Aprenda a fazer pesquisa de palavras-chave e saiba quais ferramentas usar

A pesquisa de palavras-chave é uma etapa que não pode faltar na sua estratégia de conteúdo. Entenda!

Foto de Fox no Pexels

Uma das principais responsabilidades de quem trabalha com Marketing Digital é a pesquisa de palavras-chave, prática fundamental para garantir o sucesso da estratégia de conteúdo. 

Sem esse passo, é difícil entender o que as pessoas estão buscando e como você pode chegar até elas com as suas campanhas. Por isso, se você ainda não conhece as principais ferramentas e boas práticas que devem ser aplicadas nessa pesquisa, este conteúdo é para você!

Além de mostrar a importância dessa etapa, vamos ensinar como fazer uma pesquisa completa e eficaz. Confira!

Para que serve a pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave faz parte da rotina de analistas de Marketing e demais profissionais de Inbound Marketing, como de mídia paga e produção de conteúdo para tráfego orgânico em blogs, sites e redes sociais.

Pode até parecer que por trás de uma estratégia de conteúdo e SEO está apenas a criatividade e a intuição, mas, para dar certo, ela precisa ser baseada em dados e fruto de muitas análises e planejamento.

Então, se fôssemos resumir o que é a pesquisa de palavras-chave, poderíamos dizer que é a análise e o entendimento sobre o que as pessoas estão digitando nos mecanismos de busca e nas redes sociais para encontrar os conteúdos desejados.

Ao fazer essa pesquisa, você encontrará as melhores ideias para produzir conteúdos relevantes para a audiência, responder às dúvidas da sua persona e fortalecer a presença da marca. 

Além disso, entenderá o que está por trás do interesse das pessoas naquela palavra ou termo, qual é a dificuldade de se posicionar bem nas buscas e o melhor formato para o conteúdo que será produzido.

Assim, terá informações suficientes para elaborar um planejamento que faça sentido para os interesses da empresa e realmente atraia o público desejado.

Como pesquisar palavras-chave?

Para ser eficiente e confiável, a pesquisa de palavras-chave precisa seguir alguns passos. Saiba o que você precisa para iniciar a sua pesquisa e otimizar a estratégia de conteúdo!

1. Use uma ferramenta de keyword research 

Como estamos falando de uma ação que depende da análise de dados, precisamos de ferramentas de palavra-chave para nos auxiliar.

Ao usar esses recursos, você terá acesso a informações completas e variadas sobre os termos buscados, como:

  • volume de buscas mensal;

  • nível de concorrência nas buscas pagas e orgânicas;

  • custo por clique, no caso das palavras-chave usadas em anúncios.

Além disso, a maioria das ferramentas também mostra outras ideias de palavras-chave relacionadas ou semelhantes, o que ajuda a ter uma visão mais ampla sobre as possibilidades e a escolher o termo ideal para o seu conteúdo.

Confira algumas das principais ferramentas indicadas para essa pesquisa!

Planejador de palavras-chave do Google

O planejador do Google, também conhecido como Keyword Planner, é uma ótima ferramenta para pesquisar palavras-chave grátis.

Ela é uma das funcionalidades do Google Ads e, para acessá-la, basta entrar na página inicial do Ads, acessar Ferramentas e, em seguida, selecionar "Planejador de palavras-chave". 

Veja na imagem a seguir o que aparece ao pesquisarmos uma palavra-chave na ferramenta:

google-keyword-planner-pesquisa-palavras-chave

Ubersuggest

A Ubersuggest é a ferramenta de SEO do Neil Patel que também tem a funcionalidade de pesquisa de palavras-chave para profissionais de Marketing descobrirem volume e histórico de buscas, dificuldade de ranquear de forma orgânica ou paga e custo por clique.

Você pode usar a ferramenta gratuitamente com algumas limitações ou contratar um dos planos pagos oferecidos, conforme a sua demanda, e experimentar os recursos em um teste grátis de 7 dias.

ubersuggest-pesquisa-palavras-chave

Semrush

O Semrush também é uma ferramenta de Marketing Digital com várias funcionalidades interessantes para estratégias de SEO, como a análise de palavras-chave, de domínio e concorrentes.

Para pesquisar palavras-chave na ferramenta, há a opção grátis com algumas limitações ou os planos pagos, que dão acesso a recursos mais avançados e pesquisas mais completas.

semrush-pesquisa-palavras-chave

2. Avalie seu site e o de concorrentes

Ao fazer a pesquisa de palavras-chave, também é importante analisar o site da concorrência para encontrar ideias de conteúdos e localizar temas que não estão sendo trabalhados e podem ser o diferencial do seu blog, por exemplo.

Usando as ferramentas, você consegue comparar domínios e avaliar quais palavras-chave estão sendo dominadas por concorrentes e quais são os seus pontos fortes. Isso ajuda a encontrar otimizações necessárias para uma estratégia em andamento ou a ter ideias valiosas para um novo projeto. 

Se está começando uma campanha agora, fazer essa análise pode ajudar a entender o que está funcionando com a sua persona e como a sua marca pode fazer algo diferente da concorrência para se destacar e atrair a atenção das pessoas.

3. Considere as intenções da sua persona e o funil

Vamos supor que você trabalha numa empresa de roupas para atividades físicas e está planejando um conteúdo para blog sobre "patins". 

O objetivo é falar sobre a prática e dar dicas sobre equipamentos e roupas adequadas para quem tem interesse em começar a patinar. 

Ou seja, você não quer alcançar um público que está interessado em comprar patins, mas sim em quem já comprou ou já tomou a decisão de comprar, e agora busca orientações para iniciar ou aprimorar a atividade.

Numa rápida pesquisa na ferramenta do Google, vemos que a palavra-chave "patins" tem uma média de 100 mil - 1 milhão de buscas mensais. Parece ótimo, não é? Contudo, ao jogar o termo no Google, vemos que os primeiros resultados levam para páginas de compra do equipamento, e não para artigos de blog.

Sendo assim, a intenção de busca das pessoas ao pesquisar a palavra-chave não é receber dicas, mas sim encontrar e comprar o patins ideal. 

Nesse caso, o ideal seria buscar uma palavra-chave mais relacionada ao conteúdo, como "dicas para andar de patins", que tem um volume menor (100 - 1 mil), mas oferece uma ótima possibilidade para você mesclar dicas práticas e também de vestuário.

Esse foi apenas um exemplo de como a intenção de busca deve ser considerada na pesquisa de palavras-chave para evitar o investimento em termos que não trarão o resultado desejado.

Em relação ao funil, é importante ter atenção ao momento da jornada da persona ao buscar aquele tipo de conteúdo. 

Se você pesquisar uma palavra-chave muito ampla e pouco relacionada ao seu produto ou serviço, saiba que alcançará um público ainda no início da jornada. Já as palavras mais relacionadas provavelmente serão pesquisadas por pessoas já prontas para consumir. 

No exemplo do patins, qual palavra-chave você pensa que atrai pessoas que já estão no fundo do funil, ou seja, mais perto da tomada de decisão: "dicas para andar de patins" ou "roupas para andar de patins"?

Se respondeu a segunda opção, já está no caminho certo!

4. Entenda a relação entre volume de buscas e dificuldade

Por fim, não foque apenas no volume de buscas, principalmente se ainda está no início da estratégia e a marca ainda não tem uma forte presença online.

Muitas vezes, as palavras-chave com uma média muito alta de buscas mensais têm alta concorrência, o que significa que será mais difícil conseguir alcançar boas posições.

Já as palavras com um volume de busca menor, mas que também tenham menos concorrência, podem trazer resultados mais rápidos. 

Além disso, essas palavras, principalmente quando são termos mais longos (as chamadas palavras-chave de cauda longa) costumam ter mais relação com a marca e podem ser boas opções para atrair pessoas mais qualificadas e com o perfil ideal para consumir os produtos e serviços da marca.

Produza conteúdo de qualidade sempre

A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes da estratégia de SEO e deve ser realizada com muita atenção. 

Afinal, não basta só localizar uma palavra-chave, mas sim entender o comportamento por trás da busca, o grau de dificuldade da concorrência e vários outros detalhes que precisam guiar a produção do conteúdo para ele ser realmente atrativo para a persona.

E não se esqueça de que, assim como em todas as outras etapas de uma boa campanha ou ação de Marketing, a qualidade do conteúdo precisa ser o foco! E só dá para fazer isso com uma boa análise de dados, compreensão sobre a audiência e os principais canais, certo?

Para aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho, descubra também como produzir ótimos conteúdos para Instagram e destaque-se com os formatos que fazem mais sucesso e as melhores ferramentas!