11 habilidades profissionais para desenvolver em 2022

Descubra as principais habilidades profissionais procuradas pelo mercado de trabalho em 2022 e comece agora a aprimorar suas qualificações.

Foto de Thirdman no Pexels

Você tem clareza sobre as habilidades profissionais que são realmente necessárias para construir um bom currículo? Essa costuma ser uma insegurança para quem está se desenvolvendo profissionalmente ou buscando uma transição de carreira, afinal, apresentar à liderança ou a recrutadores o grupo certo de skills pode ser decisivo para conquistar uma vaga.

A melhor forma de derrubar as incertezas é entender quais são as habilidades que o mercado está valorizando e quais são indispensáveis para a vaga que você está aplicando. O passo seguinte é trabalhar para desenvolvê-las.

Para ajudar você a se posicionar bem no mercado, detalhamos neste texto 11 habilidades profissionais para colocar no currículo e desenvolver em 2022.

11 habilidades profissionais para colocar no currículo

Muito mais do que mera formalidade, colocar no currículo habilidades profissionais é fundamental para mostrar suas capacidades para as relações de trabalho, pois evidencia sua aptidão para para lidar com os diversos desafios do seu cargo.

A competitividade no mercado de trabalho aumenta a exigência na seleção dos candidatos. Atualmente, características como: controle emocional, a constante atualização técnica e capacidade de liderança, são vistas como habilidades essenciais para desempenhar uma função com excelência. Quer estar no radar de empresas que precisam de novos colaboradores? Confira as melhores habilidades profissionais para 2022.

1. Aprendizado contínuo

Na era da informação, o conhecimento vale ouro. Essa frase é reforçada pelo Fórum Econômico Mundial, que coloca o aprendizado contínuo no top 3 de habilidades fundamentais para profissionais do futuro. O famoso “aprender a aprender” — que falamos bastante na Tera — é capaz de expandir horizontes, estimular a criação de ideias, tomada de decisões e desenvolvimento de soft ou hard skills.

Ao entender a importância do aprendizado contínuo, você desenvolve a mentalidade de crescimento, se mobiliza para sair da zona de conforto e amplia a vontade de enfrentar desafios, características fundamentais para a melhoria profissional. A busca constante por conhecimento vai aprimorar suas competências, agregando valor à empresa e ao seu cotidiano.

2. Comunicação

As empresas valorizam bastante quem sabe se expressar de forma clara e objetiva. Uma boa comunicação é fundamental para o alinhamento dos propósitos da empresa, pois é importante que todos falem a mesma linguagem, para o melhor entendimento e cumprimento de metas.

Tome cuidado, saber se comunicar não significa falar sem parar. Mantenha sempre o equilíbrio entre ouvir e se expressar. São características de um bom comunicador:

  • Expressividade;

  • Escuta;

  • Assertividade;

  • Empatia. 

Se a timidez for uma barreira, busque maneiras de desenvolver essa habilidade. Vídeos, livros ou cursos específicos, como teatro, são ótimas formas de vencer a insegurança e somar mais um diferencial na sua trajetória. 

3. Liderança

A liderança de uma equipe é determinante para levar o grupo ao sucesso ou ao fracasso. Liderança é influenciar por meio da autoridade e fazer com que o seu time contribua de forma entusiasmada, criativa e eficiente. 

Saber exercer um cargo de liderança é entender as necessidades da equipe e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos. Sempre reconheça os esforços dos colaboradores com elogios, aumentos, planos de carreira e empatia. Essas são ótimas formas de manter o grupo motivado para atingir resultados. 

Evite impor a relação de poder hierárquio. Há uma grande possibilidade de destruir os relacionamentos dentro da empresa e acabar com o ambiente de trabalho. Substitua o “faça porque eu estou mandando” por “acredito que dessa forma será mais eficaz, concorda?”. Você gostaria de trabalhar com alguém que apenas dita normas? Seja o exemplo de líder que cresce e acumula conquistas com todo o time. 

4. Trabalho em equipe

Esta é uma habilidade profissional que costuma estar presente nos currículos, mas você realmente sabe trabalhar em equipe? Compreender que o trabalho em equipe é a soma das competências de cada membro para atingir um objetivo comum é uma grande virtude profissional.

É fundamental para o grupo que você saiba se comunicar de forma positiva, cooperar com colegas de trabalho, buscar entender suas dificuldades, ajudá-los a superar desafios e ouvir demandas de quem constrói resultados com você. Esses elementos combinados podem levar ao sucesso individual e coletivo, consequentemente criando um bem-estar geral e promovendo o crescimento da empresa.

5. Autogestão

Se você tem uma autogestão bem desenvolvida, já pode assumir o controle das ações com autonomia e responsabilidade. O profissional com autogestão apurada é independente, focado e eficiente. Os principais atributos dessa habilidade são:

  • Saber priorizar tarefas; 

  • Ter comprometimento com a equipe (ir além dos interesses individuais)

  • Administrar suas responsabilidades 

  • Estabelecer e cumprir metas

  • Realizar múltiplas tarefas simultaneamente

Tenha sempre em mente que autogestão não significa fazer tudo só, portanto não acumule funções que você não consegue realizar sem ajuda e saiba dizer não, quando necessário, se o número de demandas estiver acima do seu limite de entrega. Concluir suas tarefas de forma organizada, traçando metas e objetivos, te transformarão numa pessoa muito mais concentrada e focada nos resultados. 

6. Capacidade analítica

Saber transformar dados em ações que geram crescimento da empresa: essa particularidade é o que define profissionais que têm capacidade analítica. O mercado aprendeu o poder dos dados e o valor das informações bem analisadas. Esse atributo, quando aliado a criatividade, possibilita formas de inovação, mas para isso é necessário ter no seu quadro pessoas que possuam essa expertise.

Pessoas que têm a capacidade analítica aperfeiçoada são qualificadas para buscar métricas que avaliem as estratégias do negócio, interpretar os dados obtidos e converter esses números em atitudes a serem tomadas projetando o progresso da instituição.

Para desenvolver essa habilidade profissional, concentre-se em:

  • Aprimorar o senso crítico;

  • Conectar com ideias e assuntos variados;

  • Investir em cursos de análise de dados;

  • Desenvolver uma perspectiva ampla da sua área.

Você pode estar se perguntando “e como eu sei que tenho capacidade analítica?”. Não há uma resposta pronta, o ideal é que a soma da sua experiência com a facilidade de aprender sobre dados levem você ao aprimoramento da competência e consolidação do conhecimento.

7. Visão de negócio 

A skill de visão de negócio é a junção entre visualização do projeto de forma ampla, conversão das conexões de cada departamento e criação de estratégias que alavanquem o negócio ao máximo de relevância para o consumidor.

O profissional com entendimento sobre visão de negócio é responsável por definir um futuro claro e construir objetivos e metas a serem atingidas junto com a equipe. O planejamento é construído a partir da compreensão da realidade da empresa e do mercado onde ela está inserida, além da constante atualização sobre tendências, concorrência e comportamentos do consumidor.

Para aprimorar as visões interna e externa da organização e garantir uma melhor entrega de resultados é levar em consideração 5 tópicos:

  1. indicadores do setor;

  2. práticas dos consumidores;

  3. interesses da empresa.

  4. oportunidades de mercado;

  5. demandas dos clientes.

Estes itens são responsáveis diretos pelo resultado dos planejamentos e consequentemente pelo sucesso da empresa. 

8. Resolução de problemas

As empresas precisam de bons resolvedores, que consigam solucionar problemas rapidamente. O fator surpresa em um contratempo pode destruir tudo o que uma empresa construiu, caso não exista um planejamento de controle de situações adversas. Se você deseja desenvolver bem essa competência, é essencial aprofundar os conhecimentos sobre gestão de crise e antecipação de desastres.

Criar pequenas tarefas dentro da estratégia vai facilitar a organização para superar os problemas na empresa. Sempre que possível, estude sobre cada tópico, busque referências na área ou pessoas que já tenham enfrentado aquele desafio.

Gerencie os recursos necessários e aja de forma rápida para sanar os impasses. Não menospreze o poder dos testes, coloque em prática o planejamento e anote os resultados para analisar o efeito das medidas tomadas. 

9. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a base de todas as habilidades profissionais. A falta dela é a causa de muitos profissionais não conseguirem ir além nas suas carreiras, pois o desequilíbrio gera uma série de desconfianças e desconfortos no ambiente de trabalho. 

Evite atitudes impulsivas e mantenha-se resiliente. Preze por uma comunicação pacífica e se distancie do excesso de comparações com seus pares na empresa, impedindo um clima de competição exagerado. Características como ansiedade extrema ou raiva desenfreada são responsáveis por desavenças. Caso você sofra com ansiedade, depressão ou similares, busque ajuda profissional.

Conseguir lidar com sentimentos, não significa ser frio, mas saber usar as emoções positivas a seu favor, para obter resultados significativos. É importante ter automotivação, autocontrole, empatia, autoconfiança e boa comunicação. O controle dos sentimentos vai tornar você mais forte para lidar com adversidades e te preparar para construir uma carreira emocionalmente sólida.

10. User experience

Se dedicar a experiência do usuário - em inglês, User Experience - consiste basicamente em tornar mais agradável a relação entre consumidor e produto ou serviço, levando em consideração fatores como: comunicação com a empresa; navegação web; entrega de produto e pós-venda. Esta competência não é uma exclusividade dos times de marketing ou vendas, todos podem contribuir com a construção de um produto que possa entregar o que o usuário precisa.

Para compreender o comportamento do seu cliente, é fundamental entender a jornada do consumidor. Analise o caminho que ele percorre do primeiro contato ao pós-venda e identifique possíveis entraves que ocorram neste percurso, que podem ser aprimorados. Lembre-se que o erro nunca é do usuário e sim do sistema que ainda não é intuitivo o suficiente. 

Assim como em outras habilidades profissionais, empatia é necessária para desenvolver uma boa experiência para os clientes e gerar satisfação com a marca. Uma dica para proporcionar uma experiência positiva para os seus clientes, é criar um conteúdo FOCADU. Se interessou? Esse é um acróstico para: 

  • Fáceis de usar; 

  • Otimizados para aparecer nas pesquisas;

  • Confiáveis;

  • Acessíveis em plataformas e linguagens;

  • Desejáveis; 

  • Úteis para as necessidades do usuário.

Não se esqueça que quanto melhor a user experience, mais chances de potenciais clientes e fidelização dos consumidores.

11. Mindset ágil

Aqui não estamos falando de fazer tudo com pressa. Ter um mindset ágil significa ser mais eficiente no menor tempo possível, utilizando testes, reunindo respostas, aplicando melhorias, conduzindo MVPs e criando times ágeis.

Essa mentalidade tem base na metodologia ágil, que é a abordagem para desenvolvimento de serviços ou produtos utilizando a Inteligência Coletiva. A partir de times autogeridos e competentes em múltiplas áreas é possível gerar mescla de ideias e soluções combinando com efetividade: tempo de resposta, tecnologia, colaboração. 

Diferente do modelo tradicional, chamado de cascata, onde a entrega de produto ao cliente é a última etapa, o método propõe a entrega inicial e o incremento do produto de acordo com os retornos que esses clientes dão, proporcionando melhoria contínua. 

Trabalhar com o mindset ágil é trabalhar em parceria. São todos juntos pensando e somando experiências em virtude do sucesso de um projeto ou produto. A prática coletiva gera união de esforços e rapidez na solução de problemas, acelerando o progresso do trabalho e se tornando mais eficiente a cada dia. 

Como colocar suas habilidades profissionais no currículo?

Depois de desenvolver as skills necessárias, resta saber como posicioná-las de forma atraente no seu currículo. Inicialmente é preciso entender que ele é o seu primeiro contato com a oportunidade de emprego, portanto mantenha ele atualizado e organizado. Saiba que ele deve ser claro e objetivo, evidenciando tudo o que sabe fazer e o que pretende alcançar. Confira outras dicas para fortalecer o seu currículo.

Faça cursos de desenvolvimento de soft skills

Investir no seu aprendizado vai impulsionar o progresso da sua carreira. Ao longo do texto explicamos a importância de ter habilidades profissionais que te diferenciam na jornada profissional, portanto faça planejamentos regulares de desenvolvimento de novas competências e aprimoramento de conhecimentos. 

Busque a atualização constante sobre mudanças e inovações na área desejada, o seu interesse na especialização atrai a atenção de pessoas recrutadoras e demonstra ambição profissional. 

Mencione habilidades no contexto de cargos e projetos

O que te torna compatível com uma oportunidade de trabalho é oferecer as habilidades profissionais que a empresa procura. Dito isso, não deixe de colocar no seu currículo conhecimentos técnicos e comportamentais que estejam de acordo com o escopo da vaga que você almeja. 

Faça uma análise do cargo disponível e das missões e valores da instituição e adapte o seu conteúdo às necessidades requisitadas. Mentir não é uma opção. Caso tenha interesse no cargo, mas ainda não tem a experiência exigida, demonstre proatividade em aprender. Tenha o cuidado de colocar apenas o que você realmente souber e sinalize se aquela skill esteja em desenvolvimento. 

Traga as aplicações práticas durante cases e entrevistas

Apresentar situações em que as suas habilidades foram exigidas é a cereja do bolo para mostrar a sua competência na área. Converse com o recrutador ou dentro do seu projeto sobre como você já lidou com aquele contratempo outras vezes. 

Fale sobre criações ou assistências no desenvolvimento de algum objetivo, por meio da sua expertise. Por exemplo: “Utilizei métodos de gestão de equipe e liderança para alcançarmos o recorde de vendas na empresa”. Falar das suas vivências anteriores vai aumentar as chances do seu sucesso para a vaga.

Um bom currículo pode abrir portas para um novo universo profissional. Agora que você já sabe quais as habilidades profissionais mais procuradas e como desenvolvê-las, é hora de se planejar para os aprendizados e se dedicar para aprimorar o seu cartão de visitas para atrair a atenção dos recrutadores.

….

A Tera conecta o desenvolvimento técnico com as skills mais procuradas pelo mercado digital. Se você deseja ter uma experiência completa de aprendizado, com conhecimentos essenciais para o seu crescimento profissional, conheça mais sobre nosso modelo de ensino e descubra como evoluir sua carreira em 2022 !