Carreiras Digitais e Desenvolvimento Profissional | Tera Blog

25 cursos de Marketing Digital gratuitos para acelerar o seu desenvolvimento

Escrito por Aline Bernardes | 11 May

Reunimos os melhores cursos de Marketing Digital grátis e online para você dar o próximo passo na sua carreira!

Foto de Startup Stock Photos no Pexels

Para desenvolver novas habilidades e crescer na carreira, dedicar-se a um curso de Marketing Digital gratuito é uma excelente escolha!

De acordo com o relatório "The Future of Jobs Report 2020" do Fórum Econômico Mundial, a carreira de Especialista em Marketing Digital e Estratégia está entre as mais promissoras para os próximos anos!

Por isso, se você quer saber como trabalhar com Marketing Digital e se destacar na área, precisa absorver o conceito de lifelong learning e continuar aprendendo ao longo da vida.

E nada melhor do que estudar e se aprofundar nessa área sem nem precisar sair de casa, né?

Para incentivar a sua jornada de aprendizado, preparamos esta lista com 25 cursos gratuitos de Marketing Digital que também são online. Confira!

1. Digital Marketing Essentials - Tera

O curso da Tera Digital Marketing Essentials foi criado em parceria com 28 especialistas do mercado brasileiro e tem mais de 10 horas de conteúdo gratuito! Você vai aprender com profissionais do Google, iFood, LivUp, Zé Delivery, Spotify, entre outras grandes empresas.

O curso gratuito da Tera é indicado para:

  • quem quer dar os primeiros passos na carreira em Marketing Digital; 

  • fazer uma transição de carreira;

  • desenvolver habilidades essenciais para atuar na área.

Ao se inscrever, você terá acesso a quatro módulos que abordam as principais ferramentas de Marketing Digital e práticas para a sua estratégia, a influência da transformação digital no marketing, as perspectivas do mercado de trabalho na área e muito mais.

Ao se inscrever, você tem acesso à plataforma de aprendizado exclusiva da Tera - o Learning Experience System (LXS). Além disso, você poderá acessar materiais complementares exclusivos e receber um certificado na conclusão.

2. Fundamentos do Marketing Digital - Google

Quem não quer aprender em um curso de Marketing Digital gratuito com instrutores de uma das maiores empresas do mundo?

Nos 26 módulos do curso de Marketing Digital do Google, é exatamente isso que você encontrará!

Além das aulas, que abordam os principais fundamentos da área, as pessoas inscritas têm acesso a exercícios e exemplos que ajudam a entender como os conceitos se aplicam na prática.

O curso tem duração de 40 horas, é mais indicado para iniciantes e ainda oferece certificado para as pessoas aprovadas no exame final.

3.Marketing Digital para o Empreendedor - SEBRAE

O curso gratuito de Marketing Digital para o empreendedor do Sebrae é direcionado principalmente para pessoas que têm pequenas empresas ou que querem ser empreendedoras e que precisam criar e acompanhar uma estratégia de Marketing Digital para negócios.

Ele é dividido em seis módulos que abordam, além dos conceitos introdutórios e dicas para montar a própria equipe, temas como Inbound Marketing, Vendas e métricas.

O curso é totalmente online, dura duas horas e quem estuda têm 15 dias para concluir as aulas. Após a conclusão, basta acessar o portal para emitir o certificado digital gratuito.

4. Curso de Inbound Marketing - Rock University

Inbound Marketing é um dos conceitos que todas as pessoas que trabalham com Marketing Digital precisam conhecer! Basicamente, a estratégia consiste em atrair a atenção das pessoas por meio de conteúdos relevantes.

Mas, para saber mais e se aprofundar no tema, o curso gratuito de Inbound Marketing da Rock Content é uma excelente fonte de informação!

As aulas são ministradas por um dos co-fundadores da empresa que, em cinco horas de vídeos, explica a metodologia e os principais fundamentos que acompanham o Inbound, como:

  • criação de blog;

  • produção de conteúdo;

  • SEO;

  • e-mail marketing;

  • Customer Success e muito mais.

Para receber o certificado digital é necessário acertar 70% do teste final que tem 60 questões e pode ser realizado em até 1 hora e 30 minutos.

5. Marketing de Conteúdo - Rock University

A Rock University, plataforma Rock Content de cursos, também tem um famoso curso gratuito de Marketing de Conteúdo com o Vitor Peçanha, para quem quer conhecer os conceitos fundamentais dessa estratégia e saber como colocá-la em prática no seu negócio.

O curso dura quatro horas e, assim como os outros da Rock Content, também disponibiliza certificado com validade de dois anos para quem conclui as aulas e alcança 70% de acerto no teste final.

6. Google Analytics para iniciantes - Google

Profissionais de Marketing Digital precisam dominar o Google Analytics para acompanharem os resultados de suas estratégias.

Mas, principalmente para quem nunca teve contato com a ferramenta, pode ser complicado navegar na interface, interpretar os relatórios e saber o que fazer com tanta informação.

Neste curso do Google direcionado para iniciantes, você terá acesso a lições completas sobre como usar o Google Analytics para acompanhar e mensurar o tráfego do seu site.

Leia também: 13 ferramentas de Marketing Digital para você começar a aprender

Ele foi feito para ser concluído em um período de quatro a seis horas, dependendo do conhecimento prévio de quem estuda.

Caso alcance uma pontuação mínima de 80% nas avaliações, os estudantes recebem um certificado de conclusão.

7.Curso Avançado de Google Analytics - Google

Se você concluiu o curso anterior ou já tem um conhecimento intermediário na ferramenta, também pode fazer o Curso Avançado de Google Analytics.

Nele, você terá acesso a lições mais avançadas sobre as ferramentas e técnicas de coleta de dados, análise e marketing.

8. Curso de Produção de Conteúdo para Web - Rock University

Na universidade da Rock Content você também encontrará o curso de Produção de Conteúdo para Web, focado na criação de textos adequados aos formatos online.

No curso são ensinados alguns conceitos, como escaneabilidade, copywriting e pesquisa de palavras-chave.

As aulas têm, no total, 2h30min de duração e o mesmo processo para certificação dos outros cursos gratuitos ofertados pela empresa.

9. Curso de Inbound - Hubspot

Você já deve conhecer a Hubspot, certo? Além do seu software de vendas e Inbound Marketing conhecido mundialmente, a empresa também oferece cursos gratuitos com certificação para quem quer aprender mais sobre a área!

O Curso de Inbound da Hubspot aborda os princípios da metodologia e ajuda os profissionais a iniciarem suas jornadas no Inbound.

São seis aulas divididas em 15 vídeos com quase duas horas de duração, além de quatro testes.

10. Blog do Zero - Viver de Blog

Ter um blog ou gerenciar a página da empresa pode ser uma das suas funções como profissional de Marketing Digital.

Por isso, é importante saber como criar, personalizar e manter um blog. O curso Blog do Zero tem sete aulas práticas com o autor do site "Viver de Blog" para quem está iniciando sua jornada e quer saber não só como construir, mas também lançar o seu blog na internet.

11. O guia essencial sobre anúncios do Facebook - Facebook Blueprint

Este curso de Marketing Digital do Facebook Blueprint é bem curto e objetivo. O seu foco é apresentar os conceitos e processos básicos para anunciar na rede social.

As aulas têm, no máximo, cinco minutos e abordam dúvidas comuns de quem está começando a se aventurar no mundo dos anúncios.

Além de oferecer cursos, a plataforma Blueprint também disponibiliza certificações para quem quiser comprovar a proficiência em competências específicas.

No entanto, ao contrário dos cursos, as certificações são pagas.

12. Como fazer seu conteúdo do Instagram se destacar - Facebook Blueprint

Este é mais um curso de Marketing Digital grátis e interessante para quem quer aprender mais sobre redes sociais.

As aulas deste curso focado em Instagram também são rápidas e abordam questões como desenvolvimento de plano criativo, compartilhamento de conteúdo e boas práticas para legendas.

13. Facebook Ads Training Course - Hubspot

Já que estamos falando de redes sociais, não podemos deixar de fora o "Facebook Ads Training Course: How to Build Great Ads Audiences", também da Hubspot Academy.

O curso é, principalmente, para profissionais de Social Media, gerentes e pessoas em posição de liderança em Marketing.

Ele tem três módulos, 15 vídeos, dois quizzes e cerca de uma hora e meia de duração. Nas aulas, especialistas em Facebook compartilham conhecimentos sobre geração de leads, além de criação e monitoramento de campanhas.

14. Semrush SEO Toolkit Course - SEMRush

Se o seu objetivo é trabalhar com SEO, sabe que o Semrush tem ferramentas excepcionais para a sua estratégia. Então, nada melhor do que um curso com profissionais da própria empresa explicando como usar cada recurso.

Isso é o que você vai encontrar no Semrush SEO Toolkit Course, um curso gratuito e que promete transformar os estudantes em proficientes em Semrush SEO em apenas três horas.

Após concluir o curso, você pode fazer o exame para receber a certificação gratuita — mas para isso precisa acertar no mínimo 70% das 22 questões.

15. Introdução ao Inbound Marketing - RD University

O Introdução ao Inbound Marketing da RD Station é mais uma opção de curso de Marketing Digital grátis com certificado para quem quer aprender sobre a estratégia de marketing de atração.

O curso é apresentado pelo cofundador da Resultados Digitais com uma carga horária de três horas.

Você aprenderá mais sobre a metodologia de Inbound, as etapas do funil de marketing e dicas sobre estratégias para cada uma delas.

Leia também: Como criar um mapa de empatia para entender sua persona?

16. Marketing Digital para Agências - RD University

Outra opção da RD University é o curso Marketing Digital para Agências. As aulas são direcionadas para profissionais ou líderes em agências que querem se aprofundar nos principais conceitos do Marketing Digital para crescer ainda mais.

O curso tem carga horária de duas horas e certificado disponível para as pessoas que responderem ao questionário final.

17. Open SEO - Conversion Academy

Falar de SEO nunca é demais, afinal, essa é uma das principais estratégias de Marketing Digital!

O curso Open SEO da Conversion Academy tem 10 módulos divididos em 21 vídeos ministrados pelo CEO da agência.

Além das aulas originais, gravadas em 2012, os estudantes têm acesso a vídeos extra atualizados, com comentários sobre as mudanças e evoluções no cenário.

18. Introdução à Análise de Dados nas Redes Sociais - FGV

Neste curso gratuito da Fundação Getúlio Vargas são apresentadas as metodologias e os conceitos básicos relacionados às redes sociais.

Este curso de Marketing Digital gratuito é recomendado para estudantes de cursos superiores. O curso também é indicado para profissionais que querem saber mais sobre análise e monitoramento de redes sociais aplicados à ciência política, principalmente.

O curso não disponibiliza certificado, mas você pode fazer o teste final e, caso tenha nota superior a 70%, poderá imprimir uma declaração comprovando a sua participação.

19. Marketing Digital para Iniciantes - Mirago

Você é iniciante no mundo do Marketing Digital e quer aprender os conceitos básicos?

A proposta do curso da Mirago é exatamente essa: fornecer uma visão geral sobre a história do marketing, atividades relacionadas e suas principais ferramentas.

O curso tem sete horas de duração e é gratuito, porém o certificado é liberado apenas para assinantes.

20. Leve sua empresa para a web - Google

Este curso do Google Ateliê Digital é bem focado em quem empreende e quer desenvolver uma presença digital e vender online.

Se essa é a sua situação, aproveite para acessar os sete módulos gratuitos que incluem, inclusive, dicas para criar a sua loja virtual e ter visibilidade localmente.

O curso tem carga horária de três horas e avaliação ao final de cada tópico.

21. Become a Digital Marketing Specialist – LinkedIn

Nessa rota de aprendizado oferecida pelo LinkedIn, as pessoas estudantes aprenderão a pensar o marketing digital a partir da visão analítica. Assim, profissionais vão se capacitar a criar estratégias de crescimento e detecção de boas oportunidades.

O curso de marketing digital gratuito aborda desde planejamento até desenvolvimento de estratégias de conteúdo, sem deixar de passar também por SEO e Analytics, inclusive com exercícios práticos.

Durante as quase 20 horas de conteúdo em inglês,  são ensinados os conceitos básicos e essenciais do marketing digital. Ao fim, você recebe um certificado digital gratuito de conclusão do curso.

22. SEO Fundamentals Course with Greg Gifford – SEMRush

Fazer um curso de marketing digital gratuito é ainda melhor quando o conhecimento é oferecido por especialistas do mercado. Neste caso, o SEO Fundamentals Course fica a cargo da SEMRush, referência quando falamos em otimização para motores de busca.

No curso, Greg Gifford passa pelos conceitos mais importantes desse campo de conhecimento, abordando tópicos como:

  • motores de buscas;
  • link building;
  • parte técnica de SEO;
  • SEO on page;
  • otimização para mobile;
  • local SEO.

Ao total, o aprendizado é dividido em oito módulos, que são divididos em 31 exercícios em vídeo ministrados por Greg, especialista do mercado. São quatro horas totais de aprendizado que atendem tanto iniciantes quanto pessoas que já sabem o que é SEO e como funciona.

23. Curso de Marketing Digital Descomplicado – RD Station

Na busca por um curso de marketing digital gratuito e descomplicado? Essa parece ser a combinação perfeita e é nela que a RD Station trabalha com esta oportunidade! A empresa divide o aprendizado em 10 aulas que entregam um ótimo ponto de partida e uma preparação para dar autonomia para estudantes.

A pessoa mentora do curso é André Siqueira, um dos fundadores da RD Station e profissional expert, com anos de trabalho no setor. No curso, ele vai ensinar sobre:

  • e-mail marketing;
  • produção de conteúdo;
  • funil de vendas
  • mídia paga;
  • canais de marketing;
  • SEO
  • métricas;
  • análise;
  • growth hacking;
  • planejamento.

Ao fim do curso, você saberá como aplicar conceitos na prática do dia a dia de trabalho e ainda obterá um certificado digital gratuito de conclusão da aprendizagem.

24. E-mail Marketing Course: Get Certified in Email Marketing – HubSpot

Indiscutivelmente, e-mail marketing é um dos recursos mais importantes quando falamos de estratégias digitais. Portanto, este curso é uma das sugestões mais valiosas para quem precisa desenvolver seus conhecimentos nessa estratégia.

A HubSpot oferece uma fornada de aprendizado de pouco mais de três horas somente focada em como estruturar fluxos de disparo, construir estratégias e utilizar o e-mail marketing. O mais importante é que o curso se baseia na ferramenta gratuita da HubSpot para fazer disparos de e-mail.

Com nove exercícios, 28 vídeos e nove questionários, a pessoa estudante conseguirá criar estratégias humanizadas que capacita marcas a criarem relacionamentos mais sólidos com sua base de leads e clientes. E como o próprio nome do curso sugere, você recebe um certificado digital gratuito ao final!

25. O seu plano de redes sociais a longo prazo – Google Ateliê Digital

Mais uma boa oferta do Ateliê Google, o plano de redes sociais a longo prazo é um curso que visa entregar ensino e autonomia para quem dedicar seu tempo a esse ensino. Assim, estudantes saberão como administrar suas estratégias de redes sociais nos mais diferentes momentos do negócio.

Este curso de marketing digital online aborda quatro pilares importantes em redes sociais:

  • plano a longo prazo;
  • publicidade em redes sociais;
  • mensuração de sucesso das ações;
  • erros comuns e como evitar.

O grande diferencial deste curso é a maneira como ele coloca situações e fases distintas de gestão de redes sociais diante das pessoas estudantes. Isso realmente concretiza o ensino, já que esses momentos surgirão a longo prazo.

desenvolva-se com os melhores cursos de Marketing Digital gratuito

Marketing Digital é uma área com estimativa de crescimento de 10% ao ano, segundo dados do Bureau of Labor Statistics. Ou seja, não dá para parar de aprender e assumir que já sabe tudo o que precisa.

Novas metodologias e ferramentas surgem enquanto outras se tornam defasadas a todo momento, e os cursos de Marketing Digital gratuitos e pagos são as melhores formas de se atualizar e acompanhar as tendências.

Além das opções gratuitas que apresentamos, recomendamos também o Curso de Marketing Digital da Tera.

Nele, você vai ter uma formação em Marketing Digital completa e vai aprender sobre negócios digitais, criação de estratégias, branding, metodologias, experiência do cliente, liderança e muito mais. Tudo isso com interação ao vivo com experts das maiores empresas do mercado.

O investimento se transformará em habilidades que não podem faltar para profissionais do presente e do futuro do Marketing.

Saiba mais sobre o curso de Marketing Digital da Tera e inscreva-se para dar o próximo passo na sua carreira!