De consultora gastronômica a analista de dados: a história de Beatriz Moraes

Conheça a trajetória de Beatriz Moraes, que saiu da gastronomia para construir uma carreira na área de Dados.

Foto de  Zen Chung  no  Pexels

Com as recentes transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, é cada vez mais comum que profissionais que se formaram em graduações tradicionais caminhem para transição de carreira, e levem suas bagagens de conhecimento para atuar no setor de tecnologia. Aliás, essa era uma área que costumava ser pensada como puramente técnica, mas hoje o cenário mudou, e vemos profissionais com diferentes habilidades e perfis transicionando de maneira rápida e crescendo nessas áreas.

Esse é o caso de Beatriz Moraes, que depois de alguns anos trabalhando na área de Gastronomia, encontrou na Análise de Dados uma possibilidade de construir uma carreira mais estável e se tornar a profissional mais completa que ela é hoje.

Convidamos Beatriz para contar essa história e mostrar que recalcular a rota profissional está longe de significar “fracasso”, pelo contrário, pode ser uma escolha muito promissora. Confira o relato dela neste texto.

Beatriz e os caminhos de uma carreira real e não-linear

"Meu nome é Beatriz Moraes, me formei em Gastronomia em 2014 e já trabalhei na área de alimentação como confeiteira, auxiliar administrativa e consultora gastronômica. Depois de 6 anos atuando na área, senti necessidade de maior estabilidade na carreira. Recebi a oportunidade de trabalhar num projeto de curta duração em uma multinacional, e lá compreendi como as empresas estavam lidando com tecnologia. 

Entrei em contato com conceitos de bancos de dados, SEO, marketing digital e senti que aquele era o caminho certo para mim. Até então, minha noção de trabalhar com tecnologia era limitada à TI, e escrever código de programação o dia todo não era o que eu queria. Apesar de ter conhecido o futuro do trabalho em primeira mão, relutei em trocar de área. Eu sentia que se eu decidisse pela transição de carreira, estaria jogando fora todo o tempo e dinheiro investido na minha primeira escolha. 

Transição de carreira: a decisão por uma nova jornada

Conversei com outras pessoas que começaram a estudar algum assunto relacionado a tecnologia como segunda carreira, pessoas que fizeram transições tão drásticas quanto a que eu faria, até que me vi com duas escolhas: iniciar uma segunda graduação em Sistema da Informação com garantia de bolsa 100% ou investir em um curso mais direcionado. 

Ao pesar as questões de investimento (graduação gratuita x investimento no curso) versus o tempo para ver o resultado (estágio por volta do terceiro semestre x recolocação rápida no mercado de trabalho), optei pelo investimento com retorno mais rápido. Escolhi a Tera após conversar com um amigo que migrou para a área de UX e conseguiu recolocação no mercado de trabalho em poucos meses.

Segui com a matrícula no curso de Data Analytics, e em janeiro de 2021 iniciei o curso. Comecei as aulas com bastante receio de não conseguir acompanhar a turma, mas fui muito bem recebida pela minha turma e experts. Recebi muito apoio em relação ao conteúdo das aulas, mas o mais importante foi que essas pessoas ajudaram a me tirar do mindset negativo que costumamos ter quando mudamos de área, aquele sentimento de ter “falhado” na primeira escolha de carreira. 

O momento da virada: quando as coisas começaram a dar certo

Na Tera, conheci uma rede incrível de profissionais, tanto mentores quanto colegas, e conseguimos entregar um projeto de conclusão muito bem estruturado. Mais tarde, quando comecei minhas entrevistas para a primeira oportunidade na área, conheci pela comunidade da Tera um ex-estudante de Data Science que procurava por um Analista Júnior para a equipe dele. 

Fiz o processo seletivo da empresa, e na hora da entrevista, comentei sobre o curso e o projeto final. Coincidentemente, tanto meu projeto quanto a empresa tratavam do mesmo tema: delivery de alimentos. Na etapa de apresentação de case, apresentei esse mesmo projeto, e passei. Assim, dois meses depois da conclusão do curso eu já estava trabalhando na área.

Fui elogiada pela minha coragem em mudar de carreira tanto por colegas de curso quanto por profissionais da empresa, e acredito que a coragem seja o primeiro passo de uma jornada de muita dedicação e estudo. Nenhuma mudança é fácil, e eu tive muita sorte em contar com várias redes de apoio.

Hoje, em menos de um ano na profissão, sinto que aprendi muito dentro da empresa e conto com uma equipe maravilhosa. Cada projeto me ensina uma nova ferramenta, testa meus conhecimentos e gera novos insights. 

Percepções sobre a área de Análise de Dados hoje

O aprendizado é constante nessa área. Gosto muito de como a Análise de Dados mescla conhecimentos práticos e ferramentais com conceitos de negócio - é necessário ter uma ótima comunicação entre equipes técnicas e áreas de business.

Na minha opinião, essa é uma área que te torna uma profissional completa e abre muitas possibilidades de trabalhar em cargos de liderança, de especialista ou até mesmo de migrar para novas posições, como Product Owner ou Product Manager.

Conselhos de uma Analista de Dados para quem está começando 

Exercite a curiosidade, converse com diferentes tipos de profissionais e mantenha a mente aberta. Se possível, busque alguém para te mentorar e te ajudar a construir um plano de carreira e definir suas prioridades de estudo. Aproveite a comunidade de Dados, existe muito conteúdo legal e muitas vezes gratuito, muitos grupos que podem ajudar a ampliar seus conhecimentos."

....

Mudar de área não é uma decisão fácil, mas a tendência é que seja algo cada vez mais comum no futuro do trabalho. Desejamos que a história de Beatriz inspire e motive profissionais que ainda guardam receio em assumir o protagonismo da própria carreira e tomar as decisões que acreditam ser as mais acertadas.

Está buscando mais dicas sobre transição de carreira? Confira o nosso artigo completo "Transição de carreira para profissões digitais".