Brand persona e voz da marca para o público

Criar a brand persona da marca é essencial para o sucesso das estratégias de Marketing Digital.


Quer criar uma marca forte, personalizada e facilmente reconhecida pela audiência? Então a sua estratégia não pode deixar de ter uma brand persona.

Ao contrário da buyer persona, que representa o perfil ideal de cliente, a brand persona é o modo como a marca se apresenta e se comunica. Hoje, não basta criar bons produtos e serviços, é necessário se relacionar com o público, compartilhar valores e demonstrar personalidade.

Neste artigo, você vai entender melhor esse conceito e a sua importância, além de acompanhar algumas dicas para criar a brand persona que a sua marca precisa!

Brand persona: o que é e qual a importância para o negócio

Brand persona é, então, a personificação da marca, ou seja, uma representação das suas características e valores.

O processo de construção das marcas não pode ser focado apenas na questão visual, mas também deve considerar o estilo de linguagem e o tom de voz que será adotado.

Essas orientações contribuem para uma produção de conteúdo mais alinhada aos valores da marca e, consequentemente, das pessoas que se interessarão em consumir seus serviços e produtos.

Com uma brand persona bem estruturada, a marca pode ter várias buyers personas e, mesmo assim, conseguir se comunicar de forma integrada e coerente em todos os seus canais e campanhas.

Essa unificação contribui para a transmissão de uma imagem mais natural e humanizada, além de ajudar a difundir a essência e identidade da empresa. Isso ajuda a criar fãs e aumentar o engajamento, pois as pessoas se reconhecem no posicionamento da marca, se identificam com os conceitos usados e acabam criando um vínculo mais forte e duradouro com a empresa.

Curso gratuito Digital Marketing Essentials Inscreva-se

Exemplos de brand persona 

Ao pensar no conceito de brand persona, é comum lembrarmos logo da Lu da Magazine Luiza. Ela é um bom exemplo, mas nem todas as brand personas serão personagens ou mascote, ok? Essa é uma possibilidade, mas não é obrigatório, nem mesmo essencial. 

O mais importante é que a brand persona sirva de guia para a equipe de Marketing saber como se comunicar e se posicionar diante de seguidores e clientes

Sabe outro ótimo exemplo de brand persona? A Netflix. Mesmo sem uma personagem como a Lu, dá para perceber como há uma definição muito bem feita por trás da estratégia de comunicação da marca. 

Sua interação nos canais segue uma linha original, personalizada e bastante próxima das pessoas para criar uma relação leve e descontraída.

Como construir uma brand persona

A brand persona deve estar por trás de toda a estratégia de comunicação das marcas. Mas, se ainda não tem uma, essa é a hora de definir! 

Veja como a seguir.

1. Entenda a missão e os valores da marca

É importante pensar na brand persona como um conceito que evolui e pode mudar conforme o crescimento e as transformações sofridas pela marca.

Essas mudanças são esperadas e, muitas vezes, positivas, desde que se mantenham alinhadas à missão e aos valores da marca

Por isso, o primeiro passo na criação da brand persona é o entendimento de quais são eles. Assim, será mais fácil construir um caminho coerente, que transmita o que é necessário para a audiência compreender o propósito por trás da marca.

2. Escolha uma pessoa real como inspiração

Como estamos falando de um processo de personificação da marca, nada melhor do que se inspirar nos hábitos, comportamentos e interesses de uma pessoa real.

A empresa não precisa usar essa pessoa como mascote, mas pode se aprofundar na sua personalidade para replicar o que for válido na sua brand persona.

Se a marca vende alimentos veganos, por exemplo, uma celebridade ou influenciadora da área provavelmente será a melhor fonte de informação sobre como se comunicar com essa audiência, concorda? 

Inspirar-se nessas pessoas ajuda a criar uma brand persona mais real e construir um tom de voz mais humanizado e que realmente converse com o público certo.

3. Defina um tom de voz e como ela se comunica

Falando em tom de voz, podemos dizer que esse é o passo principal na criação da brand persona. 

É aqui que você vai definir qual linguagem a equipe de Marketing usará nas campanhas e interações com as pessoas, independentemente do canal. 

Mesmo que cada mídia exija uma linguagem e um tipo de mensagem diferente, a brand persona deve ser o principal guia na elaboração desses conteúdos para garantir que a singularidade da marca seja preservada.

  • Quais são as expressões mais usadas? Gírias e regionalismos aparecem? 

  • Há alguma palavra-chave essencial nessa comunicação ou termos que devem ser priorizados?

  • Como são as mensagens: informais e divertidas, ou mais sérias e técnicas?

  • E os argumentos usados nas conversas? 

  • Em quem ela se inspira (referências artísticas, livros, séries, filmes, etc.)?

  • O que representa a sua cultura? Haverá presença de regionalismos e sotaque na linguagem?

Todas essas perguntas e muitas outras devem ser respondidas para entender quem é a persona ideal para não só representar a marca, mas aumentar o engajamento e criar um relacionamento mais próximo com seguidores e clientes.

4. Documente as informações

Elaborar uma brand persona não é um processo simples, por isso, não dá para arriscar perder informações valiosas e ideias criativas.

Durante o processo de criação, documente todas as informações reunidas e criadas para aproveitar tudo o que for possível.

Depois de finalmente ter a sua brand persona pronta, o registro é ainda mais importante. Ele servirá como guia para todas as pessoas da empresa consultarem sempre que for necessário, como em: 

  • criação de campanhas;

  • resposta de comentários e questionamentos nas redes sociais;

  • definição da linguagem que será usada em chatbots e outros recursos;

  • produção de conteúdos para e-mail, blog e site;

  • construção de parcerias e muito mais.

Viu como são muitos os momentos em que uma brand persona pode salvar uma marca de passar uma imagem confusa, desalinhada e incoerente com seus valores? Por isso, esse conceito é tão importante e precisa ser ainda mais valorizado pelas empresas que se preocupam em construir um relacionamento verdadeiro e próximo com o seu público.

Quer aprender ainda mais sobre como elaborar uma estratégia de sucesso? Continue com a gente e conheça 20 ferramentas de Marketing Digital para organizar e otimizar o seu trabalho!