O papel de gerente de marketing e a visão orientada a dados

O papel de gerente de marketing é cada vez mais baseado na orientação a dados na tomada de decisão. Confira mais sobre o assunto.

Foto de Canva Studio no Pexels


O Marketing é um setor que mudou bastante nos últimos anos, e isso está diretamente relacionado à era digital. Consequentemente, as lideranças precisaram se adaptar para serem profissionais capazes de estar à frente de times de alto desempenho. Nesse caminho, pessoas que atuam como gerente de marketing tiveram de se adaptar.

Hoje, quem ocupa essa posição precisa ter duas características básicas: visão 360º e capacidade analítica apurada. Esses dois requisitos são praticamente uma obrigação para quem está no setor, mas é algo ainda mais fundamental quando falamos de pessoas gerentes. Afinal, uma boa liderança precisa ser, também, altamente técnica.

 

Tornar-se gerente de marketing exige uma jornada de expertise e qualificação ampla em ferramentas, técnicas e conceitos. Para entender mais sobre o cargo e como chegar lá, continue a leitura.

Gerente de marketing: o que faz e quanto ganha?

Gerentes de marketing são pessoas que, antes de tudo, têm grande experiência no setor. Nos tempos atuais, é fundamental ter rodagem e, principalmente, capacidade técnica amplificada. Sem conhecer as diferentes perspectivas e áreas do Marketing, é praticamente impossível chegar a um papel de liderança, principalmente porque este, em especial, é altamente estratégico.

Times de Marketing são compostos por profissionais dos mais diferentes segmentos, como SEO, growth, social media, design, entre vários outros. Além disso, quem atua dentro do setor vai, cedo ou tarde, precisar aprender sobre os diferentes campos. É isso que torna uma pessoa do Marketing capacitada para se destacar.

Diante desse cenário muito comum na profissão, é fácil perceber que gerente de marketing é aquela pessoa que, além de estar presente em bons cases, foi capaz de desempenhar papéis importantes em várias frentes. Ou seja, para gerenciar uma equipe de Marketing é importante conhecer bastante sobre o que desempenha cada uma dessas pessoas profissionais.

Salário de gerente de marketing

Certamente, você acessou este conteúdo já com esta dúvida na cabeça. Afinal, dinheiro importa porque traz segurança e é o retorno justo para profissionais qualificados. Quando falamos em dinheiro, o salário de gerente de marketing, em média, segundo a Glassdoor, é de R$ 12 mil, considerando todo o país.

Ao avaliar salários, é sempre importante considerar variantes importantes, como cidade, tempo de cargo, empresa contratante, entre outros pontos. Portanto, R$ 12 mil não é um número fixo, podendo ser até menos, mas, geralmente, esse valor varia para cima.

Funções dentro do time

O trabalho de gerência em Marketing tem suas atribuições corriqueiras como em qualquer outra posição de outros mercados. Nesse caso, porém, há um fator muito específico: os dados. É que gerentes de marketing digital precisam ter atenção extra a números, resultados e tudo o que chega para si como material para embasar a tomada de decisão.

A necessidade de decidir os rumos do setor de Marketing de empresas vem por meio de algumas tarefas, como:

  • desenvolver o plano de Marketing Digital;
  • avaliar estratégias institucionais;
  • fazer pesquisas de mercado;
  • avaliar e monitorar os resultados;
  • estudar relatórios oferecidos a si;
  • identificar oportunidades de Marketing;
  • monitorar tendências;
  • conceituar e direcionar campanhas;
  •  estudar público e persona de maneira contínua.

O que é preciso para ser gerente de marketing?

Atuar como gerente de marketing é um sonho para pessoas que estão em cargos como o de analista ou até mesmo já em posições de coordenação. De qualquer modo, é importante destacar que essa é uma posição que exige tempo para ser alcançada. Nesse caso, expertise conta muito, principalmente para que profissionais se tornem mais completos.

Além de bagagem, contam também outros fatores, alguns de ordem técnica, mas também os de caráter comportamental e emocional, esses muito importantes quando falamos em lideranças. Portanto, listamos alguns dos principais requisitos em âmbito de experiência e qualificação para quem quer ser gerente de marketing.

Compreensão de todas as áreas do Marketing

Se isso já é importante para analistas e outros níveis de profissionais, é indiscutivelmente fundamental para gerentes. A exigência desse conhecimento é tão essencial no mercado que até mesmo um termo foi criado: "T Shaped Marketer", algo como "profissional de marketing em forma de T". Para ajudar a entender o conceito, veja esta imagem.

t-shaped-marketer-marketing

Fonte: site Digital Marketer

Gerentes precisam ter suas qualidades em forma de T, ou como a imagem sugere, uma gama ampla de conhecimentos do setor, mas também a profundidade em um deles. Em outras palavras, é importante conhecer sobre tudo, especialmente em cargos de liderança, mas é importante também ser especialista em algum desses conhecimentos.

Quem gerencia uma equipe precisa ter propriedade técnica para entender o que está sendo feito por cada membro da equipe. Da mesma forma, essa familiaridade é essencial para entender o nível dos resultados, ou seja, se são satisfatórios. Esse conhecimento também vai trazer mais segurança e embasamento para a tomada de decisões.

Visão estratégica de negócio

É difícil pensar em profissionais de gerência que não sejam capazes de ter visão estratégica de negócio. Afinal, as empresas têm um volume de dados, KPIs e relatórios cada vez mais altos à disposição, o que aumenta a responsabilidade.

Gerentes de marketing precisam pensar no setor como parte integrante de uma estrutura mais complexa, ainda que estejamos falando de equipes de agências. De qualquer forma, cada movimento que o Marketing faz vai afetar toda a empresa ou, no sentido contrário, ajudará a consolidar o negócio dentro de seu mercado e diante de seu público.

Domínio de ferramentas de Marketing

As ferramentas de Marketing são parte fundamental do trabalho, porque estamos falando da era digital, em que a automação é o coração do Marketing. Portanto, é esperado que pessoas em gerência saibam exatamente como funcionam esses softwares, o que podem entregar em relação aos resultados e como operá-los.

Esse domínio vai garantir um acompanhamento preciso de resultados e, principalmente, insights e direcionamento para campanhas mais qualificadas. Afinal, se pessoas gerentes sabem como as ferramentas à disposição podem ser usadas para as ações, é mais provável que pensem em campanhas e ações com melhor potencial de resultados.

Habilidade de gestão de pessoas

Gerenciar é também gerir, então, estar à frente de times tão plurais e com pessoas dos mais diferentes setores do Marketing requer habilidade de condução. Manter todo mundo sempre engajado com projetos, felizes com seus papéis e capazes de atuar no melhor nível possível é não só um desafio, mas uma obrigação.

Não importa o tipo de liderança, o que vale mesmo é ser capacitada para gerir pessoas e mantê-las entregando bom desempenho. Portanto, quem atua como gerente de marketing precisa se comunicar bem, ser capaz de gerir conflitos, ter organização para manter pessoas trabalhando no nível certo e garantir a felicidade e bem-estar de todo mundo.

Capacidade analítica para decisões data driven

O Marketing Digital é data driven. Não há outra possibilidade para gerentes que não seja ter total capacidade de lidar com dados de maneira analítica, ou seja, visualizá-los e entender o que representam para o setor.

Toda e qualquer decisão tomada por essa pessoa será baseada nos KPIs que monitora, nos relatórios que recebe e com base em suas percepções. Portanto, para que tudo isso seja realmente colocado em prática, é fundamental saber enxergar o que os dados entregam. Aí sim, as decisões data driven serão a base da gerência do setor.

Como fazer Marketing Data Driven?

Desenvolver a mentalidade certa para líderes em times de Marketing é um objetivo importante. Hoje, é impossível não falarmos de Marketing Data Driven como algo concreto e que deve ser perfeitamente absorvido por pessoas gerentes. Logo, o trabalho precisa ser iniciado antes mesmo de pensar em chegar a essa posição.

Por mais experiente que você possa ser, se sente que ainda não tem a visão orientada a dados como o mercado exige, vai faltar algo. A boa notícia é que, se você já está em Marketing, muito provavelmente já tem alguma experiência com analytics e já precisou estar diante de dados para analisar resultados ou pensar em ações.

A melhor forma de alcançar a mentalidade certa que gerentes de marketing precisam ter é buscando conhecimento especializado, como um curso de Data Analytics. Essa especialização, além de tratar sobre o impacto dos dados nas tomadas de decisão, garante o desenvolvimento da abordagem certeira que profissionais precisam ter nessa posição que vão ocupar.

Se você enxerga seu futuro como uma pessoa gerente de marketing, certamente o conhecimento trazido neste post enriqueceu sua percepção sobre a posição. Começar a trabalhar a partir de agora vai envolver, basicamente, duas bases: a ampliação dos seus campos de conhecimento e o aprofundamento em análise de dados.

Para desenvolver a mentalidade certa, você pode contar com um curso como o de Data Analytics, na Tera. Totalmente online, ele é conduzido por experts do setor. Conheça!