7 KPIs de Marketing Digital que você pode acompanhar na sua estratégia

Os KPIs de Marketing Digital ajudam a nortear as estratégias e otimizar os resultados. Conheça alguns!


Acompanhar o andamento de um plano de Marketing e mostrar os resultados do investimento na área é fundamental para garantir o sucesso da estratégia. Por isso, monitorar os KPIs de Marketing Digital deve fazer parte da sua rotina e nortear o seu trabalho.

Mas, afinal, o que são KPIs e por que eles são tão essenciais? KPIs, ou Indicadores-Chave de Performance, são recursos para monitorar e mensurar os efeitos de uma ação. 

Ao elaborar uma estratégia de Marketing Digital, você define onde pretende chegar, certo? E os KPIs são os responsáveis por mostrar se os objetivos foram alcançados, qual foi o retorno de cada campanha e outros dados relevantes.

Já abordamos as diferenças entre metas, métricas e indicadores aqui no blog, e agora vamos nos aprofundar nos principais indicadores de Marketing que você precisa acompanhar no seu plano. Confira!

1. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI é um indicador importante para compreender se as campanhas estão trazendo resultados positivos. 

Como o próprio nome já diz, ele é o cálculo do retorno que a empresa está tendo em cima do investimento feito, nesse caso, nas ações de Marketing. 

Esta é a fórmula para calcular o ROI:

ROI = (Faturamento - custos) / custo

Ou seja, você deve subtrair os custos da receita, depois dividir o resultado obtido pelos custos.

Exemplo: (15.000 - 5.000) / 5.000 = 2

Se multiplicar o resultado por 100, você terá o ROI em porcentagem. No exemplo acima, a campanha obteve 200% de ROI ou recebeu um retorno equivalente a 2 vezes o investimento feito inicialmente.

Esse indicador ajuda a identificar se as estratégias usadas estão fazendo sentido para os negócios ou se é necessário cortar custos, mudar os canais de divulgação ou fazer quaisquer otimizações.

2. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC é usado para saber qual é o custo de cada novo cliente para a empresa. Esse é um indicador fundamental para profissionais de Marketing Digital, pois diz respeito diretamente às estratégias da área. 

Para calculá-lo, basta somar tudo que foi gasto na aquisição de clientes e dividir pela quantidade de clientes obtidos. Uma das vantagens do Marketing Digital é exatamente a possibilidade de medir os resultados e saber como cada centavo está sendo investido.

Usufrua desse benefício mantendo o registro de todo o gasto feito com campanhas e ações para atrair clientes, pois somente assim terá um CAC confiável.

3. Taxa de clique (CTR)

Já o CTR (Click Through Rate), ou taxa de clique, é o indicador que mostra quantas pessoas clicaram nos anúncios exibidos.

Para descobrir qual é o CTR de alguma campanha paga no Google ou nas redes sociais, o número de cliques deve ser dividido pelo número de visualizações. 

Assim, você saberá qual é a porcentagem de pessoas que, após verem o anúncio, manifestaram interesse na oferta clicando no link.

Esse indicador ajuda a compreender se os anúncios estão atrativos o suficiente ou se será necessário ajustar algum ponto, como a palavra-chave e o texto utilizado.

ebook dicas de marketing 2

4. Taxa de conversão

Sabe todo aquele trabalho para criar incríveis chamadas para a ação? A taxa de conversão é a responsável por mensurar se elas estão atraindo as pessoas e alcançando os resultados planejados.

Portanto, esse indicador não pode faltar na sua estratégia se você quiser entender quantas pessoas estão realizando a ação desejada e se o seu plano está realmente funcionando.

Uma taxa de conversão muito baixa significa que está na hora de rever a ação, que pode ser um formulário, um botão no seu site ou blog, um CTA no fim de um blog post, entre outras. 

Para calcular essa taxa, divida o número de visitantes pelo número de conversões. O resultado será uma porcentagem, que deve ser avaliada considerando principalmente o segmento de mercado.

5. Origem do tráfego

Esse é o KPI de Marketing ideal para quem precisa entender quais são os canais e conteúdos estão atraindo mais visitantes e quais não estão tendo um resultado tão bom quanto deveriam.

O tráfego pode vir de diferentes canais, dependendo da sua estratégia, como redes sociais, mecanismos de busca e e-mail marketing. Além dessa diferença, existem também diferentes tipos de tráfego: 

  • orgânico: visitas atraídas sem o uso de mídia paga;

  • direto: ocorre principalmente quando as pessoas acessam o site digitando o domínio diretamente no navegador;

  • pago: tráfego proveniente de anúncios.

6. Alcance orgânico

O alcance orgânico serve para mensurar se os seus conteúdos estão sendo exibidos para as pessoas. 

No entanto, aqui são analisadas apenas as publicações não pagas, como publicações nas redes sociais e posts no blog. O objetivo desse indicador é entender se os conteúdos estão chegando ao público almejado espontaneamente

Se você acompanha perfis de pessoas influenciadoras digitais ou marcas no Instagram, provavelmente já ouviu falar nesse termo.

Quem trabalha na rede está constantemente manifestando preocupação com as quedas do alcance orgânico, ou seja, com um número cada vez menor de pessoas recebendo os seus conteúdos publicados no feed ou nos stories, por exemplo.

7. Ticket médio

Esse indicador mostra a média de gasto dos clientes. Para obter esse dado, basta definir um período e dividir o valor das vendas feitas naquele intervalo pelo número de pedidos.

Ao calcular o ticket médio, a empresa consegue entender quanto os clientes estão comprando e identificar se é necessário investir em novas estratégias para aumentar esse indicador, como: 

  • melhorar a relação com clientes atuais; 

  • apostar em venda cruzada (cross selling);

  • focar em upsell, oferecendo uma opção mais cara, mas com melhor custo-benefício.

Use os indicadores de Marketing na tomada de decisão

Para alcançar os melhores resultados, as estratégias precisam ser baseadas em dados. Por isso, conhecer os principais KPIs de Marketing Digital e saber como acompanhá-los é imprescindível para todas as pessoas que querem seguir uma carreira na área.

Esses indicadores serão o apoio necessário para construir um plano de Marketing efetivo e para que toda a equipe consiga tomar decisões inteligentes e que contribuam para o crescimento dos negócios.

Quer saber mais sobre o papel dos dados no Marketing e descobrir como ter resultados ainda melhores? Confira nosso conteúdo e veja como usar o Marketing Analytics na criação de campanhas e estratégias!