7 soft skills importantes para profissionais de desenvolvimento

As soft skills são elementos essenciais para o trabalho em equipe na área de software.


Por muito tempo, a área de tecnologia ficou estigmatizada como puramente técnica, em que as habilidades necessárias eram somente hard skills. O perfil de profissional ficava restrito a pessoas que lidavam com máquinas exclusivamente, por isso as habilidades eram sempre limitadas a esse escopo. Atualmente, contudo, o cenário mudou: as soft skills ganharam holofotes.

Como qualquer área profissional, a função de desenvolvimento de software envolve trabalho em equipe, colaboração e outras capacidades. No dia a dia, as pessoas terão que lidar com outras pessoas internamente e terão que criar aplicações que impactam a vida de usuários ao redor do mundo. É preciso se envolver com as pessoas e pensar nelas.

Nesse sentido, se estudantes de programação querem se destacar, precisam ter atenção a isso. Por essa razão, queremos abordar neste texto as soft skills importantes para profissionais de desenvolvimento de software.

Ao longo do texto, vamos conhecer as opiniões de dois experts desse mercado: Paula Allemand, Desenvolvedora de Software e expert na Tera, e Marcelo de Simoni, Software Development Project Leader no Mercado Livre.

Importância das soft skills

Primeiro, vamos analisar a importância das soft skills. Essas são as capacidades não técnicas, que dizem respeito a habilidades de interação interpessoal e habilidades subjetivas. 

Atualmente, essas skills são indispensáveis no mercado de trabalho. Os processos seletivos atuais requerem essas skills, por isso, é dever de estudantes conhecê-las e começar a desenvolver essas habilidades.

Claro, cada vaga possui um conjunto de habilidades específicas. Por esse motivo, como orienta o expert Marcelo de Simoni, é fundamental conhecer a empresa em questão. Desse modo, a pessoa entenderá quais competências precisará para cada vaga.

É super importante entender não só o modelo de negócio de uma empresa, mas também o propósito, a missão que aquela empresa tem e que pratica no dia a dia - Marcelo De Simoni

Outro ponto que demonstra a importância dessas competências é o fato de que o trabalho em equipe é algo muito valorizado atualmente, em todas as áreas, mas principalmente em desenvolvimento de software. As pessoas trabalham em grupo e precisam saber se comunicar bem, bem como entender como se portar nesse tipo de contexto. Na área de tecnologia, isso é muito comum em fábricas de software, por exemplo.

A habilidade de falar e comunicar com clientes tem sido valorizada. Para criar aplicações, as pessoas desenvolvedoras precisam entender a visão dos contratantes, suas demandas, os requisitos e o contexto em que aquela aplicação funcionará.

As soft skills são necessárias para desenvolver o perfil de profissional ideal. São excelentes para resolver problemas diariamente, diante de possíveis dificuldades que podem surgir, e para garantir um futuro consistente na carreira

7 soft skills PARA PESSOAS DESENVOLVEDORAS

Vamos agora comentar algumas das soft skills mais relevantes para profissionais da área de Desenvolvimento de Software, de acordo com nossos experts.

1. Proatividade

A proatividade é essencial. Trata-se da capacidade de buscar soluções, de antecipar possíveis problemas e resolver de forma ativa quaisquer dores de cabeça. É usar o seu conhecimento e expertise para entender o que pode acontecer e preparar a empresa para diminuir os riscos e maximizar as vantagens.

Em um projeto de software, pode significar o contato ativo com a pessoa cliente para sempre buscar satisfazer suas necessidades ou o contato com pessoas de outras áreas para sanar certas dificuldades. A expert Paula Allemand diz que uma pessoa proativa percebe uma situação e vai em busca de possíveis soluções:

“Ser uma pessoa proativa envolve não esperar um script pronto, mas conseguir perceber as nuances de um problema e ir atrás de conhecimentos.” - Paula Allemand

2. Visão de Negócio

Outra habilidade relevante é a visão de negócio. Essa compreensão do contexto em que um sistema funciona será crucial para que o desenvolvimento seja bem-sucedido. 

É preciso compreender bem as nuances e os detalhes de cada nicho, as condições, as restrições, os riscos e outras questões. Com isso tudo na mesa, a pessoa programadora é capaz de transformar necessidades em funcionalidades de um software.

Uma pessoa de tecnologia hoje não é mais uma pessoa isolada do que ocorre no negócio. Pelo contrário: é uma pessoa antenada nos rumos e nas decisões para saber como esses aspectos devem ser otimizados com a ajuda da tecnologia. 

Para entender como usar a automação e o desenvolvimento de software a favor de uma empresa-cliente ou de sua própria empresa, é fundamental entender questões internas.

3. Comunicação

A comunicação é uma soft skill que não pode faltar no currículo e no perfil de qualquer profissional hoje. Especialmente para as pessoas desenvolvedoras. Isso vai permitir que elas consigam quebrar as barreiras departamentais e sejam capazes de colaborar melhor com outras pessoas do time, como as pessoas que cuidam da infraestrutura. É preciso saber apresentar ideias e também receber feedbacks.

“A comunicação é uma soft skill super importante para uma pessoa desenvolvedora, porque vai permitir que a pessoa desenvolvedora consiga “traduzir o tecniquês” e conversar com pessoas de outros cargos”. - Paula Allemand

Isso significa explicar bem cada decisão tomada, como a escolha de um certo framework, e também conseguir entender uma demanda para aplicar no projeto.

Dessa forma, será possível colaborar para otimizar os projetos e obter sucesso na personalização dos resultados. Para dialogar com a pessoa contratante, entender bem os requisitos, saber de fato como colocar em prática a ideia do sistema, é necessário contar com uma boa comunicação desde o primeiro dia. 

Sobre comunicação, é importante destacar o que tem a acrescentar o expert Marcelo de Simoni. Ele acredita que uma boa comunicação é um pré-requisito:

“Ser uma pessoa que tem uma comunicação assertiva, que passa uma mensagem clara para quem trabalha com você e para líderes, é algo fundamental” - Marcelo de Simoni

4. Empatia

Na interação interpessoal, a empatia cumpre um papel importantíssimo. Ela define como uma pessoa vê a outra e se ela respeita a outra o suficiente para trabalharem juntas. É a capacidade de se colocar no lugar e conseguir observar o mundo por outra perspectiva.

Já na hora de criar um software, a pessoa programadora deve, além de saber escrever códigos segundo uma lógica, se colocar no lugar da pessoa usuária, ao imaginar possíveis fluxos de uso. É preciso também pensar como a pessoa contratante, ao desenvolver as funcionalidades e entregar o que foi solicitado.

5. Inteligência Emocional

A inteligência emocional envolve a capacidade de gerenciar suas próprias emoções, de modo a se manter pronto para o trabalho. É administrar o estresse, a pressão, a ansiedade e outras questões de modo a não deixar tudo isso interferir na sua capacidade de entregar resultados. É o controle desses fatores para se manter criativo.

Paula Allemand acredita que a inteligência emocional é essencial para profissionais, que conseguem desenvolver maior equilíbrio na rotina: 

“A inteligência emocional permite que você se adapte e tenha um bom autoconhecimento dos seus limites, do seu ritmo de trabalho, do que é importante pra você. Desenvolver inteligência emocional te ajuda a reconhecer quando você não está bem para que você volte para o seu ponto de equilíbrio."

6. Flexibilidade e capacidade de adaptação

Na tecnologia, tudo muda muito rápido. Por isso, uma capacidade importante para a pessoa profissional de desenvolvimento de software é a flexibilidade. Diante das mudanças, é preciso se atualizar, aprender novas tendências, estudar novos padrões, estudar novas linguagens, etc. 

Como há sempre uma deadline a cumprir, é preciso dominar essas novas ferramentas rapidamente, em “tempo de internet”. Nesse sentido, existe uma certa pressão e uma ansiedade associadas, mas a inteligência emocional — que já mencionamos — ajuda a controlar o medo e a gerar o equilíbrio.

Em outras palavras, essa flexibilidade é a habilidade de não se apegar demais a uma ou outra tecnologia em específico. É desenvolver um raciocínio que vai além dos padrões. 

7. Resiliência

Como em qualquer mercado, o de Desenvolvimento de Software traz muitos desafios ao longo da jornada. A resiliência é uma capacidade que ajuda a gerenciar momentos difíceis, evitando que você desista e te ajudando a seguir adiante. 

O expert Marcelo de Simoni considera a resiliência crucial para toda pessoa em tecnologia. 

“Toda pessoa de tech precisa saber que vão existir dias bons e ruins e, em dias ruins, a resiliência vai ser essencial para se recuperar diante de falhas e problemas para cumprir seu objetivo e continuar evoluindo na carreira“ - Marcelo de Simoni

Diante de erros e de dias em que a cabeça não funciona bem, é preciso continuar. A pessoa profissional de TI é aquela que está sempre em busca de soluções, resoluções mais práticas e de estratégias otimizadas. 

….

As soft skills que mencionamos devem fazer parte do perfil de pessoas profissionais de desenvolvimento de software. Com essas habilidades, torna-se mais fácil buscar um emprego na área e manter-se disponível para encontrar oportunidades cada vez mais empolgantes na carreira.

Gostou desse post? Confira o e-book Guia de Carreira em Full Stack com mais dicas desses experts.

 

ebook guia completo para iniciar sua carreira em desenvolvimento full stack