Conteúdo para Instagram: 9 ideias + dicas de ferramentas

Criar conteúdo para Instagram exige criatividade e planejamento. Saiba como fazer posts atrativos!

Photo by DocuSign on Unsplash

Você já reparou que as marcas, influenciadores e celebridades têm investido cada vez mais na produção de conteúdo para Instagram e outros canais? O interesse nessa rede social não é à toa.

Segundo o Digital 2021 April Global Statshot Report, publicado em parceria pela Hootsuite e We Are Social, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com os maiores públicos de publicidade no Instagram.

No entanto, criar conteúdo não é tão simples quanto parece. É necessário muito planejamento, estudo sobre a persona e consistência nas postagens. 

Além disso, o foco deve estar sempre na qualidade, e não apenas em quantidade. A ideia não é obrigatoriamente postar todos os dias, mas sim postar o que a sua audiência precisa, no formato ideal e no momento certo.

Continue com a gente para conferir dicas valiosas para acelerar a sua estratégia de conteúdo para Instagram!

ebook dicas de marketing 2

Como fazer um bom conteúdo para Instagram?

Quem acessa o Instagram se depara com milhares de anúncios, conteúdos, vídeos, dicas e imagens ao mesmo tempo. 

Por isso, para se destacar no meio dessa variedade de estímulos, é fundamental compartilhar conteúdos relevantes e atrativos. 

Antes de apenas reproduzir o que outros perfis estão fazendo ou postar conteúdos sem uma finalidade, confira as dicas que separamos para você fazer posts de qualidade e ter os resultados desejados.  

Entenda o comportamento da sua persona nesse canal

Entender a persona deve ser um dos primeiros passos na criação de todas as estratégias de Marketing Digital. 

Além de saber seus interesses e necessidades, tenha atenção ao comportamento dessas pessoas no Instagram para descobrir o que desperta seu interesse ao acessar a rede social. 

Enriqueça essa pesquisa fazendo um verdadeiro processo de social listening, que consiste basicamente em escutar e compreender a sua audiência. Essas são algumas questões que podem ser respondidas:

  • Que tipo de conteúdo a sua persona consome nessa rede social?

  • Ela prefere stories, reels, post no feed?

  • A sua persona interage com o conteúdo das marcas?

  • Como é feita essa interação? 

  • Qual é a frequência de acesso?

  • E o melhor horário para postagem?

Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder para entender como a sua persona se comporta no Instagram e, assim, garantir que a sua estratégia entregará exatamente o que ela procura.

Diversifique os formatos

Mesmo que a sua persona tenha uma preferência por reels, por exemplo, não é interessante investir em apenas um formato de conteúdo. 

Claro que, sabendo disso, você pode focar mais nesse tipo, mas não precisa esquecer as outras possibilidades.

Ao diversificar os formatos, você alcança o público de diferentes maneiras e garante que o máximo possível de pessoas terá acesso ao que você publica.

Considere o algoritmo, mas não se esqueça da qualidade

Produzir conteúdo na internet deve ser sempre uma busca pelo equilíbrio entre algoritmos e pessoas. 

Por isso, estude e conheça os algoritmos do Instagram para saber como usá-los a favor da sua estratégia, mas nunca se esqueça de que as pessoas são o foco do conteúdo.

Produza conteúdos de qualidade e que realmente agreguem valor para a persona, pois só assim é possível se destacar de outras marcas e perfis no Instagram e construir autoridade no seu nicho de atuação.

Organize-se, mas aproveite oportunidades

Muitos posts de redes sociais parecem espontâneos, mas na maioria das vezes eles foram detalhadamente planejados e programados. 

Esse é, inclusive, um bom indício de que o conteúdo tem qualidade. Aqueles posts que deixam muito óbvio que por trás existe um roteiro geralmente soam artificiais e não engajam tanto quanto os conteúdos mais naturais.

Entretanto, principalmente no caso de vídeos ou imagens com informações aprofundadas, é difícil ter a ideia, colocar em prática e publicar de uma hora para a outra, sem passar por um processo de pesquisa, edição, design etc.

E é por isso que é fundamental manter a organização do seu conteúdo para Instagram e seguir um calendário editorial. Assim, você sempre terá o que publicar e conseguirá manter uma certa constância.

No entanto, essa organização não pode ser sinônimo de rigidez. Permaneça com um olhar atento ao que está acontecendo para captar tendências e, se necessário, produzir conteúdos extra e aproveitar as oportunidades.

9 tipos de conteúdo de Instagram que fazem sucesso

Agora, vamos mostrar algumas ideias de conteúdo para Instagram para inspirar a sua criação. 

No entanto, não podemos nos esquecer de que a rede social possibilita que o conteúdo seja publicado em diversos formatos:

  • Reels;

  • Stories;

  • Post no feed;

  • Carrossel;

  • IGTV.

Então, além de escolher o melhor tipo de conteúdo, também é importante definir o formato ideal para cada post — pensando sempre nas preferências da sua persona e também no que funciona melhor para transmitir cada mensagem.

Vamos às dicas!

1. Dicas valiosas

Ajudar a sua audiência com dicas práticas e úteis é uma ótima maneira de aumentar o engajamento no perfil e conquistar as pessoas.

Exemplo: se você trabalha no ramo da alimentação, pode criar conteúdos sobre como se alimentar de forma saudável, compartilhar receitas ou até mesmo dicas para facilitar o dia a dia na cozinha.

Caso seja do ramo fitness, que tal compartilhar dicas de alongamento, utensílios domésticos que podem ser usados em exercícios feitos em casa ou até mesmo um conteúdo reunindo os principais erros de iniciantes na prática de atividade física?

Use a sua criatividade! O importante é que os conteúdos sejam alinhados aos assuntos de interesse da sua persona e também à sua marca, mesmo que não sejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social bastante focada em imagens. Por isso, um design bem feito, com informações legíveis e imagens de alta qualidade ajudam a deixar os seus posts ainda mais interessantes e ainda aumentam as chances de compartilhamento.

2. Bastidores

Para instigar as pessoas a consumir seus produtos e serviços e ainda estreitar laços com a audiência, já pensou em mostrar os bastidores da produção, da rotina de vendas ou até mesmo do dia a dia da sua equipe?

Saber como são os processos de criação de um produto ou a rotina de alguém que presta serviços ajuda a criar uma relação humanizada e de confiança entre a marca e clientes. 

Além disso, esse tipo de conteúdo pode contribuir para educar a audiência sobre o valor do que está sendo oferecido. Afinal, quando temos contato apenas com o resultado de um trabalho, nem sempre entendemos a complexidade da jornada até aquele ponto. 

Contudo, quando você abre as portas e convida as pessoas a conhecerem um pouco mais da realidade, consegue mostrar os diferenciais da sua marca e o valor do que você faz.

3. Pessoais reais

Cada vez mais, as pessoas têm buscado perfis que mostrem a realidade, e não apenas uma glamorosa vida nas redes sociais. E isso se estende também às empresas.

Por isso, sempre que possível, compartilhe conteúdos feitos com e para pessoais reais. Como fazer isso? O marketing de influência é uma boa opção. 

O crescimento dos microinfluenciadores (perfis com até 100 mil seguidores), principalmente, transformou esse mercado. 

Influenciadores com milhões de seguidores podem até ter um alto alcance, mas é comum que seus conteúdos não se conectem tanto com a vida real das pessoas que seguem seus canais.

No entanto, influenciadores com menos seguidores, mas com uma audiência engajada, transmitem autenticidade

Ao elaborar a sua estratégia, procure pessoas que tenham esse potencial de inspiração e veja como o público se relaciona com os conteúdos. Como os posts geralmente são bem reais, as pessoas se sentem mais representadas e isso ajuda a fortalecer a confiança e aumentar o poder de influência.

4. Passo a passo

Conteúdos de passo a passo também fazem bastante sucesso. 

Pense nas principais dores da sua persona e crie conteúdos que mostrem quais passos ela pode seguir para resolver problemas, aprender algo novo ou alcançar seus objetivos. 

Por terem um papel educativo, esses posts também costumam gerar muitos compartilhamentos, pois as pessoas gostam de dividir sugestões e influenciar outras pessoas, mesmo que seja apenas em seus círculos de amizade, trabalho e família.

5. Reflexões

Frases inspiradoras, citações de pessoas importantes e referência no mercado e reflexões sobre filmes, seriados e livros, por exemplo, podem se tornar ótimos conteúdos para Instagram. 

No entanto, tenha cuidado para não apenas reproduzir mensagens que estão em alta nas redes sociais. É fundamental analisar se aquela ideia faz sentido para o seu público e se está adequada aos valores e à missão da sua marca.

6. Perguntas

Conteúdos para Instagram também devem instigar o engajamento, e nada melhor do que pedir a opinião ou testar o conhecimento das pessoas para instigá-las a responder e iniciar uma conversa com a sua marca.

A rede social tem algumas ferramentas específicas para esse tipo de conteúdo, como:

  • Enquete: uma pergunta e duas respostas possíveis;

  • Teste: formato de quiz, com 3 respostas erradas e 1 certa.

7. Respostas e interações de seguidores

Outra possibilidade é compartilhar prints de comentários ou mensagens enviadas por direct (nesse caso, é importante respeitar a privacidade de quem enviou pedindo permissão para divulgar ou escondendo seus dados).

Opiniões positivas sobre produtos e serviços, feedbacks interessantes sobre o atendimento recebido ou até mesmo uma dúvida publicada por seguidores pode se transformar em material para você alimentar a sua estratégia de conteúdo no Instagram.

Usar o recurso "Perguntas" também é interessante, pois, com essa ferramenta, você pode controlar a conversa e sugerir um tema. Depois, é só reunir as melhores perguntas feitas por seguidores e responder no seu perfil.

8. Dados chamativos

Números, estatísticas e pesquisas também rendem conteúdos com alto potencial de engajamento e compartilhamento nas redes sociais. 

Acompanhe perfis, fóruns, agências e demais portais de notícias para estar sempre por dentro das novidades e dos acontecimentos recentes. Assim, você sempre terá material interessante para compartilhar no seu perfil e informar seus seguidores sobre assuntos relevantes.

Marcas com foco em sustentabilidade, por exemplo, usam bastante essa estratégia, divulgando dados que reforcem os danos do consumo excessivo ao meio ambiente, riscos de consumir determinadas substâncias, consequências de ações específicas etc.

9. Memes contextualizados

Esse é outro tipo de conteúdo que precisa de bastante atenção, mas pode trazer bons resultados se usado corretamente.

A internet é bombardeada com memes a todo momento, e nem você, nem a sua marca precisam acompanhar tudo isso, muito menos criar conteúdo a cada nova informação viralizada, ok?

Mas também não dá para ignorar o potencial desses conteúdos. Muitas vezes, uma empresa que não entra numa onda e engaja com o meme do momento que tem tudo a ver com seus produtos e serviços pode transmitir uma ideia de ultrapassada ou até mesmo deixar de aproveitar uma grande oportunidade.

O ideal é encontrar um equilíbrio e usar os memes apenas quando a mensagem conversar com a sua estratégia e puder ser usada como um atrativo para engajar seguidores e se posicionar no mercado. 

Quais as melhores ferramentas para ajudar?

Criar conteúdo para Instagram é um processo que envolve muitas etapas: planejamento, produção do texto, criação da arte, agendamento… 

Cuidar de tudo isso pode ser desafiador, né? A boa notícia é que existem ferramentas que facilitam bastante a vida de quem produz conteúdo. Conheça algumas opções!

Canva

O Canva é um editor gratuito de imagens e vídeos que faz muito sucesso entre profissionais de áreas criativas.

Na ferramenta, até mesmo pessoas sem conhecimento de design conseguem criar os mais diversos tipos de conteúdo visual usando templates, imagens, fontes e vários outros recursos disponíveis.

Além da versão gratuita, que atende bem quem está começando agora ou precisa apenas do básico de criação e edição de artes, o Canva também tem planos pagos que liberam acesso a recursos mais avançados — ideais para estratégias mais robustas.

InShot

O InShot é um editor de conteúdos com foco no Instagram Stories. 

Como esse formato de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço na rede social, o aplicativo é bastante usado para cortar imagens e vídeos no tamanho adequado para a plataforma e também para editar esses conteúdos, deixando-os mais atrativos, personalizados e interativos.

BuzzSumo

Já o BuzzSumo é uma ferramenta para quem quer:

  • buscar inspirações e ideias de conteúdo;

  • acompanhar tendências;

  • identificar influenciadores;

  • monitorar o desempenho de conteúdos.

E quem vai querer criar conteúdo para Instagram sem contar com tudo isso, né? Profissionais de Marketing conseguem ótimos insights ao usar essa ferramenta que, além da versão gratuita, também tem planos pagos com valores variados conforme a demanda.

Para criar uma estratégia de Marketing Digital eficiente, você pode contar não só com essas ferramentas, mas com vários outros editores, softwares, aplicativos e até mesmo templates.

Como dissemos anteriormente, definir a persona é imprescindível para o sucesso da sua estratégia. Então, por que não contar com um recurso que facilite esse processo? Confira o template de buyer persona e veja como usá-la na sua estratégia!