Figma: o que é e como usar na criação de interfaces de produtos

O Figma é uma das plataformas de desenvolvimento de interfaces mais utilizadas por times de Design de Produto. Conheça seus recursos.Foto de Anna Tarazevich no Pexels


Em times de Design de Produto, interfaces são peça-chave na projeção de uma experiência valiosa para pessoas usuárias. Para que isso seja possível, as etapas de desenvolvimento e prototipação são indispensáveis. O Figma é uma solução moderna que garante que essa concepção seja feita com os melhores recursos gráficos e de gestão de projetos à disposição.

O design de interface (UI Design) é um processo que requer estudos e embasamento com origem na percepção de usuários. Ao criar essas telas, designers precisam trabalhar em conjunto com outras pessoas de squads. Nesse cenário, o Figma é o que se coloca como a melhor opção para um trabalho em grupo capaz de resultar em bons resultados.

Tendo em vista que o Figma se tornou uma solução recorrente dentro dessas equipes, neste conteúdo você vai saber melhor o papel dessa plataforma. Confira!

Figma: o que é e para que serve?

O Figma é uma plataforma online de criação de interfaces, wireframes e protótipos. Seu papel é oferecer recursos de design de telas para aplicações variadas, permitindo que times de Design trabalhem em conjunto no mesmo projeto remotamente e simultaneamente.

A plataforma reúne algumas características interessantes, começando pelos recursos gráficos que apresenta. Talvez UX Designers e UI Designers e Designers de Produto precisem de outras ferramentas para criar telas, mas no Figma é bastante fácil projetar algumas alterações simples, criar conceitos e até mesmo fazer algumas mudanças em interfaces, mas ainda na versão de protótipo.

Outra questão muito interessante do Figma é a colaboratividade. É possível criar projetos e, dentro dos mesmos, adicionar pessoas autorizadas a navegar pelas interfaces sendo prototipadas, sugerir mudanças, fazer marcações e deixar feedbacks. Por isso, o Figma é uma solução fundamental para squads que trabalham com metodologias ágeis.

Clique aqui para conhecer o curso de Digital Product Design e comece sua carreira como UX Designer, UI Designer ou Product Designer

Atualização de versões é constante

No Figma, as atualizações são salvas em tempo real. Mais do que isso, se você estiver dentro do projeto e assistindo atentamente à interface, vai perceber quando uma outra pessoa faz qualquer ajuste ou modificação diretamente no design. Essa é uma ótima forma de acompanhar tudo que é executado a nível de trabalho.

Dentro de times ágeis, isso pode ser um recurso muito útil para promover um desenvolvimento mais rápido e também com foco em entregas precisas. Você ainda consegue ver o cursor do mouse de cada uma das pessoas usuárias se movendo pela tela e em cada um deles há o nome indicando quem é aquele membro do time.

Observações e feedbacks direto na interface em desenvolvimento

Fazer observações em tempo real pode ser importante para o andamento do trabalho de design. Sobretudo em épocas de trabalho remoto, o que deve ser algo permanente no futuro do trabalho, esses feedbacks são fundamentais para que a percepção do time seja colocada de maneira adequada, no local e tempo certos.

Mais do que poder fazer esses feedbacks em tempo real, no Figma você consegue pontuar com precisão o que está falando. A plataforma permite que usuários indiquem visualmente em qual parte do projeto em desenvolvimento é necessário algum ajuste. É possível também apenas deixar um comentário com a indicação exata do elemento ao qual essa observação se refere.

Funcionamento intuitivo

O Figma é projetado para ser um ambiente intuitivo, em que qualquer tarefa de edição das interfaces seja bem mais simples do que poderiam ser em outras soluções do tipo. Isso vai de encontro com a disposição de times ágeis, algo bastante comum em UX. Assim, o Figma contribui não só para a execução da tarefa, mas para a metodologia de trabalho.

Esse formato pensado em ser mais acessível do que outras ferramentas de design torna o Figma bastante democrático. Qualquer pessoa que abra a plataforma e comece a trabalhar vai conseguir se ambientar com os recursos e com a dinâmica de funcionamento do ambiente em poucos minutos, seja para criar, seja para dar feedbacks e sugerir.

Na nuvem

Assim como a maioria das soluções mais modernas, o Figma é uma aplicação que funciona diretamente na nuvem. Tudo que você precisa é de uma conta de e-mail e um cadastro na plataforma. É a partir disso que você vai acessar seus projetos e é com esses dados que seu time vai poder adicionar você nos grupos de trabalho necessários.

Você consegue trabalhar a partir de qualquer sistema e navegador e, além disso, todo seu histórico de edições em designs estará devidamente registrado. Você pode ir e voltar nas versões sempre que precisar sem nenhuma dificuldade. Essa autonomia é fundamental para quem precisa testar protótipos e trabalhar em várias ideias.

Quanto custa o Figma?

O Figma tem duas versões, com a principal sendo a de design e prototipagem de interfaces de aplicações. Essa é a mais famosa e democrática, justamente porque possibilita criações de vários tipos, dentro dos mais variados níveis de trabalho.

A boa notícia é que você pode começar usando o Figma gratuitamente, principalmente se for em projetos pessoais ou na atuação como freelancer de Design. A empresa oferece uma versão gratuita (sem período de testes!) em que a pessoa usuária pode:

  • usar três arquivos do Figma;

  • ter arquivos pessoais ilimitados;

  • selecionar colaboradores de maneira ilimitada;

  • ter acesso a plugins e templates.

Além dessa versão gratuita, que é projetada para um uso mais pessoal, há também as modalidades profissionais. Essas se dividem em dois tipos: "Professional" e "Organization". Ambas são gratuitas e você pode conferir mais sobre valores e recursos disponíveis em cada uma na página de preços da plataforma.

Como usar o Figma na carreira de Design de produtos digitais?

Quem entra na área de Design de Produtos Digitais logo se depara com o papel do Figma, que é central na rotina de wireframing e prototipação. Principalmente para UI/UX Designers e Product Designers, ele tem sido uma das escolhas mais recorrentes em times que entendem o seu papel na rotina de prototipagem e design.

figma-wireframing

Criação de wireframes no Figma. Fonte da imagem: Figma

Há muitos momentos de trabalho em que o Figma pode ser essencial. Diferente do que muitos pensam, a plataforma não é útil somente na perspectiva de equipes. Por mais que suas funcionalidades tornem o trabalho colaborativo muito mais simples, essa solução também pode ser importante para quem está projetando uma carreira em UX.

Nossa ideia é abrir sua mente para as possibilidades do Figma e mostrar como essa plataforma pode desempenhar um ótimo papel em vários momentos. Entenda melhor como usá-la na carreira de UX.

Em projetos colaborativos com o time

Imagine que você é UX ou UI designer e está em um projeto de desenvolvimento de um aplicativo de investimentos de uma corretora. Naturalmente, você vai precisar avaliar interfaces e trabalhar em alguns ajustes para garantir a melhor experiência possível. Como sabemos, esse é um trabalho de várias mãos, e isso é fundamental pontuar.

Nessas tarefas rotineiras, profissionais de product design, user interface (UI), user experience, UX writing e, possivelmente, outros papeis vão interagir. A capacidade de cada um em influenciar com seus conhecimentos essa experiência é algo necessário. Neste contexto, a ferramenta que permite que todos colaborem em tempo real na mesma tela de trabalho é o Figma.

Seja atuando simultaneamente, seja cada pessoa dentro de seu tempo e possibilidade, o Figma vai garantir essa visualização das últimas atualizações e dos feedbacks. Sempre que alguém acessar o projeto, pode checar as mudanças, fazer suas próprias avaliações e deixar comentários e sugestões que julgar necessário, tudo isso com extrema facilidade.

Na criação de protótipos

Prototipar é parte essencial do trabalho em UX. Depois de uma pesquisa consistente e um levantamento de informações e percepções sólidas do usuário, é hora de trabalhar na criação de modelos mais alinhados com o que essas pessoas esperam da sua solução. No Figma, dar cara e estrutura mais verossímeis a esses modelos é uma possibilidade real.

Leia também: O que é protótipo e seus usos no time de Produto e Design

Com sua estrutura orientada a facilitar o trabalho, a plataforma garante que não haja uma aplicação de tempo acima do necessário para criar um ambiente de interação realmente bom. Os protótipos de papel até que funcionam muito bem em UX, mas o Figma permite elevar o nível do trabalho a um patamar que vai fazer diferença nessa etapa do desenvolvimento.

Na montagem do seu portfólio

Portfólios de Design são de grande importância, seja para quem está no início da carreira, seja para quem já é uma pessoa estabilizada profissionalmente. Especialmente para quem está no início da carreira, ou em transição a partir de outra profissão, o Figma pode ser a plataforma que mais se apresenta como completa para criar portfólios.

Uma prática recorrente para quem deseja ingressar em UX é criar cases fictícios, uma ótima forma de praticar conhecimentos teóricos. Com o Figma, você pode criar interfaces, estruturar designs e pensar em experiências perfeitas, criando algo do zero ou repensando aplicações que você encontrou por aí enquanto usuário.

...

Em profissões em que se cria algo que ficará de legado a usuários, mostrar seu papel nas etapas de desenvolvimento é fundamental. Em Design de Produto, isso faz toda diferença para mostrar não só sua base teórica, mas também sua capacidade técnica. Portanto, entender o que é Figma e como funciona é fundamental!

Um bom portfólio em UX é fundamental para conquistar pessoas que estão à frente de recrutamentos. Então, se você quer captar atenção para seu trabalho e mostrar que é a pessoa certa, confira seis dicas que vão ajudar nesse sentido!