Upskilling e reskilling: o que é e qual a importância no futuro

As carreiras do futuro exigem novas habilidades e competências. Entenda como adquiri-las por meio dos movimentos de upskilling e reskilling.


Cerca de 85 milhões de empregos podem sumir do mercado global até 2025, segundo o World Economic Forum. Se esse número te assusta, existe outro que pode trazer alguma animação: 97 milhões de novas oportunidades podem ser criadas. No entanto, abraçar essas possibilidades vai depender da sua capacidade de entender e adotar os processos de upskilling e reskilling.

O mercado de trabalho está passando por transformações profundas, sendo afetado por novas tecnologias e novos comportamentos sociais. À medida que novas profissões emergem, novas skills são requeridas. É disso que se tratam os movimentos de upskilling e reskilling.

Neste texto, vamos ajudar você a compreender esses conceitos e como eles podem ser aplicados no seu desenvolvimento profissional. Temos uma certeza: eles serão indispensáveis se você quer fazer parte do futuro do trabalho. Acompanhe a leitura e entenda mais.

O que significam os termos upskilling e reskilling?

Os conceitos de upskilling e reskilling se referem aos processos de atualização profissional e de aquisição de novas habilidades. Eles têm base no termo ‘skill’ — que significa habilidade — e precisam fazer parte do vocabulário de profissionais do futuro, já que flexibilidade para mudanças e disposição para o aprendizado são competências essenciais atualmente.

Falando um pouco mais de cada conceito, o upskilling está associado ao aperfeiçoamento de habilidades. Faz parte da compreensão de que uma mesma profissão pode exigir o uso de novas ferramentas ou mesmo uma postura mais analítica e estratégica em vez de prática. Assim, quem atua em determinada área vai precisar se atualizar para continuar tendo uma performance satisfatória.

Enquanto isso, a ideia de reskilling tem a ver com requalificação profissional e é aplicada principalmente em situações de migração de carreira. Como falamos no início, muitos empregos vão se tornar obsoletos, gerando a necessidade de novos aprendizados para atuar em uma nova área. 

Os processos de upskilling e reskilling nos levam a pensar que profissionais do futuro precisam ter a capacidade de reinvenção constante. Outro conceito muito interessante que está ligado a isso é o de lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida.

Pessoas com a mentalidade de aprendizado contínuo encaram a necessidade de mudança e aperfeiçoamento como algo natural e positivo. Mudar de carreira é o novo normal e, nos próximos anos, pode levar grande parte de profissionais a caminhos novos e surpreendentes. 

Como investir em upskilling?

Um relatório da Deloitte apontou o upskilling como um imperativo na economia pós-Covid. Isso porque a pandemia acelerou consideravelmente o processo de transformação digital das empresas, tornando a digitalização, a automação e a Inteligência Artificial primordiais para o crescimento. Consequentemente, a exigência de atualização urgente não fica apenas para os negócios, mas se estende a profissionais. 

Por mais que muitas organizações estejam criando iniciativas de atualização de habilidades para as pessoas colaboradoras, você pode tomar à frente em seu próprio processo de upskilling. Algumas formas de fazer isso são:

  • desenvolver uma mentalidade de lifelong learner;

  • estudar as novas tendências da sua área de atuação;

  • investir em cursos de atualização;

  • desenvolver seu domínio de ferramentas tecnológicas;

  • aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas na empresa.

 

5 passos para investir em reskilling

Se você notou que sua função pode estar no grupo de profissões em declínio, não espere uma confirmação disso e comece a investir em reskilling o quanto antes. A boa notícia é que existem muitas oportunidades no mercado: as skill gaps, também chamadas de lacunas de habilidades, estão esperando por profissionais com disposição e ousadia para preenchê-las. 

Muitas profissões em ascensão estão centradas em tecnologias emergentes , com cargos voltados para o uso de dados, automação de processos, programação de softwares. Além dessas, outras têm como foco a estratégia de negócios e a capacidade de uma visão de crescimento. Com a automação de processos, cargos com tarefas de rotina podem se tornar posições estratégicas de análise, caso a pessoa atuante tenha as habilidades ideais.

1. Descubra quais áreas correlatas à sua estão em ascensão

Se você deseja investir em reskilling, faça uma pesquisa sobre os campos promissores na sua área de atuação. Essa é uma forma de monitorar quais habilidades você precisará desenvolver para se estabelecer naquele ramo. 

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para quem quer ingressar em uma nova carreira e descobrir o que as empresas procuram. 

Use a rede social corporativa para fazer networking com profissionais — iniciantes ou especialistas — e entender sobre o que eles estão falando e se aprofundando dentro dos cargos.

2. Entenda como aproveitar sua bagagem para migrar de carreira

Não abandone o que você aprendeu com a profissão, use a experiência a seu favor. A sua jornada pode ser um diferencial na mudança de carreira, mostre as habilidades que você desenvolveu ao longo do tempo e como esse conhecimento foi construído. 

Demonstre valor ao contar seu aprendizado sobre lidar com contratempos, autoconhecimento, sua capacidade de organização e inteligência emocional, por exemplo. A sua bagagem vai potencializar o seu reskilling e lançar você muitos passos à frente na sua transição de carreira.

3. Analise possibilidades de reposicionamento dentro da sua empresa

O reposicionamento dentro da própria empresa pode ser a sua oportunidade de construir carreira na organização. Consulte profissionais responsáveis para saber quais as possibilidades de mudanças internas. Entenda sobre as demandas dos setores que você mais se identifica, assim você conhece os cargos e se informa sobre as skills necessárias para preencher a vaga.

Essa recolocação também favorece as companhias, que buscam desenvolver os talentos que já fazem parte do quadro de colaboradores por já estarem identificados com a missão e os valores. 

Não deixe de entrar em contato com pessoas de RH da sua empresa e deixar clara a intenção de se realocar internamente. Isso coloca você como prioridade na busca pelo perfil ideal.

4. Desenvolva soft skills requisitadas

O surgimento de novas carreiras vai exigir de você as habilidades do futuro. As empresas que querem expandir seus negócios compreenderam que aliar conhecimento técnico com habilidades comportamentais é o caminho da excelência profissional.

Para estar no escopo do que as empresas precisam, é necessário inserir nas metas de aperfeiçoamento competências como:

  • empatia;

  • liderança;

  • inovação;

  • resolução de conflitos;

  • outras skills de profissionais do futuro.

Aprimore as competências que são vistas como essenciais para as novas atuações no mercado e seja disputado na empresa ou por recrutadores que buscam as qualidades que você tem.

5. Invista em cursos que favorecem uma entrada rápida no mercado

Cursos especializados vão acelerar o seu ingresso no mercado. A corrida tecnológica leva os empregadores a buscarem jovens profissionais cada vez mais depressa.

No início, não é obrigatório ter uma graduação ou MBA para fazer uma transição de carreira, então aproveite o seu tempo fazendo cursos completos sobre os conteúdos que você decidiu investir.

Um dos modelos mais modernos de curso é o Bootcamp, que apresenta conteúdos ricos e imersão completa no campo de atuação em pouco tempo. 

Independentemente do modelo de aprendizado que você optar, tenha atenção na escolha das instituições, priorize a mais confiável e que tenha referência na área de ensino. Uma certificação de peso pode abrir as portas da sua nova carreira muito antes do que você imagina.

Para finalizar, vamos refletir sobre mais alguns dados relacionados aos processos de upskilling e reskilling: segundo o relatório do World Economic Forum, até 2025, 44% das habilidades que profissionais precisam para performar em seus cargos vão mudar. Por isso, independentemente de seguir pelo caminho do upskilling ou reskilling, o mais importante é entender que evoluir é preciso para o futuro do trabalho. 

….

Queremos continuar compartilhando conhecimento com você. Assine nossa newsletter no box abaixo e receba semanalmente os melhores conteúdos para se preparar para o presente e futuro do mercado de trabalho.