Qual é o futuro do trabalho? Entenda a visão de especialistas de mercado
Onde estamos e para onde vamos no futuro do trabalho? Descubra o que pensam Leandro Herrera, Clara Cecchini e Alex Teixe...
Artigo CompletoUma comunidade de pessoas apaixonadas por educação e tecnologia.
As carreiras do futuro exigem novas habilidades e competências. Entenda como adquiri-las por meio dos movimentos de upskilling e reskilling.
Cerca de 85 milhões de empregos podem sumir do mercado global até 2025, segundo o World Economic Forum. Se esse número te assusta, existe outro que pode trazer alguma animação: 97 milhões de novas oportunidades podem ser criadas. No entanto, abraçar essas possibilidades vai depender da sua capacidade de entender e adotar os processos de upskilling e reskilling.
O mercado de trabalho está passando por transformações profundas, sendo afetado por novas tecnologias e novos comportamentos sociais. À medida que novas profissões emergem, novas skills são requeridas. É disso que se tratam os movimentos de upskilling e reskilling.
Neste texto, vamos ajudar você a compreender esses conceitos e como eles podem ser aplicados no seu desenvolvimento profissional. Temos uma certeza: eles serão indispensáveis se você quer fazer parte do futuro do trabalho. Acompanhe a leitura e entenda mais.
Os conceitos de upskilling e reskilling se referem aos processos de atualização profissional e de aquisição de novas habilidades. Eles têm base no termo ‘skill’ — que significa habilidade — e precisam fazer parte do vocabulário de profissionais do futuro, já que flexibilidade para mudanças e disposição para o aprendizado são competências essenciais atualmente.
Falando um pouco mais de cada conceito, o upskilling está associado ao aperfeiçoamento de habilidades. Faz parte da compreensão de que uma mesma profissão pode exigir o uso de novas ferramentas ou mesmo uma postura mais analítica e estratégica em vez de prática. Assim, quem atua em determinada área vai precisar se atualizar para continuar tendo uma performance satisfatória.
Enquanto isso, a ideia de reskilling tem a ver com requalificação profissional e é aplicada principalmente em situações de migração de carreira. Como falamos no início, muitos empregos vão se tornar obsoletos, gerando a necessidade de novos aprendizados para atuar em uma nova área.
Os processos de upskilling e reskilling nos levam a pensar que profissionais do futuro precisam ter a capacidade de reinvenção constante. Outro conceito muito interessante que está ligado a isso é o de lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida.
Pessoas com a mentalidade de aprendizado contínuo encaram a necessidade de mudança e aperfeiçoamento como algo natural e positivo. Mudar de carreira é o novo normal e, nos próximos anos, pode levar grande parte de profissionais a caminhos novos e surpreendentes.
Um relatório da Deloitte apontou o upskilling como um imperativo na economia pós-Covid. Isso porque a pandemia acelerou consideravelmente o processo de transformação digital das empresas, tornando a digitalização, a automação e a Inteligência Artificial primordiais para o crescimento. Consequentemente, a exigência de atualização urgente não fica apenas para os negócios, mas se estende a profissionais.
Por mais que muitas organizações estejam criando iniciativas de atualização de habilidades para as pessoas colaboradoras, você pode tomar à frente em seu próprio processo de upskilling. Algumas formas de fazer isso são:
desenvolver uma mentalidade de lifelong learner;
estudar as novas tendências da sua área de atuação;
investir em cursos de atualização;
desenvolver seu domínio de ferramentas tecnológicas;
aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento oferecidas na empresa.
Se você notou que sua função pode estar no grupo de profissões em declínio, não espere uma confirmação disso e comece a investir em reskilling o quanto antes. A boa notícia é que existem muitas oportunidades no mercado: as skill gaps, também chamadas de lacunas de habilidades, estão esperando por profissionais com disposição e ousadia para preenchê-las.
Muitas profissões em ascensão estão centradas em tecnologias emergentes , com cargos voltados para o uso de dados, automação de processos, programação de softwares. Além dessas, outras têm como foco a estratégia de negócios e a capacidade de uma visão de crescimento. Com a automação de processos, cargos com tarefas de rotina podem se tornar posições estratégicas de análise, caso a pessoa atuante tenha as habilidades ideais.
Algumas ações são importantes para iniciar um processo de reskilling:
descubra quais áreas correlatas à sua estão em ascensão;
entenda como aproveitar sua bagagem para migrar de carreira;
analise possibilidades de reposicionamento dentro da sua empresa;
desenvolva soft skills requisitadas como pensamento crítico e analítico;
invista em cursos intensivos que favorecem uma entrada mais rápida no mercado.
Para finalizar, vamos refletir sobre mais alguns dados relacionados aos processos de upskilling e reskilling: segundo o relatório do World Economic Forum, até 2025, 44% das habilidades que profissionais precisam para performar em seus cargos vão mudar. Por isso, independente de seguir pelo caminho do upskilling ou reskilling, o mais importante é entender que evoluir é preciso para o futuro do trabalho.
….
A Tera quer continuar compartilhando conhecimento com você. Para receber outros conteúdos como este, basta assinar nossa newsletter inserindo seu e-mail abaixo.
Onde estamos e para onde vamos no futuro do trabalho? Descubra o que pensam Leandro Herrera, Clara Cecchini e Alex Teixe...
Artigo CompletoDe tranformação digital à data literacy, de bootcamp à lifelong learning: descubra alguns conceitos que fazem parte da e...
Artigo CompletoA mentalidade de aprendizado contínuo pode mudar sua vida e seu desempenho profissional. Descubra as razões para se torn...
Artigo Completo
Leave your Comments
Comments