Como a experimentação nos negócios pode alavancar seus produtos digitais

Descubra como a Cultura de Experimentação se tornou uma das chaves para enfrentar um mundo em constante transformação, bem como impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos digitais de sucesso. 

Nosso mundo está em constante transformação, e a velocidade dessas mudanças exige que as empresas adotem abordagens inovadoras na entrega de soluções. Nesse contexto, a experimentação se tornou uma estratégia essencial para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em um ambiente VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Uma cultura de experimentação eficaz se baseia na análise de dados para avaliar o desempenho de experimentos e determinar se eles alcançaram os objetivos estabelecidos. Isso permite que as empresas ajustem suas abordagens com base em evidências, adotando um processo ágil que ajuda a mitigar os principais riscos associados à construção de produtos digitais.

No Tera Trends dessa semana, exploramos como essa mentalidade de experimentação se manifesta nas empresas e qual é o papel fundamental dos Product Managers (PMs) na criação de uma cultura de experimentação. Para isso, contamos com a expertise de Heider Berlink, Diretor de Produto e Design na Órigo Energia, que compartilhou valiosas dicas e insights sobre o tema.

Veja como foi:

Destaques do conteúdo:

  • A experimentação desempenha um papel fundamental na tomada de decisões e na redução de riscos em novas iniciativas, sendo uma parte central da cultura das principais empresas digitais que conhecemos hoje

  • Um experimento consiste em observar um novo comportamento potencial, resultante de mudanças deliberadas em um sistema específico. Esse processo está na base do método científico.

  • O mundo passou por transformações significativas e as mudanças ocorrem agora a uma velocidade sem precedentes, com um alcance global, devido à interconexão de todos os elementos.

  • O conceito de "Mundo VUCA", cunhado na década de 1980, descreve os padrões de um ambiente em constante mudança: volatilidade (mudanças frequentes), incerteza (dificuldade em prever), complexidade (tudo está interligado) e ambiguidade (falta de respostas definitivas).

  • Por sua vez, o "Mundo BANI," definido em 2018, descreve um mundo profundamente influenciado por esses padrões acelerados de mudança: fragilidade (mudanças constantes), ansiedade (pressa em tudo), não linearidade (adeus ao planejamento) e incompreensibilidade (dificuldade em compreender o porquê).

  • Essas características do mundo atual resultam em vantagens competitivas temporárias, cuja durabilidade diminui a cada dia.

  • Nunca antes o comportamento do consumidor mudou tanto, acompanhado de uma crescente demanda por valor agregado. O que torna mais fácil desafiar as convenções de mercado, com startups concorrendo eficazmente com gigantes estabelecidas.

  • Nunca foi tão fácil desafiar as lógicas vigentes do mercado - novas start-ups podem ganhar mercado de gigantes do mercado.

  • Para se manter competitivo a longo prazo, é necessário reavaliar constantemente a proposta de valor e adotar novas abordagens na criação e gestão de negócios.

  • Na construção de negócios atual, três desafios se destacam: a escassez crescente de investimentos, a necessidade de aprimorar continuamente a proposta de valor para atender às altas expectativas e a dificuldade em capturar valor devido à concorrência e à demanda por preços baixos.

  • A melhor maneira de enfrentar esses desafios é empregar processos e ferramentas que permitam a entrega rápida de valor enquanto minimiza os riscos de fracasso em iniciativas.

  • Ao contrário do passado, onde as necessidades do negócio eram priorizadas sobre as dos usuários e os projetos eram entregues com atraso e alto custo, hoje a construção de produtos envolve ciclos contínuos de identificação de oportunidades e teste de novas soluções, com interação constante com os usuários.

  • No entanto, com as mudanças recentes no mercado, espera-se que os profissionais que trabalham com produtos ampliem seu escopo para além do produto, compreendendo o contexto dos negócios e os custos operacionais envolvidos.

“Vivemos em uma era de vantagens competitivas temporárias”.
Oliver Gassman, economista

Leia também: Como a newsletter The News escalou sua audiência com testes e experimentos.

Perguntas em destaque, trazidas pela audiência: 

  • Como definir objetivos e métricas de design em um estudo de caso para alguém que está iniciando?

  • Dada a ênfase nas mudanças mencionadas, os resultados de negócios estão agora desempenhando um papel mais significativo na priorização?

  • Quais são as principais métricas e KPIs que as empresas devem acompanhar ao implementar uma cultura de experimentação?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a compreender a importância e os benefícios de uma cultura de experimentação, além de te orientar rumo à implementação de práticas eficazes que impulsionam a inovação, tomada de decisões embasadas em dados e o sucesso a longo prazo de seus projetos e negócios.

Participe dos próximos encontros gratuitos do Tera Trends e fique por dentro dos assuntos mais quentes do mercado digital! 

Nova call to action

Todas as semanas, aulas ao vivo gratuitas da Tera para você acompanhar tendências na área de produtos, negócios, design e inteligência artificial para participar de perto da revolução digital da economia.

Inscreva-se agora e nos vemos na próxima live!