6 formas de criar seu portfólio de Marketing - mesmo sem experiência

Veja por que e como criar o seu portfólio de Marketing mesmo sendo iniciante na área.


Você quer fazer uma transição de carreira, mas não sabe como trabalhar com Marketing Digital sem ter muita experiência na área? Mesmo sendo iniciante, dá para montar um portfólio de Marketing bem interessante e atrativo! 

Na hora de participar de processos seletivos, o mais importante é ter uma boa história para contar, ter alinhamento cultural com a empresa e mostrar que está sempre buscando aprender e evoluir.

Mas não podemos negar que ter uma boa galeria expondo as suas habilidades ajuda bastante.

Então confira as nossas dicas sobre como montar um portfólio de Marketing que mostre todo o seu potencial!

O que é e como fazer um portfólio?

O portfólio é uma apresentação dos seus trabalhos profissionais que demonstra suas habilidades, experiências e serviços oferecidos.

Esse compilado funciona como uma verdadeira vitrine para os clientes saberem a qualidade do seu trabalho e identificarem se você é a pessoa certa para o que eles precisam.

Na concorrida área de Marketing Digital, onde conteúdo, métricas e entendimento do meio virtual são tão importantes, é fundamental fazer essa exposição para atrair o interesse das pessoas e conquistar novas oportunidades.

Os portfólios podem ser feitos em plataformas online, em PDF ou até em um site próprio. O formato e o local dependem do seu objetivo e também da sua área de atuação.

Por que é importante ter um portfólio?

Ter um portfólio ajuda a centralizar os seus melhores trabalhos, além de ser mais prático na hora de enviar para os clientes.

Em vez de mandar vários links e/ou arquivos separados, você já envia apenas o link do portfólio — que inclusive pode (e muitas vezes até deve) ser personalizado conforme o seu objetivo e a vaga para a qual está se candidatando.

Além de facilitar o seu trabalho e dos recrutadores e clientes, você ainda demonstra profissionalismo. E quem é que não quer transmitir uma boa primeira impressão?

Como montar um porftólio de marketing?

Sabendo o que é e qual é a importância de ter um portfólio de Marketing, chegou a hora de criar o seu!

Veja o passo a passo que preparamos especialmente para profissionais iniciantes!

1. Use trabalhos feitos em cursos de Marketing Digital

Nessa área, os cursos são uma das melhores maneiras de se aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos. 

E o melhor é que existem vários cursos de Marketing Digital que vão além da teoria e incentivam os alunos a colocarem em prática o que aprenderam.

Se você já fez algum curso assim, pode usar os trabalhos feitos para montar o seu portfólio e mostrar do que você é capaz!

Lembre-se de especificar o contexto para que as pessoas entendam que o trabalho fez parte de uma atividade — assim, além de rechear o seu portfólio, você ainda mostra que está sempre atrás de conhecimento e se aperfeiçoando como profissional.

2. Analise campanhas ou redes sociais de marcas 

Outra possibilidade é analisar o trabalho de marcas famosas na internet como se elas tivessem contratado os seus serviços.

Apesar de ser um trabalho fictício e não remunerado, é uma excelente forma de demonstrar o que você sabe, mostrar que está sempre acompanhando o que está sendo feito e ainda treinar as suas habilidades!

Nesse caso, também é importante deixar claro que a análise foi feita apenas para seu desenvolvimento pessoal. 

Isso evita que o material seja entendido como uma experiência real que, na verdade, você não teve, o que pode ser muito ruim para a sua reputação profissional.

Dica: escolha marcas e campanhas alinhadas com o seu propósito e em áreas que você gostaria de trabalhar. 

Assim, na hora de se candidatar para um emprego dos sonhos, você já terá um portfólio adequado.

3. Faça trabalhos voluntários na área

Já pensou em aproveitar os seus conhecimentos em prol de uma boa causa?

Fazer trabalhos voluntários na área de Marketing Digital é uma excelente maneira de fazer o bem, contribuir para algo que você acredita e ainda criar material para seu portfólio.

Você pode procurar ONGs, projetos e grupos que façam um trabalho com o qual você se identifica, ajudando pessoas em situações de vulnerabilidade ou animais, por exemplo, e oferecer os seus serviços voluntários. 

Muitas organizações que trabalham sem fins lucrativos não têm uma equipe muito grande, nem podem bancar serviços de produção de conteúdo, design, análise de dados e outras áreas do Marketing Digital.

Por isso, o trabalho voluntário é tão importante!

Esses são alguns trabalhos possíveis: criar a identidade visual da marca, ajudar a melhorar a presença nas redes sociais, criar um material gráfico interessante para atrair doadores, produzir conteúdo para aumentar o alcance dos posts… 

Use a sua criatividade e ofereça o que você mais sabe e gosta de fazer.

4. Preste serviços para conhecidos

Você tem uma amiga empreendedora que está começando o negócio agora? 

Um conhecido que vive tentando melhorar a presença nas redes sociais, mas não tem tempo ou conhecimento para isso?

Ou quem sabe um familiar que sabe que precisa levar o seu negócio para o digital, mas precisa de apoio para começar?

Com certeza alguém que você conhece se beneficiaria por contar com a ajuda de uma pessoa conhecida que entende de Marketing Digital e está querendo colocar em prática tudo o que sabe.

Você pode oferecer os seus serviços gratuitamente para começar ou por preços bem mais acessíveis, considerando que, nesse primeiro momento, o principal objetivo é conseguir material para o seu portfólio e praticar!

5. Tire os projetos pessoais do papel

Ter projetos pessoais também é uma excelente maneira de alimentar o seu portfólio de Marketing.

Um desses projetos pode ser um site onde, além de colocar seu contato e serviços, você consiga exibir o seu trabalho. 

Se o seu objetivo é atuar na área de redação de conteúdo, pode produzir posts e publicá-los no seu site ou blog para exibir suas habilidades de escrita e SEO, por exemplo.

Caso queira trabalhar na área de design, pode criar suas próprias peças e publicá-las na sua página ou num perfil de rede social.

O melhor é que, ao ter um projeto pessoal, você ainda poderá acompanhar e analisar as suas métricas e usá-las como caso de sucesso para expressar seu potencial nos processos seletivos.

6. Fale sobre você

O portfólio de Marketing serve para expor os seus trabalhos, mas também para dizer quem é a pessoa por trás daquelas produções.

Por isso, reserve um espaço para falar sobre as suas experiências, mesmo que não sejam profissionais, como atividades acadêmicas, trabalhos voluntários, passatempos, e também sobre suas aspirações. 

Aborde também suas habilidades, mas não apenas as técnicas. Hoje, as empresas têm valorizado ainda mais as chamadas soft skills, que são as competências emocionais e comportamentais, como criatividade, pensamento crítico, resiliência e resolução de problemas.

Inspire-se com especialistas para criar seu portfólio!

Deu para perceber que ter um portfólio de Marketing é essencial mesmo para iniciantes, certo?

As pessoas precisam conhecer as suas capacidades, por isso, nada melhor do que reunir suas melhores produções em um único lugar.

Com as dicas deste post, você já pode começar a construir o seu portfólio e se preparar para as próximas oportunidades de trabalho! 

Mas, se ainda quer saber mais sobre o assunto, que tal conhecer dicas de especialistas na área? Baixe nosso e-book com 56 dicas essenciais de experts para trabalhar com Marketing Digital!

ebook dicas de marketing 2