Bullseye framework: a melhor metodologia para definir canais

Bullseye framework é o método ideal para definir os canais da sua estratégia de Marketing. Entenda!

Photo by Surface on Unsplash

Você já arremessou dardos em um alvo circular com várias camadas e mirou bem no centro para conseguir a maior pontuação? Esse é o funcionamento por trás do bullseye framework, metodologia usada para definir os canais de uma estratégia de Marketing Digital.

Mas se você nunca participou de um jogo de dardos ou não entendeu como isso tem a ver com Marketing, não tem problema.

Vamos explicar esse método e mostrar como você pode aplicá-lo na sua estratégia para acerta o alvo e alcançar os melhores resultados!

O que é e para que serve a metodologia bullseye?

A metodologia bullseye consiste em compreender quais são os canais mais eficazes para atrair o público desejado.

Vamos voltar ao exemplo do jogo de dardos. Nele, o seu alvo é o círculo central; numa estratégia de Marketing, é a buyer persona. Em ambos, o principal objetivo é mirar no alvo corretamente e direcionar todos os seus esforços para atingi-lo. 

Focar em outras partes do círculo tira você do jogo? Não necessariamente. Mas também não vai trazer a sua vitória, não é mesmo? 

E é exatamente assim que funciona o bullseye: com o framework, você descobre como direcionar melhor as suas ações e ter os melhores resultados!

É comum que profissionais de Marketing queiram usar vários canais ao mesmo tempo para ampliar as possibilidades, mas isso acaba gerando mais trabalho e gastando muito tempo e recurso da equipe.

Mas, afinal, o que define um canal como melhor do que o outro? Depende. Os canais ideais para uma empresa não são os mesmos de outra, pois tudo depende dos comportamentos e interesses da persona. 

Existem 19 canais de tração para atrair mais clientes e alavancar os negócios. Pode até ser que a sua persona use todos eles de alguma forma, mas ninguém consegue direcionar energia para tantos canais e com a mesma intensidade o tempo todo, concorda? 

Com certeza a sua persona é muito mais ativa em alguns canais específicos e é isso que o bullseye framework ajuda a descobrir!

Como usar o bullseye framework?

Veja a dica de Riza Braga, fundadora e CEO do Grupo Horta e professora do curso de Marketing Digital da Tera, para aplicar o bullseye no seu negócio:

"Você pode pensar: sei que tem vários canais, sei é importante ter uma mensagem de dor e de solução. Mas, por onde eu começo, qual canal eu escolho primeiro? O framework bullseye considera todo tipo de canal que você pode usar. Primeiro, pense em três canais essenciais e preencha o espaço de dentro. Depois, escolha mais seis canais secundários para o círculo externo. O grande objetivo do bullseye é focar e mensurar os resultados comparativamente."

Vamos explicar cada uma dessas etapas a seguir.

bullseye-framework-portugues-canais-marketing

Clique na imagem para ver e fazer download do bullseye framework.

1. Primeiro, considere todos os canais possíveis

No meio de tantas opções, é comum ter dúvidas sobre quais são os melhores canais para chegar à sua audiência. 

Por isso, o primeiro passo é promover uma tempestade de ideias (ou brainstorming) com a equipe para levantar hipóteses e definir os canais que serão testados inicialmente. Nesse primeiro momento, definam os nove principais.

Avaliem o potencial de cada rede, o investimento disponível para a estratégia e, principalmente, o perfil e comportamento da persona. Se ela já tiver sido muito bem definida anteriormente, esse processo será muito menos desafiador. 

Afinal, vocês já saberão as preferências e interesses da audiência, onde está mais presente, como se comporta em diferentes canais de Marketing etc. 

2. Depois, escolha três para testar primeiro

Depois de reunir a equipe e trocar ideias, está na hora de seguir para o próximo passo e definir os três canais principais!

Considere tudo o que foi discutido para determinar quais dos nove canais principais farão parte do primeiro teste e coloque-os no centro do círculo do bullseye framework, onde está escrito "Canais Prioritários".

ebook dicas de marketing 2

3. Deixe seis opções como reserva

Na camada mediana do círculo, coloque os seis canais restantes. Esses canais devem ser interessantes para a empresa, mas não tanto quanto os três principais. 

É importante saber quais são esses canais para usar como reserva, no caso de um dos canais prioritários não ter um resultado tão bom como esperavam, ou caso decidam ampliar e diversificar a estratégia posteriormente.

Para finalizar o preenchimento do círculo, inclua os dez canais restantes na camada externa. Isso não significa que eles nunca serão usados, mas sim que, nesse momento, não devem ser o foco da sua estratégia.

4. Crie sua estratégia com foco nos três canais principais

Pronto! As três camadas foram preenchidas e você já sabe qual é o seu alvo. Agora, é hora de entender todo o potencial dos três canais principais para direcionar bem os esforços e criar uma estratégia assertiva.

Mesmo que no primeiro momento um desses canais tenha se sobressaído, o ideal é não investir tudo apenas em um canal. 

Divida os recursos iniciais para os três, pois assim será possível verificar o potencial de cada um deles e entender se as hipóteses iniciais estavam corretas ou se será necessário reajustar a estratégia.

Também é importante não começar apostando todo o orçamento da equipe no primeiro teste. Comece pequeno para testar os canais e ter certeza de quais serão os mais vantajosos. 

5. Analise os resultados após um período

Análise de resultados e Marketing Digital são inseparáveis, já reparou?

Depois de tanto trabalho para definir e testar os principais canais, é fundamental analisar quais foram os resultados obtidos em cada canal e usar esses dados para dar o próximo passo.

Vamos supor que um dos canais teve um resultado expressivo, mas os outros dois não foram tão bem quanto vocês imaginavam. 

Nesse caso, você terá outros seis canais para testar até encontrar o trio perfeito. Viu como é bom ter alternativas? Por isso o bullseye é uma das melhores ferramentas de Marketing Digital para a definição de canais!

6. Faça uma nova rodada de testes

Após analisar os resultados e fazer as mudanças necessárias, comece um novo teste para validar a ideia e garantir que os canais escolhidos trarão o resultado desejado.

Mesmo que todos os canais tenham ido bem na primeira rodada, essa segunda tentativa pode ser interessante. 

Se o resultado obtido foi bom, mas não foi tão significativo como esperavam, ou se querem apenas conferir se outro canal teria um desempenho tão bom quanto, essa nova rodada pode ajudar a tirar essas dúvidas.

Testar quase nunca é demais, né? Principalmente se for com a intenção de otimizar a estratégia, reduzir os custos e maximizar os resultados. 

Falando em resultados, você sabe criar um planejamento estratégico para mostrar os objetivos e principais contribuições da sua área para os negócios? Descubra o que é e como criar um plano de Marketing Digital!