cargo de Analista de Sistemas e fui naturalmente assumindo as demandas de Produtos - e adorando todo o processo envolvido. Foi aí que uma luz se acendeu e, tcharan, me encontrei profissionalmente!

Como não tinha experiência prévia nessa área, comecei a buscar conhecimento de formas variadas: marquei conversas com profissionais da área de Produto para trocar referências, li livros sobre o assunto, me conectei com produtores de conteúdo sobre Produto no LinkedIn para ler seus artigos na plataforma e passava o dia ouvindo podcasts sobre a área. Assim, conheci o Product Gurus, podcast que recomendo muito, e em seus episódios eu sempre ouvia falar da Tera.

Foi então que entendi que precisava dar um passo além no meu processo de aprendizagem e buscar um curso mais completo. Conversei com pessoas e busquei opiniões de quem já tinha feito o curso Digital Product Leadership da Tera. Só ouvi elogios sobre o curso, então, em novembro de 2021 me matriculei na turma. 

Essa decisão fez toda a diferença, pois em janeiro de 2022, antes de finalizar o curso, recebi uma promoção para o cargo de Product Owner na empresa onde trabalho. Enfim, meu primeiro sim na área chegou!

Acredito que muitos fatores contribuíram para que eu alcançasse essa conquista. Certamente o curso foi um divisor de águas, pois me deu uma bagagem para trilhar os novos desafios da área, fazendo com que eu tivesse muito mais segurança para tomar decisões. Trabalhando por anos no Suporte, tive um contato próximo com os clientes, vivenciei suas dores e dificuldades, e isso é o que me impulsiona a ter o foco no cliente até hoje, como Product Owner. Tudo que aprendi (e sigo aprendendo) em leituras, conversas e podcasts também colaboram para meu crescimento profissional.

Sonhos que me guiam como profissional

O farol que me guia nessa área é a empatia. Acredito que é muito transformador o ato de se colocar no lugar das pessoas usuárias e ajudar a simplificar o dia a dia delas. Hoje, por meio das soluções digitais, conseguimos resolver problemas reais e melhorar a vida das pessoas, e isso é muito gratificante.

Conselhos de uma lifelong learner que foi para a área de Produtos

Para quem está em processo de transição de carreira para área de Produtos, a minha dica é: leia livros, ouça podcasts, sigam perfis sobre a profissão de Produto no Linkedin, explore ao máximo tudo que estiver ao seu alcance! Você vai ter contato com situações que ocorrem na área, entender como é o dia a dia desses profissionais e, se fizer sentido para você, se é o que realmente quer, não tenha medo. Vá fundo, mergulhe de cabeça. Não vou dizer que é fácil. Você precisa gostar de resolver problemas, porque eles aparecem o tempo todo e as decisões dependem de você. Mas posso garantir que vale a pena. 

....

Gostou de conhecer a história de Vanessa? Acompanhe ela no LinkedIn, onde ela compartilha conteúdos sobre Desenvolvimento Pessoal e continue seu processo de lifelong learning lendo o nosso artigo: Lifelong learning: a skill indispensável para profissionais do futuro