Faculdade de Marketing Digital vale a pena? Entenda como decidir

Faculdade de Marketing Digital é uma boa opção, mas cursos podem cumprir com os objetivos de estudantes. Saiba mais!

Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash


Durante muito tempo, a faculdade foi considerada uma porta de entrada para diversos mercados. Além disso, há o peso que um diploma de curso superior traz para currículos. No entanto, isso tem mudado com os anos, o que nos leva a avaliar com mais cuidado se vale a pena fazer faculdade de Marketing Digital.

Em um setor tão dinâmico como este, conceitos e práticas novas surgem a todo momento. O que há poucos anos era tendência, rapidamente pode ser deixado de lado. Em paralelo a esse movimento acelerado, algumas bases teóricas continuam sendo interessantes.

Cada caso é um caso e, se você tem dúvidas sobre fazer faculdade de Marketing Digital, analisar com cuidado seu próximo passo se faz essencial. Portanto, vamos ajudar a pensar em alguns pontos importantes ao longo deste conteúdo para que você possa tomar a melhor decisão possível. Acompanhe!

Quais as vantagens e desvantagens de uma faculdade de Marketing?

Olhar prós e contras é sempre o melhor caminho na hora de decidir por algo importante em nossas vidas. E quando se trata de faculdade, há muita coisa envolvida, como tempo, dinheiro, esforços e os resultados que podem ser obtidos. Portanto, há vantagens e desvantagens em uma faculdade de Marketing Digital que precisam ser avaliadas.

Mais tempo em sala de aula

Aqui, temos uma desvantagem clara. A sala de aula é uma ótima experiência muitas vezes, mas talvez não seja tanto quando falamos de Marketing Digital. Isso porque, como citamos, o mercado é muito dinâmico e também é preciso aprender colocando a mão na massa. Não à toa, learn by doing tem sido uma tendência importante de evolução profissional.

Se você já está nesse mercado, uma faculdade pode trazer conhecimentos teóricos. Em termos de aprendizagem prática, não há nada mais enriquecedor do que estar na rotina de um time ou uma agência. Talvez, cursos sobre conhecimentos específicos valham mais a pena.

Fazer networking

Uma boa vantagem da faculdade de Marketing Digital é fazer networking, algo muito comum no ensino superior. E não se trata apenas dos contatos que você faz com outras pessoas estudantes, mas também com quem está no corpo docente. Educadores podem ser a ponte para sua chegada ao mercado de trabalho.

É claro que esse networking só vai se transformar em boas oportunidades se você se dedicar ao aprendizado, construir bons cases fictícios e mostrar dedicação. Essas vantagens você também encontra em cursos que têm interações reais ao vivo entre estudantes e experts. Assim, uma rede de contatos se solidifica com pessoas que têm interesses em comum, que precisam também ser qualificados.

Conseguir base teórica tradicional

A faculdade de Marketing Digital vale a pena para quem busca uma base bastante teórica de aprendizado. Para quem quer seguir carreira acadêmica, no mestrado e doutorado, a faculdade também é uma etapa quase obrigatória. Você aprenderá conceitos que foram os pilares para esse mercado começar, principalmente de Marketing tradicional.

Seja em uma faculdade ou um curso de Marketing Digital, é importante entender o quanto as bases teóricas se unem ao que o mercado realmente está pedindo atualmente.

Investimento mais alto

A questão financeira sempre pesa quando falamos em faculdade, já que é um investimento alto e de longo prazo. E ainda que você consiga um financiamento estudantil, precisará custear os valores depois. Portanto, sem dúvidas temos um fator importante que deve ser considerado aqui. 

Um caminho alternativo ao custo de uma faculdade pode ser o de investir em cursos de menor duração no Marketing Digital, que vão desenvolver habilidades específicas para o mercado. Por exemplo, quem vem de formações como Jornalismo, Publicidade e Administração, pode fazer esses cursos complementares para se preparar dessa forma.

Como escolher entre um curso de Marketing e uma faculdade de Marketing? 

Cursos de Marketing Digital são uma boa alternativa à faculdade dependendo das suas intenções e momento de carreira. Para ganhar uma visão ampla do mercado em um período mais curto de tempo ou para cobrir assuntos específicos de mercado, cursos conseguem aliar investimentos acessíveis e a entrega de conhecimentos realmente relevantes.

Quem vai dizer se a melhor opção é o curso ou a faculdade é você. Para isso, é importante avaliar algumas questões importantes da sua vida profissional, seu nível de conhecimento e até mesmo questões pessoais. Portanto, listamos algumas delas para ajudar nessa reflexão.

Em quanto tempo quero me inserir no mercado?

Esta é uma questão fundamental e, não à toa, vem em primeiro lugar. Se você já está no mercado como analista de marketing, certamente não vai precisar se aprofundar em algumas bases do Marketing Digital, justamente porque já está no contexto de learn by doing, ou seja, fazendo e aprendendo ao mesmo tempo. Portanto, cursos específicos podem ser enriquecedores.

Se a ideia é fazer uma transição de carreira e você já tem formação em outra área, é totalmente possível trazer sua bagagem e somá-la com habilidades adquiridas em um curso de Marketing. A faculdade de Marketing Digital pode não valer a pena por levar muito mais tempo.

A faculdade de Marketing Digital vale a pena se você está no início da carreira e sente necessidade de um diploma para dar mais peso ao seu currículo. Nesses casos, você tem mais tempo para investir e pode se inserir no mercado aos poucos. 

Quais disciplinas fazem a diferença no currículo?

A faculdade de Marketing Digital vai entregar uma base sólida para profissionais da área, ou seja, essas pessoas vão aprender sobre todos os temas essenciais. Naturalmente, o aprofundamento em cada um desses temas vai ser concretizado com o trabalho cotidiano. Só assim as disciplinas farão cada vez mais sentido.

Agora, se você vem de um mercado similar e já sabe muitas coisas que estão na grade de disciplinas da faculdade de Marketing Digital, então não faz sentido estudar tudo de novo. A melhor opção é entender em que pontos precisa melhorar e, a partir disso, buscar cursos que sejam capazes de entregar o nível de aprendizado e desenvolvimento desejado.

Quais projetos práticos terei no portfólio?

Conquistar uma posição no mercado de Marketing Digital depende muito de cases de sucesso que a pessoa já tenha desenvolvido em sua carreira. Mas a parte boa é que eles podem até mesmo ser fictícios, desde que as soluções propostas façam sentido dentro de contextos recorrentes na rotina de trabalho do setor.

Portanto, em uma faculdade você terá essa possibilidade, até mesmo no projeto final. O problema é que não dá para garantir que esses cases do seu portfólio cheguem rapidamente. Do outro lado, em cursos como os bootcamps, a ideia é acelerar ao máximo esse aprendizado e fazer com que estudantes aprendam fazendo, criando seus cases, geralmente, em algumas semanas. 

Qual o investimento em cada um?

Cursos sempre serão mais baratos do que formações em cursos superiores. Portanto, se você tem pressa e pouco dinheiro, os cursos vão entregar o que você precisa na melhor relação custo-benefício possível. Ainda há a possibilidade de parcelar a maioria desses cursos em muitas prestações, então você paga dentro das suas limitações.

As faculdades, como sabemos, têm custos muito maiores, que vão bem além das mensalidades. Portanto, para muitas pessoas elas se tornam inviáveis, principalmente porque ainda há poucas opções dessa graduação em instituições federais.

3 perguntas para entender se faculdade de Marketing vale a pena

A faculdade de Marketing Digital pode valer a pena, mas tudo depende dos seus objetivos, capacidade de investimento, tempo e situação profissional atual. Sendo assim, separamos três perguntas estratégicas que você precisa fazer a si neste momento para entender qual caminho tomar.

1. Precisa de faculdade para trabalhar com Marketing Digital?

Não. Você não precisa de faculdade para trabalhar com Marketing Digital. É muito comum ter pessoas de áreas como Administração, Jornalismo e Publicidade justamente porque a base teórica dessas pessoas se encaixa bem em Marketing Digital. Diante disso, a prática da rotina de trabalho e alguns cursos ajudam a se desenvolver em áreas complementares.

2. Quantos anos dura uma faculdade de Marketing Digital?

Geralmente, as faculdades de Marketing Digital são tecnólogos, ou seja, têm duração de dois anos, em média. Ainda que sejam mais curtas do que formações tradicionais, é bastante tempo. Tendo em vista que você pode aprender conhecimentos fundamentais do mercado em algumas semanas com os cursos, talvez não valha a pena.

3. Existem cursos gratuitos de Marketing para começar?

Sim. E essa é uma das questões mais importantes quando falamos deste setor. Os cursos gratuitos de Marketing Digital trazem uma abordagem geral, ou seja, falam de tudo o que é importante para o setor. Mas, ainda assim, você pode ler artigos, participar de workshops gratuitos e consumir inúmeros conteúdos de assuntos específicos desse universo.

A faculdade de Marketing Digital é uma possibilidade interessante, mas sempre precisa ser analisada diante de outras perspectivas. Afinal, na era digital é muito mais fácil ter acesso a um aprendizado de qualidade por baixo custo e sem sair de casa. Portanto, os cursos podem ser suficientes para que você se qualifique como gostaria nesse mercado.

O curso de Digital Marketing da Tera é conduzido por experts do mercado e 100% online. Você se forma em algumas semanas apenas e conta com vantagens como desenvolver projetos próprios do zero e fazer networking com pessoas importantes para se aproximar do mercado. Conheça mais detalhes do curso e do programa!